Ovários

Lana Magalhães

Os ovários são duas glândulas do Sistema Reprodutor Feminino responsáveis pela síntese de hormônios sexuais e produção e armazenamento das células reprodutivas, os óvulos.

A cada ciclo menstrual os ovários produzem e liberam um ovócito que poderá ser fecundado e originará um embrião.

Funções dos ovários

As principais funções dos ovários são:

  • Produção dos hormônios sexuais femininos, progesterona e estrogênio;
  • Produção e armazenamento dos óvulos, que são liberados um a cada mês e recolhidos pelas tubas uterinas, enquanto durar a vida reprodutiva da mulher.

Anatomia dos ovários

Localização dos ovários
Existem dois ovários, um em cada lado do útero

O formato dos ovários se assemelha a uma amêndoa, medindo em geral 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura. Eles estão localizados nas proximidades de parede pélvica lateral em cada lado do útero.

Nos ovários são distinguidas duas regiões:

  • Córtex: Onde estão os folículos ovarianos em diferentes fases de desenvolvimento. Conforme a idade do mulher e fase do ciclo, encontramos os folículos ovarianos, corpo lúteo e corpos albicantes.
  • Medula: Formada por tecido conjuntivo frouxo e rica em vasos sanguíneos.

O que é a Ovulação?

Ciclo Menstrual
Ciclo menstrual

A cada 28 dias, em média, um dos ovários produz um óvulo, que se fecundado por um espermatozoide dará origem a um embrião.

O óvulo tem seu crescimento e liberação estimulado pelos hormônios LH e FSH, que são produzidos pela hipófise.

Os folículos ovarianos são considerados as unidades funcionais dos ovários, formados pelos ovócitos e rodeados pelas células foliculares.

O folículo contendo o óvulo amadurece em cerca de 12 a 14 dias, quando se rompe o liberando, caracterizando a ovulação, que acontece próximo às franjas da tuba uterina. Esse é o momento mais fértil do ciclo menstrual e quando a mulher tem as maiores probabilidades de engravidar em relações sexuais sem métodos contraceptivos.

O que restou do folículo é chamado de corpo lúteo ou corpo amarelo, responsável pela produção de progesterona após a ovulação. Isso acontece por aproximadamente 14 dias antes da menstruação, quando começa a se degenerar, caso não tenha ocorrido fecundação.

Em casos de fecundação, o corpo lúteo será fundamental para produzir hormônios responsáveis pela manutenção do endométrio do útero, propiciando o ambiente adequado para a gravidez.

O que são Ovários Policísticos?

Ovário policístico
Diferenças entre o ovário policístico e o ovário normal

A síndrome dos ovários policísticos é um condição hormonal comum nas mulheres em idade reprodutiva, na qual há um aumento no tamanho dos ovários, devido à formação de cistos.

Ainda não é esclarecida a causa do aparecimento de ovários policísticos. Em geral, eles surgem em mulheres com histórico familiar da doença, obesidade e resistência à insulina.

Os principais sintomas dos ovários policísticos são menstruação irregular, alta produção de testosterona, obesidade e acne.

O que causa Dor nos Ovários?

Em alguns casos, as mulheres queixam-se de dor nos ovários ou na região pélvica. As principais causas para esse tipo de dor incluem:

  • Ovulação dolorosa: É comum ocorrer dor na região dos ovários durante a liberação de um óvulo não fecundado quando se inicia o período fértil. Geralmente, a dor é sentida como uma fisgada aguda que gera mal-estar por até 24 horas.
  • Dor menstrual: Ocorre devido as contrações nos músculos do útero causando um pequeno desconforto.
  • Menstruações irregulares: Menstruações irregulares também costumam apresentar dor nos ovários. Porém, a dor é mais forte e intensa.
  • Doença Inflamatória Pélvica: Ocorre quando há inflamação crônica dos ovários, trompas e útero. Em geral, se inicia com uma infecção sexualmente transmissível que, após tratamento e cura, deixa como sequelas uma inflamação crônica naqueles órgãos.
  • Endometriose: A dor ocorre devido ao processo inflamatório crônico ocasionado pela formação de cistos com conteúdo sanguinolento dentro do ovário.
  • Ovários policísticos: A dor ocorre na região do baixo ventre quando há ruptura ou torção dos cistos formados no ovário.

Curiosidades

  • No momento da menarca (primeira menstruação), existem cerca de 400.000 folículos nos ovários.
  • Os folículos são formados durante a fase embrionária. Após o nascimento não é possível a produção de novos folículos.
Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.