Tipos de Clima


Clima é o termo utilizado para definir as condições atmosféricas que caracterizam uma região.

Existem dez tipos principais de clima em todo o mundo e são influenciados pela pressão atmosférica, correntes marítimas, circulação de massas de ar, latitude, altitude, precipitação pluviométrica e inclinação solar – a quantidade de luz que incide sobre a superfície terrestre.

Principais Tipos de Clima

A sobreposição de uma característica sobre as demais é que define o tipo de clima de uma determinada região. Os dez principais tipos de clima são: equatorial, tropical, subtropical, desértico, temperado, mediterrâneo, semi-árido, continental árido, frio da montanha e polar.

Para saber mais: Climas do Brasil.

Clima Equatorial

É registrado nas zonas próximas ao Equador, como partes da África e do Brasil. É quente e úmido. Tem pouca variação térmica durante o ano, em média de 25ºC. No clima Equatorial, há chuva abundante durante todo o ano.

Clima Tropical

Ocorre nas zonas próximas aos trópicos de Câncer e Capricórnio. A temperatura média anual é de 20ºC. A principal característica é a clara definição de duas estações no ano, que são o inverno – seco – e o verão – chuvoso.

Dependendo da região, pode variar em clima tropical seco ou clima tropical chuvoso. É dividido em clima tropical equatorial; tropical de monções; tropical úmido ou de savana e clima tropical de altitude.

Este clima e suas variações, são encontrados no Brasil, Cingapura, regiões da Índia, Sri Lanka, Havaí, Honolulu, México, e Austrália.

Clima Subtropical

O clima subtropical marca as regiões abaixo do trópico de Capricórnio. É mercado pela diferenciação térmica durante o ano porque tem quatro estações bem definidas.

Os principais extremos de temperatura ocorrem no verão, com variação de 20ºC a 25º, e no inverno, quando os termômetros podem marcar entre 0ºC e 10ºC.

As chuvas nas regiões atingidas por este clima variam de 1 mil a 1,5 mil milímetros anuais. São Paulo, o sul de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul sofrem a influência do clima Subtropical.

Clima Temperado

As quatro estações bem definidas também são características nas regiões de clima temperado. É registrado nas regiões localizadas no meio dos trópicos e dos círculos polares dos hemisférios sul e hemisfério norte.

É dividido em quatro tipos: temperado mediterrâneo, temperado continental e temperado oceânico. Este é o clima de regiões como a Europa, América do Norte e Ásia.

Clima Mediterrâneo

É caracterizado por invernos curtos e de temperaturas baixas, variando entre 0ºC e 15ºC. Já o verão é longo, registrando temperaturas que oscilam entre 18ºC e 25º.

O período chuvoso é o de inverno e o seco ocorre no verão. Embora o inverno seja breve e o verão longo, as quatro estações ano são bem definidas. É encontrado nas regiões localizadas junto ao mar Mediterrâneo.

Clima Desértico

No clima desértico, o calor com médias de 30ºC de temperatura como a principal característica. As chuvas são escassas, quase insignificantes, podendo haver anos em que não chegam a ocorrer.

Em consequência, a umidade do ar é baixa, chegando a 15%. As altas temperaturas ocorrem durante o dia, mas podem ser negativas durante o inverno.

As estações do ano são diferenciadas pela variação de temperatura. Este tipo de clima é encontrado no deserto do Saara, na África; Oriente Médio; Oeste norte-americano, na região de Sonora, no norte Mexicano; no Atacama, que fica no litoral do Chile e Peru; na Austrália e Índia.

Clima Semiárido

Chuvas irregulares e escassas, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar são as principais características do clima semiárido.

A temperatura média anual chega a 27ºC e as chuvas variam em, no máximo, 750 milímetros ao ano. Além de escassas, as chuvas são irregulares e mal distribuídas. É registrado na região Nordeste brasileira.

Clima Continental Árido

Este tipo de clima é marcado pela baixa umidade relativa do ar, em consequência da densidade pluviométrica média de 250 milímetros ao ano.

Além de seco, tem como característica a grande variação de temperatura entre o verão (17º) e o inverno (20º negativos). É observado em regiões como a Ásia Central, Montanhas Rochosas norte-americanas e na Patagônia.

Frio de Montanha

Também chamado de Clima de Altitude, este tipo de clima tem baixas temperaturas durante todo o ano. Em média, os termômetros registram 0º durante o ano, mas inverno, é esperada queda de temperatura para índices negativos. As chuvas nas regiões chega a 1,5 mil milímetros anuais.

Clima Polar

É o clima de temperaturas negativas mais extremas, com termômetros sempre abaixo de 0ºC, com média de 30ºC negativos e que podem cair a 50ºC negativos no inverno.

Além da amplitude térmica, a umidade do ar é elevada, mesmo com baixa incidência de chuvas. Tem como característica também a presença de neve cobrindo o solo durante todo o ano, com cerca de 100 milímetros registrados durante o ano.

Ocorre em regiões como a costas eurasianas do Ártico, sendo o clima da Groenlândia, norte do Canadá, Alasca e na Antártida.

Tipos de Clima e Vegetação

As peculiaridades do clima resultam em vegetações diferenciadas em cada região da Terra. No clima polar ocorre durante o verão a tundra, formada por musgos e liquens.

Árvores e vegetações acostumadas com o rigor do inverno estão nas regiões de clima temperado. É nesta área que permanecem a floresta temperada, com árvores de grande porte e decíduas, ou seja, perdem as folhas durante o inverno.

A chamada vegetação de altitude está presente caracterizado como frio da montanha. São plantas como as pradarias, encontradas na Argentina, e em regiões brasileiras como o rio Grande do Sul, na área conhecida como Pampa Gaúcho.

O clima subtropical é favorável para o desenvolvimento de plantas como araucárias e pinheiros. Este tipo de vegetação é beneficiada pela distribuição regular de chuvas durante o ano.

Já no clima tropical, a diversidade da vegetação é maior, em consequência da oferta de luz e elevada umidade. Sob a influência deste clima estão as florestas tropicais úmidas, muito semelhantes às florestas equatoriais. A principal delas é a floresta Amazônica.

Saiba mais sobre os Tipos de Vegetação.

Clima Influencia na Estrutura da Planta

As condições de oferta pluviométrica abundante, calor e luz favorecem a diversidade da vegetação do clima equatorial, com árvores longas e arbustos, dependendo da localização.

Ao contrário da elevada disponibilidade de água, o clima semiárido favorece o desenvolvimento de árvores de pequeno porte, em que os troncos são retorcidos e espinhosos, conhecidas como Caatinga.

Sob a influência deste clima também estão plantas como cactos. A estrutura das plantas é adequada à escassez hídrica.

A escassez de água também marca a vegetação no clima desértico, onde são encontradas plantas espinhosas e de raízes profundas.

Saiba mais sobre: