Paratireoides

Juliana Diana

As paratireoides, também conhecidas como paratiroides, são glândulas que pertencem ao sistema endócrino.

As glândulas paratireoides atuam no organismo de modo a auxiliar na regulação de nutrientes, como o cálcio e fosfatos.

Localização das Paratireoides

Localização das paratireoides
Localização das paratireoides no corpo humano

As paratireoides estão localizadas na região do pescoço, atrás da tireoide.

Existem casos de pessoas que apresentam três ou apenas um par da paratireoide, resultando assim na necessidade de acompanhamento médico afim de manter o organismo com os níveis de cálcio e fosfatos regulados.

A localização das paratireoides ainda pode se dar no tórax, mais especificamente no mediastino, que é o espaço central entre os pulmões, porém são casos mais raros.

Anatomia das glândulas paratireoides

anatomia e localização das paratireoides
Anatomia das paratireoides

As paratireoides são formadas por um conjunto de quatro pequenas glândulas do corpo humano que medem aproximadamente 6 mm x 4 mm x 2 mm. Com coloração amarelada, seu peso é de cerca de 40 mg.

Cada paratireoide é revestida por uma espécie de cápsula de tecido conjuntivo, que trazem como função sustentar os grupos de células secretoras.

Função das glândulas paratireoides

função da paratireoide
Função das glândulas paratireoides

Considerada como parte do sistema endócrino, a função exercida pela paratireoides é controlar a quantidade de cálcio no organismo. Para isso, ela conta com os hormônios das glândulas paratireoides, também conhecidos como paratormônio.

O paratormônio (PTH) tem como função manter os nível de cálcio necessários para o bom funcionamento do organismo. Manter o controle do paratormônio no corpo humano é de extrema importância para a regulação do cálcio no sangue, pois ela evita que as células musculares esqueléticas sofram contrações.

Doenças das paratireoides

As paratireoides podem causar consequências no organismo caso não estejam em níveis regulares. Conheça a seguir as doenças relacionadas a estas glândulas.

Hipoparatireoidismo

O hipoparatireoidismo é quando o nível de PTH está abaixo do necessário para o organismo.

As principais causas estão relacionadas a consequências pós-cirúrgicas para a remoção da tireoide, especialmente pela proximidade que possuem.

O hipoparatireoidismo também pode ser causado por:

  • Doenças autoimunes;
  • Doenças infiltrativas, como a hemocromatose, que é o acúmulo de ferro nos tecidos.

Hiperparatireoidismo

O hiperparatireoidismo é quando o nível PTH está acima do necessário e uma de suas principais causas pode estar relacionada à queda de cálcio no sangue ou pelos baixos níveis de vitamina D e/ou magnésio.

Uma das principais consequências que o hiperparatireoidismo pode causar é a formação de cálculos renais, amento da diurese, obstipação intestinal, úlceras gástricas e pancreatites.

Aprenda mais sobre:

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Mestre em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2015.