Leucócitos
Leucócitos ou glóbulos brancos são células sanguíneas produzidas na medula óssea e nos linfonodos.
Atuam na defesa do organismo, destroem os agentes estranhos, como as bactérias, os vírus e as substâncias tóxicas que atacam o nosso corpo e causam infecções e outras doenças.
Os leucócitos constituem o principal agente do sistema imunológico do nosso corpo. Estão presentes em um adulto em quantidades que variam de 5 ml a 10 ml por milímetro cúbico de sangue.
Leia mais sobre o Sistema Imunológico.
Formas de atuação dos leucócitos
Os leucócitos atuam na defesa do organismo de dois modos:
- Fagocitose - nesse processo, as células sanguíneas de defesa englobam, digerem e destroem os microrganismos invasores.
- Produção de anticorpos - os anticorpos, proteínas especiais, neutralizam a ação das substâncias tóxicas produzidas pelos seres invasores ou presentes em alimentos e substâncias diversas.
O pus que geralmente se acumula no local de um machucado é formado pelo conjunto de leucócitos, de microrganismos mortos, e também do líquido que sai dos capilares nos pontos infectados.
Características dos Leucócitos
Os leucócitos são maiores que as hemácias (glóbulos vermelhos), no entanto a quantidade deles no sangue é bem menor.
Em doenças infecciosas, como pneumonia e meningite a contagem de glóbulos brancos no sangue costuma aumentar (leucocitose).
Em certas infecções virais, como o sarampo, a contagem de glóbulo branco no sangue pode diminuir (leucopenia).
Tipos de Leucócitos
No sangue, há vários tipos de leucócitos, de diferentes formatos, tamanhos, formas de núcleos e funções:
- Neutrófilos - são ativos e numerosos (55% a 65%). Em geral morrem ao fagocitarem bactérias. São chamados de piócitos ou corpúsculos de pus.
- Eosinófilos - são comuns na mucosa intestinal (2% a 4%). Seu número aumenta muito no sangue em processos alérgicos.
- Basófilos - são os menos numerosos (1% a 2%) e produzem heparina (anticoagulante) e histamina (substância vasodilatadora liberada nos estados alérgicos.
- Linfócitos - são ativos (25% a 35%) nas reações a antígenos, relacionando-se à produção de anticorpos. Participam também dos mecanismos de rejeição de enxertos, sendo chamadas de células de rejeição.
- Monócitos - são leucócitos grandes, de intensa atividade fagocitária (3% a 5%). Podem concentrar-se em maior número em regiões de focos infecciosos.