Diafragma


O diafragma é o principal músculo da respiração. Ele é responsável por separar as cavidades torácica e abdominal.

O músculo diafragma é encontrado em todos os mamíferos e em algumas aves. Em humanos, o diafragma insere-se anteriormente no esterno e nas costelas e posteriormente na coluna.

O diafragma é um músculo estriado esquelético, em formato de cúpula. Podemos caracterizá-lo como o assoalho da cavidade torácica e o teto da cavidade abdominal.

Localização do diafragma

Localização e formato do músculo diafragma

As funções do diafragma estão relacionadas ao processo de respiração, estabilização da coluna vertebral e auxílio na expulsão de urina, fezes e vômitos.

O movimento do diafragma também contribui para espirros e tosses. O soluço é resultado de movimentos involuntários do diafragma.

O diafragma apresenta três aberturas que permitem a passagem de estruturas, como vasos sanguíneos, nervos importantes e de estruturas, como o esôfago.

O diafragma e a respiração

O diafragma é o principal músculo que atua no processo da respiração pulmonar.

Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce. Com isso, reduz a pressão intratorácica e comprime as vísceras abdominais. Esse movimento facilita a entrada de ar nos pulmões.

Durante a expiração, ocorre o movimento inverso. O diafragma relaxa e sobe. Assim, aumenta a pressão intratorácica e expulsa o ar dos pulmões.

Saiba mais sobre o Sistema Respiratório.