Coração


O Coração é um órgão muscular que se localiza na caixa torácica, entre os pulmões, e funciona como uma bomba dupla. O lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia sangue venoso para os pulmões.

Coração

Estrutura do coração

O coração é um órgão oco e musculoso. O pericárdio é a membrana que envolve o coração. O endocárdio é a membrana que reveste internamente as cavidades do coração. O miocárdio é o músculo que forma as paredes do coração, é responsável pelas contrações do coração, ou seja, pelos movimentos que ele realiza.

O coração humano apresenta internamente quatro cavidades:

  • dois átrios – cavidades superiores (menores) por onde o sangue chega ao coração;
  • dois ventrículos – cavidades inferiores (maiores) por onde o sangue sai do coração.

Os ventrículos têm paredes mais grossas que os átrios. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo.

Entre os átrios e os ventrículos existem válvulas que regulam o fluxo do sangue e impedem seu refluxo, isto é, o retorno do sangue dos ventrículos para os átrios. São as chamadas válvulas atrioventricular direita e a válvula atrioventricular esquerda.

Batimentos cardíacos

O coração funciona impulsionando o sangue através de dois movimentos:

  • sístole – movimento de contração, em que o sangue é bombeado para o corpo;
  • diástole – movimento de relaxamento, em que o coração se enche de sangue.

Quando ficam cheios de sangue, os átrios se contraem (sístole), as válvulas se abrem e o sangue é bombeado para os ventrículos que estão relaxados (diástole). Em seguida os ventrículos se contraem (sístole) e pressionam o sangue para os vasos. Nesse momento, os átrios em diástole se enchem de sangue. Esse conjunto de movimentos é denominado ciclo cardíaco. O barulho que ouvimos dos batimentos cardíacos corresponde ao movimento das válvulas, que acontece de modo ritmado.

  • em uma pessoa adulta em repouso o coração bate cerca de 70 vezes por minuto;
  • em uma criança o coração bate normalmente cerca de 120 vezes por minuto;
  • em um bebê o coração bate normalmente 130 vezes por minuto.

Pulsação e pressão arterial

Cada vez que os ventrículos se contraem, eles impulsionam o sangue para as artérias. À medida que é bombeado, o sangue faz pressão sobre as paredes dos vasos sanguíneos que se expande e se contrai. Essa pulsação é chamada de pressão ou pulso arterial – através dele pode-se verificar a frequência dos batimentos cardíacos.

A hipertensão ocorre quando a pressão atinge valores elevados e permanece assim por longo período. Em geral não provoca sintomas, mas aumenta o risco de derrame (acidente vascular cerebral), ataque cardíaco e outros problemas do sistema cardiovascular.

Obs.: Na nomenclatura anterior à Terminologia Anatômica Universal, as válvulas atrioventriculares eram denominadas tricúspide (direita) e bicúspide ou mitral (esquerda).