Latitude e Longitude: o que é e como calcular
A Latitude e a Longitude são linhas imaginárias que cruzam o planeta. Elas servem, entre outras coisas, para localização geográfica e são utilizadas em várias atividades humanas.
Esses conceitos são essenciais para a cartografia e para determinar com precisão a localização de lugares no planeta.
A latitude é uma linha horizontal que atravessa o planeta. As latitudes são medidas em graus e podem variar de 0º até 90º em direção norte (N) ou sul (S), a partir da Linha do Equador (latitude de grau zero).
Cada uma das latitudes determinam uma circunferência ao redor do planeta, denominada de paralelos (linhas horizontais). Assim, quanto maior a aproximação dos polos, menor serão esses paralelos.
Os principais paralelos são: Linha do Equador(0°), Trópico de Câncer (23°N), Trópico de Capricórnio (23°S), Círculo Polar Ártico (66°N) e Círculo Polar Antártico (66°S).
Por sua vez, a longitude é uma das linhas verticais. Ela também é medida em graus e pode variar de 0º a 180º para Leste (L) ou para Oeste (O), a partir do meridiano de Greenwich (meridiano de grau zero).
Os meridianos (linhas verticais) representam as semicircunferências que ligam os polos: norte e sul.
Os principais meridianos são: Meridiano de Greenwich (0°) e Linha Internacional da Data (180°).
O principal uso dos meridianos, além da localização geográfica, é a distribuição dos fusos horários. No total, temos 24 fusos que representam as 24 horas do dia.
Seu ponto de partida é o Meridiano de Greenwich, que marca o fuso inicial (de valor 0). A partir dele, temos 12 fusos a leste e 12 fusos a oeste. Quanto mais para o leste um fuso está, mais tarde será o horário. Já para o oeste, o efeito é o contrário.
Para saber mais: Coordenadas Geográficas e Meridiano de Greenwich
Como calcular a latitude e longitude
A partir dos conceitos de latitude e longitude é possível localizar qualquer ponto no globo terrestre. Dessa forma, para calcular a latitude basta atentar ao ângulo formado entre o plano do Equador e a reta normal a superfície que se pretende descobrir.
Em outras palavras, a latitude é a medida do ângulo entre o horizonte e a estrela polar, que pode variar para norte ou para sul da linha do Equador.
Por outro lado, para calcular a longitude basta atentar ao ângulo formado entre o meridiano de Greenwich e o meridiano de referência.
No entanto, o cálculo da longitude tem suscitado muitos problemas desde sua descoberta pelos navegadores de antigamente, que só fora realmente resolvido com o sistema GPS.
Veja também: Rosa dos ventos.
O que é GPS
O GPS é o sistema de posicionamento global (do inglês, Global Positioning System) criado em meados dos anos 90 pelo Ministério da Defesa dos E.U.A, que corresponde a um sistema de navegação por satélite, muito utilizado nos dias atuais.
Saiba também sobre o conceito de Altitude.
Para saber mais, acesse:
- Fusos Horários: explicação e cálculo
- O que é Cartografia?
- Exercícios sobre rosa dos ventos (com gabarito)
- Paralelos e Meridianos
- Linha do Equador
- Trópicos de Câncer e Capricórnio
- Projeções Cartográficas: definição, propriedades e exercício
MARQUES, Vinícius. Latitude e Longitude: o que é e como calcular. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/latitude-e-longitude/. Acesso em: