Anticorpos
Anticorpos, também chamados de imunoglobulinas (Ig), são estruturas proteicas encontradas no plasma sanguíneo. Eles atuam contra organismos invasores do corpo, tais quais as bactérias e os vírus.
Função
A principal função dos anticorpos é a defesa do organismo, os quais atuam diretamente contra os microrganismos invasores que podem causar diversas infecções e doenças. Dessa maneira, eles neutralizam as toxinas dos parasitas extracelulares.
Produção e Ação
As proteínas de anticorpos são produzidas e secretadas por um glóbulo branco específico, chamada de linfócito B (plasmócitos).
Assim que eles reconhecem o antígeno que ameaça o corpo, prontamente produzem os anticorpos para atacar o agente invasor.
Dessa forma, eles impedem a multiplicação do agente invasor inibindo a ação das toxinas liberadas, colaborando com o sistema imunológico do corpo.
Quer saber mais? Leia mais sobre o tema:
Estrutura
A estrutura dos anticorpos é formada por quatro cadeias polipeptídicas compostas por aminoácidos. Duas delas são maiores e mais pesadas (P) e duas são menores e mais leves (L). Essas cadeias são conectadas por pontes de dissulfetos.
Tipos
Há diversos isotipos de anticorpos, os quais variam segundo a função e o tipo de cadeia que apresentam:
- IgG (Imunoglobulina G): muito importante nos processo inflamatórios pois neutraliza as toxinas lançadas pelos agentes externos. O IgG está presente na linfa e no sangue e dividi-se em subclasses: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4. Note que a Imunoglobulina G é a única que atravessa a placenta.
- IgE (Imunoglobulina E): importante isotipo de anticorpo que atua nos processos alérgicos, nas verminoses e protozooses. Presente no soro sanguíneo, o IgE é encontrado na superfície dos basófilos e mastócitos.
- IgD (Imunoglobulina D): tem como função a ativação de células que protegem o organismo. O IgD é encontrado no sangue e ainda suas funções estão sendo definidas e estudadas por diversos pesquisadores.
- IgM (Imunoglobulina M): encontrada no meio intravascular, esse tipo de anticorpo funciona como receptor dos antígenos. Assim, quando o corpo apresenta níveis altos de IgM, isso indica uma infecção recente. Por ser grande, esse tipo não atravessa a placenta.
- IgA (Imunoglobulina A): presente nas secreções do corpo (saliva, suor, lágrimas, suco gástrico, etc.), a IgA tem como função proteger o corpo através das mucosas. Ou seja, ela evita que o agente invasor penetre no epitélio. Esse tipo está subdivido em duas classes: IgA1 e IgA2.
Antígenos
Os antígenos são os agentes invasores que causam diversos problemas de saúde no corpo. Eles podem ser bactérias, fungos, vírus, etc.
Quer saber mais sobre isso? Leia os artigos:
- Doenças Causadas por Bactérias
- Doenças causadas por Protozoários
- DST-Doenças Sexualmente Transmissíveis
MATÉRIA, Equipe. Anticorpos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/anticorpos/. Acesso em: