Zonas térmicas da Terra

As zonas térmicas ou zonas climáticas da Terra são regiões do planeta, representadas no mapa através de faixas, com diferentes incidências de radiação e iluminação solar. Elas são delimitadas pelos paralelos Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

Através dessas zonas de iluminação e aquecimento é possível entender os climas da Terra e até mesmo como se deu a ocupação humana no planeta. A distribuição desigual de luz solar na superfície terrestre afeta a temperatura das regiões e a formação das paisagens.

As zonas térmicas da Terra são:

  • Zona Tropical ou Intertropical: entre os trópicos
  • Zona Temperada: entre os trópicos e os círculos polares
  • Zona Polar: entre os círculos polares e os polos

Características das zonas térmicas

Zona Tropical

Embora seja chamada também de Zona Intertropical, alguns autores a dividem em Zona Tropical Norte, localizada entre a linha do Equador e o trópico de Câncer, e Zona Tropical Sul, entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio.

Trata-se da região mais exposta ao Sol, sendo assim recebe muita iluminação e aquecimento já que os raios solares chegam de forma perpendicular. Consequentemente, a duração do dia e da noite não apresentam grandes diferenças.

Zona Temperada

É dividida em Zona Temperada do Norte, localizada entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, e Zona Temperada do Sul, entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.

Os raios solares atingem a região de forma inclinada fazendo com que apresente temperaturas amenas. É possível perceber que as estações do ano bem definidas, os dias são mais longos no verão e mais curtos no inverno.

Zona Polar

É dividida em Zona Polar Ártica e Zona Polar Antártica. Também chamada de Zona Glacial, apresenta menores temperaturas e menor incidência de raios solares.

Os dias exibem diferentes durações ao longo do ano por receber raios solares de maneira bastante inclinada. O inverno marca uma estação que em algumas regiões ficam até meses sem receber luz do Sol, diferente do verão no polo oposto quando os dias são prolongados.

Leia também sobre os tipos de clima.

Por que as zonas térmicas existem?

Entre os fatores que estabelecem as zonas térmicas podemos destacar:

  • Forma do planeta;
  • Inclinação do eixo da Terra;
  • Movimento de translação ao redor do Sol.

Por ser aproximadamente esférica e levemente achatada nos polos, os raios solares não incidem com mesmo ângulo e intensidade em toda a superfície.

A Terra apresenta uma forma arredondada e há uma inclinação do seu eixo, aproximadamente 23º27’, que faz com que exista uma diferença na forma com que a luz e o calor chegam ao planeta.

Saiba também os fatores que influenciam o clima.

Brasil e as zonas térmicas

A maior parte do território brasileiro encontra-se na Zona Tropical, que se localiza entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. Por isso, predomina os climas tropicais no país.

Uma parte do sul do país está situada na Zona Temperada Sul, que se diferencia da Zona Tropical por apresentar temperaturas mais baixas e estar localizada entre o Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

Leia sobre os climas do Brasil.

Exercícios sobre zonas térmicas

Questão 1

Quais são as zonas térmicas do planeta?

Resposta: Zona Intertropical, Zona Temperada e Zona Polar.

Questão 2

Quais os fatores que influenciam a formação de zonas térmicas no planeta?

Resposta: Forma aproximadamente esférica do planeta, inclinação do eixo da Terra e movimento de translação ao redor do Sol.

Questão 3

Qual a zona térmica que apresenta maior incidência de raios solares?

Resposta correta: Zona Tropical ou Intertropical.

Questão 4

O Brasil está localizado em qual zona térmica?

Resposta: A maior parte do território brasileiro está localizado na Zona Intertropical, mas uma porção sul do país está inserida na Zona Temperada Sul.

Complemente sua pesquisa com os conteúdos:

Atualizado em