Trópicos de Câncer e Capricórnio


Os Trópicos de Câncer e Capricórnio são duas linhas imaginárias que cortam o globo terrestre no sentido horizontal.

Possuem a mesma distância da Linha do Equador e delimitam a zona tropical, sendo considerados “paralelos”, ou seja, linhas no sentido Leste-Oeste.

Do grego, o termo “trópico” significa “uma volta completa”.

Mapa Mundi
Mapa do Mundo com a Linha do Equador e os Trópicos

Recebem esse nome em relação à proximidade com as constelações de Câncer e Capricórnio, as quais foram observadas pelos astrônomos de antigamente.

Essas linhas imaginárias foram criadas em virtude da inclinação da incidência do sol em diferentes partes do planeta durante os solstícios.

Portanto, quando é verão no hemisfério norte (e inverno no sul), os raios solares incidem diretamente sobre o Trópico de Câncer.

Da mesma forma, quando é verão no hemisfério sul, os raios incidem no Trópico de Capricórnio.

Observe que a zona localizada entre os trópicos é chamada de intertropical (entre os trópicos).

Leia também: Linha do Equador

Latitude e Longitude

A latitude e a longitude são dois conceitos imprescindíveis nos estudos da cartografia.

Por meio de suas coordenadas podemos encontrar qualquer local no planeta.

Ambos são medidos em graus, no entanto, a latitude, corresponde a uma coordenada geográfica que pode variar de 0º até 90º em direção norte (N) ou sul (S).

Por sua vez, a longitude pode variar 0º e 180º para Leste (L) ou para Oeste (O), a partir do meridiano de Greenwich, meridiano denominado de grau zero.

Leia também: Latitude e Longitude

Paralelos e Meridianos

Os Paralelos são as linhas horizontais do globo determinadas pela latitude, por exemplo os Trópicos de Câncer e Capricórnio. Note que quanto mais próxima dos polos do planeta (norte e sul), menor são os paralelos.

Por outro lado, os Meridianos são as linhas verticais que cortam o planeta. São representados por semicircunferências que ligam os polos norte e sul, por exemplo, o Meridiano zero, chamado de Meridiano de Greenwich.

Leia também: Paralelos e Meridianos.

Trópico de Câncer

O Trópico de Câncer está localizado no Hemisfério Norte do planeta. Ele se encontra acima da Linha do Equador sobre a latitude de 23º27’ N (vinte três graus e vinte sete minutos) .

Ele passa por 19 países da América, África e Ásia: México, Bahamas, Estados Unidos, Havaí, Egito, Argélia, Chade, Mauritânia, Líbia, Mali, Níger, Arábia Saudita, Bangladesh, China, Emirados Árabes, Índia, Myanmar, Omã e Taiwan.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio está localizado no Hemisfério Sul do planeta, Ele se encontra abaixo da Linha do Equador sobre a latitude 23º27’ S (ou -23,27º) .

Ele passa por 10 países da América, África e Oceania: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália.

No Brasil, o Trópico de Capricórnio atravessa os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.