Hipófise

Lana Magalhães

A hipófise é uma pequena glândula localizada na base do encéfalo. É considerada a glândula mestra do organismo por produzir hormônios que regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas.

A hipófise tem aproximadamente 1 cm de diâmetro, o tamanho de uma ervilha e pesa entre 0,5 a 1,0 g.

Localização da Hipófise

Localização da glândula hipófise

Anteriormente, a hipófise era denominada de glândula pituitária. A hipófise possui importantes funções, além do controle de outras glândulas, também contribui para o bom funcionamento do metabolismo e produção de hormônios.

Saiba mais sobre as Glândulas do Corpo Humano e Glândulas Endócrinas.

A hipófise é dividida em duas partes: a anterior ou adeno-hipófise e a posterior ou neuro-hipófise. A adeno-hipófise se origina de tecido epitelial e a neuro-hipófise tem origem de um prolongamento do hipotálamo, sendo constituída por tecido nervoso.

A hipófise e o hipotálamo são relacionados e representam locais de interação entre o Sistema Endócrino e o Sistema Nervoso.

O hipotálamo regula a atividade secretora da hipófise. Um exemplo é que alguns hormônios do hipotálamo são encaminhados à adeno-hipófise, via um sistema circulatório chamado de sistema porta, que se estende da base do hipotálamo até a adeno-hipófise.

Adeno-hipófise

A secreção de hormônios da adeno-hipófise é influenciada pela liberação e secreção de hormônios que passam pelo hipotálamo no sistema porta. Em resposta aos fatores que chegam do hipotálamo, a adeno-hipófise secreta seus próprios hormônios.

Os hormônios secretados pela adeno-hipófise são proteinas, glicopreoteínas ou polipeptídeos. Veja quais são:

Hormônio do Crescimento: É uma proteína que estimula o crescimento dos tecidos e contribui na determinação da altura de uma pessoa. Também atua na regulação do metabolismo.

Em casos de tumores no hipotálamo ou na hipófise, esse hormônio pode ser produzido em excesso ou em poucas quantidades.

Prolactina: É uma proteína que atua na produção de leite pela glândulas mamárias. Possui função incerta nos homens.

Saiba mais sobre a Prolactina.

Adrenocorticotropina: Polipeptídeo que atua em células adiposas, musculares e pancreáticas.

Hormônio estimulador da tireoide (Tireotrofina): Glicoproteína que a estimula a síntese e a secreção de hormônios da tireoide.

Veja também:

Gonadotrofinas (Folículo-estimulante e Luteinizante): As gonadotrofinas são glicoproteínas que promovem o crescimento e a função das gônadas (ovários e testículos).

Neuro-hipófise

A neuro-hipófise é assim chamada por ser uma extensão do encéfalo. Ela armazena e secreta dois neuro-hormônios:

Antidiurético (Vasopressina): Responsável pela reabsorção de água nos rins, reduzindo o volume da urina e perda excessiva de água.

Ocitocina: Atua no estímulo da musculatura do útero. Possui um importante papel na expulsão do feto no momento do parto.

Saiba mais:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.