O que é Fecundação?


Fecundação ou Fertilização é uma das etapas da reprodução sexuada, na qual as células sexuais ou gametas se unem originando o zigoto ou célula-ovo. O zigoto passa por muitas divisões celulares originando um embrião, que se desenvolverá formando um novo ser.

Características da Fecundação

O que é Fecundação?Representação dos gametas humanos masculino (espermatozoide) e feminino (óvulo).

Grande parte dos seres vivos realiza reprodução sexuada, o que significa que produzem gametas ou células sexuais.

Os gametas femininos dos animais recebem o nome de óvulos e os masculinos são os espermatozoides. Nas plantas, os femininos são oosferas e os masculinos, anterozoides.

Leia também sobre:

Monoicos e Dioicos

Nas espécies de animais e plantas, cujos sexos são separados (possuem órgãos sexuais femininos ou masculinos), os gametas são produzidos por indivíduos diferentes, que são chamados dioicos.

Exemplos: ser humano, cachorro. Nas espécies monoicas, também chamados hermafroditas, os indivíduos possuem tanto órgãos masculinos como femininos, portanto produzem os dois gametas. Exemplo: minhocas.

Os Gametas e a Hereditariedade

O que é Fecundação?Fecundação humana. Um espermatozoide conseguirá fertilizar o óvulo.

As células sexuais carregam informações genéticas, trazem consigo as características que serão passadas de uma geração para outra, através do mecanismo da hereditariedade.

Na época da reprodução, quando as células sexuais estão maduras, elas são liberadas e se fundem formando o zigoto ou célula-ovo, a primeira célula do novo ser. Esse processo é chamado de Fecundação ou Fertilização.

Tipos de Fecundação

Autofecundação

Nas espécies monoicas, em especial nas plantas, os gametas masculinos podem fecundar os femininos do mesmo indivíduo. Nesse caso não há troca de gametas entre indivíduos diferentes, ocorre a chamada autofecundação.

O que é Fecundação?Esquema de uma flor hermafrodita, mostrando os órgãos femininos (estilete e estigma) e masculinos (estame) na mesma flor.

As plantas possuem alguns mecanismos bioquímicos para evitar a autofecundação e permitir a união dos caracteres de organismos diferentes.

Algumas criam barreiras entre os órgãos masculinos e femininos, por exemplo, esses órgãos amadurecem em épocas diferentes.

Fecundação Cruzada

O que é Fecundação?Minhocas-da-terra, animais hermafroditas ou monoicos, durante a cópula. Nesse caso haverá a fecundação cruzada.

Na maioria dos seres vivos, sejam dioicos (com sexos separados) ou monoicos, há troca de gametas entre indivíduos diferentes. Os gametas se encontram e se fundem em um processo chamado fecundação cruzada.

Na fecundação cruzada, as características de indivíduos diferentes se misturam e isso aumenta a variabilidade genética, que é uma vantagem pois torna os descendentes mais fortes. A união dos gametas pode acontecer de duas formas diferentes: pode ser interna ou externa.

Saiba mais sobre Fecundação interna e externa