Como ocorre a Fecundação Humana?


A fecundação humana é o momento de encontro do espermatozoide com o óvulo. Em seguida o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e inicia-se o processo de formação do embrião.

A fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, que dá início à gravidez, constituem a concepção.

O Passo-a-Passo da Fecundação

O processo de fertilização envolve diversos aspectos até que seja formado o zigoto. Na relação sexual, os espermatozoides são lançados dentro do corpo da mulher e começam uma verdadeira maratona até chegarem ao óvulo.

Como ocorre a Fecundação Humana?Esquema mostrando as fases da fecundação humana desde a ovulação até a nidação.

Atração Irresistível!

Os espermatozoides são atraídos por substâncias químicas liberadas pelo óvulo e nadam em busca dele.

Além disso, substâncias do sêmen estimulam as contrações da musculatura do útero, que juntamente com os movimentos dos flagelos, levam os espermatozoides até a tuba uterina.

Como ocorre a Fecundação Humana?Representação dos gametas masculino (espermatozoide) e feminino (óvulo).

Milhares tentam chegar ao óvulo, mas só um consegue!

Milhares de espermatozoides morrem no caminho, uma vez que o ambiente vaginal é ácido e há células de defesa prontas para eliminar os "invasores".

No entanto, outros milhares de "sobreviventes" continuam juntos a lutar contra as barreiras para entrarem no óvulo.

Ao encostar nas camadas mais externas do óvulo, acontece uma reação no acrossomo dos espermatozoides liberando enzimas digestivas que ajudam a dispersar as células foliculares.

Quando o primeiro espermatozoide atingir a membrana vitelínica, mais interna, impedirá a entrada de outros.

Como ocorre a Fecundação Humana?O processo de fertilização do óvulo.

Acontece a Fertilização

Inicia-se o fenômeno chamado fertilização com a fusão das membranas dos gametas, além da secreção dos grânulos corticais que formam barreira à entrada de outros espermatozoides.

Com a entrada do espermatozoide suas estruturas fundem-se ao óvulo, assim os corpos basais do flagelo originam os centríolos do zigoto, o resto do flagelo e as mitocôndrias degeneram.

O ovócito secundário (na verdade, o óvulo é um ovócito secundário, uma vez que a divisão meiótica é interrompida durante a ovulogênese) completa sua divisão, formando um corpo polar secundário e o pronúcleo feminino.

O núcleo do espermatozoide aumenta de volume originando o pronúcleo masculino.

Acontece a união dos conteúdos dos pronúcleos masculino e feminino, processo chamado cariogamia. É nesse momento que é originado o zigoto, a primeira célula do novo ser.

Essa etapa costuma ocorrer nas primeiras 24 horas após a entrada dos espermatozoides no útero.

Clivagens do Zigoto

Como ocorre a Fecundação Humana?Clivagens e formação do embrião.

A partir da formação do zigoto começa um processo de divisões celulares que originará muitas células.

Essas segmentações ou clivagens do zigoto marcam o início do desenvolvimento embrionário.

Quando chega a um estágio chamado blastocisto, o embrião poderá se implantar na parede uterina.

A primeira clivagem ocorrer cerca de 24 horas após a fertilização, portanto no 2º dia após as relações sexuais e o blastocisto é formado entre o 4º e o 7ºdia.

Nidação e Início da Gravidez

Se houver implantação ou nidação do blastocisto na parede do endométrio uterino, iniciará a gravidez, caso contrário ele será eliminado junto com a menstruação. A nidação ocorre por volta de 1 semana após fecundação.

Gêmeos Dizigóticos e Monozigóticos

Eventualmente se a mulher liberar dois ovócitos ou mais durante a ovulação, e ambos forem fecundados, serão formados dois zigotos que originarão dois embriões com características diferentes.

Se os embriões fizerem a nidação e se desenvolverem, nascerão gêmeos dizigóticos, também chamados fraternos ou bivitelinos.

Se um único zigoto durante as clivagens se separar e formar dois embriões, eles terão as mesmas características, sendo chamados gêmeos monozigóticos ou univitelinos.

Dependendo do estágio em que ocorre a divisão do zigoto em dois embriões, eles poderão ter a própria placenta e bolsa amniótica ou compartilhá-la.

Na maioria dos casos, esse processo ocorre entre o 4º e o 10º dias do desenvolvimento embrionário, de tal forma, que cada embrião tem seu cordão umbilical mas compartilham a mesma placenta e bolsa amniótica.

Leia também: Como se formam os gêmeos

Fertilização Artificial

Na espécie humana a fecundação acontece naturalmente durante a relação sexual, mas também pode ser feita artificialmente em laboratório, através de um processo chamado fertilização in vitro.

Na fertilização in vitro os óvulos são fertilizados fora do corpo da mulher e depois introduzidos dentro do útero para que ele possa se desenvolver.

Entretanto, muitas vezes o óvulo fecundado não consegue se fixar na parede do endométrio e se desenvolver, por isso é comum que tenha que se repetir o processo.

Para saber tudo sobre a Reprodução Humana, leia também: