Paralelos e Meridianos


Nos estudos cartográficos, os Paralelos e Meridianos correspondem às linhas imaginárias do globo terrestre. Assim, enquanto os paralelos são as linhas traçadas horizontalmente, os meridianos representam as linhas verticais.

Paralelos e Meridianos
Globo Terrestre com os Paralelos e Meridianos

Por meio da sobreposição dessas linhas horizontais (latitude) e verticais (longitude), podemos localizar qualquer coordenada geográfica no Planeta Terra.

Para saber mais sobre o tema: Coordenadas Geográficas

Latitude e Longitude

A latitude e a longitude representam dois conceitos de suma importância para os estudos cartográficos, os quais são utilizados desde a antiguidade.

Ambos são medidos em graus, sendo a latitude medida de 0º até 90º em direção norte (N) ou sul (S) e a longitude de 0º e 180º para Leste (L) ou para Oeste (O).

Se quiser saber mais, leia o artigo: Latitude e Longitude

Paralelos

Os Paralelos são as linhas horizontais imaginárias que formam circunferências no globo terrestre, e auxiliam na medição da latitude.

O paralelo que merece destaque é a Linha do Equador (latitude 0°), denominada de paralelo de grau zero, que divide o planeta em dois hemisférios: norte ou setentrional, representado pela letra N, e sul ou austral, representado pela letra S.

Acima da linha do Equador, são determinadas as latitudes norte (que variam de 0° a 90º), e abaixo, as latitudes sul (que variam de -90º a 0°).

De tal modo, além da Linha do Equador, destacam-se os paralelos:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27’N)
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27’S)
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33’N)
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33’S)

Para saber mais, acesse o link: Linha do Equador

Meridianos

Os Meridianos são as linhas verticais imaginárias que formam semicircunferências no globo, os quais ligam os polos norte e sul e auxiliam na medição da longitude.

Dentre os meridianos, o meridiano de grau zero é o mais importante, denominado de Meridiano de Greenwich, que passa pelo Observatório de Greenwich, na Inglaterra. Ele possui longitude de 0° e divide o globo em dois hemisférios: ocidental (oeste) e oriental (leste).

À direita de Greenwich, são calculados os meridianos de longitudes leste (que variam de 0º a 180º), e a oeste, os meridianos de longitudes oeste (que variam de -180º a 0º).

Note que os meridianos são muito importantes para medir os fusos horários. Isso porque eles determinam os múltiplos de 15° (equivalente a 1 hora), sendo divididos em 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste). Juntos, eles constituem o total de 360° da circunferência terrestre.

O meridiano oposto a Greenwich, é denominado de Linha Internacional de Data. Está localizado a 180º de longitude e recebe esse nome uma vez que ele determina a mudança de data. Ou seja, o fim de um dia e o início do outro.

Para entender melhor, leia: Fuso Horário