Clitóris

Juliana Diana

O clitóris é uma parte do órgão sexual feminino, juntamente com a vagina e o hímen e está presente nos mamíferos. Ele faz parte da zona erógena, sendo considerada a principal fonte de prazer feminino.

Tema de debates envolvendo questões de saúde e análises sociológicas, o clitóris vem se tornando objeto de estudos relacionados à explicação fisiológica para o prazer e sua possível relação com a função reprodutiva.

Onde fica o clitóris?

clitóris_onde fica
Clitóris

O clitóris está localizado na parte superior da vagina, abaixo da púbis e próximo de onde começa os grandes lábios.

Ele não é fácil de ser localizado inicialmente, pois está coberto pelos lábios que o protegem. Para encontrá-lo é preciso separar os grande lábios, fazer leve pressão no sentido da púbis para que fique exposto. O clitóris é protegido por um tecido muito semelhante ao prepúcio do pênis.

Função do clitóris

A função do clitóris é dar prazer sexual à mulher, sendo o único órgão do corpo a realizar esse papel.

Possuindo mais de 8 mil terminações nervosas muito sensíveis, o dobro do pênis, o clitóris tem o poder de intensificar o orgasmo feminino, possibilitando ainda que seja alcançado mais rapidamente quando explorado.

Anatomia do clitóris

clitoris-penis
Comparação da anatomia do pênis e do clitóris

Assim como outros órgãos do corpo humano, o clitóris pode apresentar diferentes formatos e tamanhos, variando de acordo com a estrutura corporal da mulher.

Ele possui duas partes, sendo uma na parte externa, com aproximadamente 5 mm e a parte interna possui com cerca de 4 cm.

Ao ser estimulado, o clitóris aumenta de tamanho devido a circulação sanguínea que é intensificada na área, pois ele é constituído por um tecido erétil, assim como ocorre no pênis. Quando está em ereção, a parte externa do clitóris pode aumentar até 2 cm.

Curiosidades sobre o clitóris

  • A anatomia do clitóris passou a ser estudada com mais ênfase no final dos anos 90, quando a urologista australiana Helen O’Connell se dedicou ao seu estudo.
  • Com o avanço da idade da mulher, o clitóris pode se tornar ainda mais sensível, aumentando a possibilidade do prazer sexual.
  • Algumas tribos africanas pratica-se a mutilação genital feminina, resultando a amputação do clitóris. Este é considerado um ato "bárbaro" por violar os direitos humanos.

Leia também:

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Mestre em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2015.