Vasos Sanguíneos


Os vasos sanguíneos formam uma rede de tubos que transportam o sangue pelo corpo. Esses tubos possuem diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial (oxigenado) e venoso (rico em gás carbônico), constituindo o sistema cardiovascular ou circulatório.

Vasos SanguíneosEsquema do fluxo sanguíneo no corpo

Tipos de Vasos Sanguíneos

Existem três tipos principais de vasos que fazem a circulação do sangue: veias, artérias e capilares.

O sangue arterial, com oxigênio e nutrientes, é levado do coração para os tecidos do corpo e o sangue venoso, com gás carbônico e outros resíduos, vão do corpo para os pulmões.

As artérias possuem paredes mais elásticas do que as veias. Com isso, as artérias ajudam a controlar a pressão sanguínea.

As veias por sua vez, possuem válvulas para evitar que o sangue retorne. Já os capilares são vasos bem finos que possuem apenas a camada mais interna de células endoteliais.

Vasos SanguíneosEsquema da circulação pelos vasos sanguíneos

Artérias

As artérias formam uma rede de vasos ramificados que transportam o sangue arterial do coração para o corpo. O sangue é bombeado do ventrículo esquerdo e distribuído pela artéria principal do corpo: a aorta. Dela partem ramos arteriais, que se ramificam cada vez mais para irrigar todos os tecidos.

As artérias pulmonares agem de outro modo, levam o sangue venoso do coração (que sai do ventrículo direito) até os pulmões para ser oxigenado.

As artérias de grande calibre são chamadas elásticas, as de médio calibre são as musculares e as mais finas são as arteríolas.

Veias

As veias são vasos que conduzem o sangue venoso do corpo para o coração, através das aurículas ou átrios. As veias pulmonares são diferentes, elas recebem o sangue oxigenado dos pulmões e levam até o coração.

Existem veias profundas e superficiais, como o nome indica, as primeiras são encontradas em regiões mais profundas; enquanto as outras estão na superfície da pele, sendo facilmente visualizadas.

As veias mais finas são chamadas vênulas e fazem a comunicação entre vasos.

Capilares

Os capilares são vasos de diâmetro bem reduzido, que se ramificam formando uma ampla rede de túbulos. Eles fazem a comunicação dos outros vasos, além disso, são responsáveis pelas trocas gasosas.

Leia também:

Características

Apresentam estrutura semelhante a partir de um certo diâmetro (calibre). No entanto, no mesmo vaso essas características variam ao longo do percurso, nem sempre é fácil distinguir um do outro. Eles se ramificam e vão se tornando mais finos, o que acontece de forma gradual.

Vasos SanguíneosEstrutura das veias e artérias

Os vasos são formados por três camadas, também chamadas de túnicas. São elas:

  • A camada interna ou túnica íntima é constituída de uma camada de células endoteliais e uma de tecido conjuntivo frouxo. É separada da camada seguinte (túnica média) por uma lâmina elástica interna, a qual possui pequenos buracos por onde passam nutrientes para as células das camadas mais profundas.
  • A camada intermediária ou túnica média é formada por células musculares lisas, entre as quais há fibras de colágeno e outras. Há uma lâmina elástica externa que separa essa camada da seguinte.
  • A camada mais externa ou túnica adventícia é composta basicamente de colágeno e fibras elásticas.

Os vasos sanguíneos de calibre maior (artérias e veias) têm mais camadas celulares e paredes mais espessas. Enquanto os vasos de menor calibre são bem finos (arteríolas, vênulas e capilares), geralmente com uma só camada.

As veias e artérias de grande calibre, possuem válvulas que evitam o refluxo sanguíneo. Elas auxiliam que o sangue retorne ao coração, o que é muito importante em regiões distantes como as pernas. Se essas válvulas não funcionam bem levam à insuficiência venosa, gerando as varizes.

Vasos muito finos formam uma rede de tubos bem ramificada, chamada vasa vasorum, que ajuda a nutrir a camada adventícia dos vasos de maior calibre.