Ovulação e Período Fértil


Ovulação ocorre quando há liberação do gameta feminino pelos folículos ovarianos, isso acontece na superfície do ovário e ele se encaminha para a tuba uterina.

Esse fenômeno marca o período fértil da mulher, ou seja, se houver relação sexual a mulher pode engravidar.

O Ovócito Secundário

Geralmente dizemos "óvulo" para nos referir à célula que é liberada da tuba uterina, mas na verdade durante a ovulação e todo momento antes da fecundação, o óvulo está no estágio de ovócito secundário. Isso porque a meiose foi interrompida na fase de metáfase II e só será completada se houver a fertilização.

Em outras palavras, o óvulo só será óvulo e estará pronto para ser fecundado quando encontra o espermatozoide. Caso isso não ocorra, o ovócito irá morrer cerca de 24 horas após ter sido liberado e eliminado na menstruação.

Folículos Ovarianos e Ovulação

Ovulação e Período FértilFases da ovulação.

Os folículos ovarianos são constituídos por um conjunto de células foliculares, que contém no seu interior um ovócito primário.

Estimulados pelo hormônio FSH os folículos se desenvolvem, e dentro deles o ovócito primário passa pela primeira divisão meiótica, originando o ovócito secundário.

Acontece a Ovulação

Durante o ciclo menstrual (cuja duração varia entre 28 e 30 dias de uma mulher para outra), alguns folículos ovarianos são estimulados a se desenvolver, entretanto somente um se tornará maduro e será liberado.

O folículo vai acumulando líquido e aumenta de tamanho (cresce cerca de 2mm por dia até atingir cerca de 25mm) formando uma saliência na superfície do ovário.

O hormônio LH age sobre o folículo maduro, estimulando o seu rompimento e a liberação do ovócito secundário, acontece a ovulação.

Formação do Corpo-Lúteo

O folículo, que se rompeu na superfície do ovário, forma o corpo-lúteo ou corpo-amarelo, que é como uma cicatriz. O corpo-lúteo tem cor amarelada devido ao acúmulo da luteína (um carotenoide) que possui essa cor.

Período Fértil

É o período do ciclo menstrual em que a mulher tem mais chances de engravidar se tiver relação sexual. Corresponde ao período em que acontece a ovulação, considerando também o tempo de sobrevivência do espermatozoide e do óvulo.

O tempo de vida do óvulo é de aproximadamente 24 horas depois de ser liberado do ovário, já o espermatozoide dura até 72 horas dentro do corpo da mulher.

Ovulação e Período FértilGráfico representando a ovulação e as variações nos níveis hormonais durante o ciclo menstrual.

Hormônios Sexuais

Todo o processo reprodutivo depende totalmente de hormônios sexuais para acontecer. O amadurecimento dos folículos ovarianos e a liberação do ovócito secundário, estão relacionados com os hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante), que começam a agir durante a puberdade, marcando o início da vida fértil da mulher.

Para saber tudo sobre a Reprodução Humana, leia também: