Latitude e Longitude


A Latitude e a Longitude são dois conceitos importantes da geografia os quais consideram as linhas imaginárias do Equador e o Meridiano de Greenwich e são muito importantes para a cartografia e a localização exata dos locais do planeta.

O planeta terra gira em torno de um eixo e o plano perpendicular ao eixo de rotação e que divide o planeta em dois hemisférios (norte e sul), passando pelo centro da Terra é chamado de a linha do Equador (paralelo de grau zero), o maior de todos os paralelos.

Dessa maneira, a latitude, corresponde a uma coordenada geográfica medida em graus, que pode variar de 0º até 90º em direção norte (N) ou sul (S).

Cada uma das latitudes determinam uma circunferência ao redor do planeta, denominada de paralelos (linhas horizontais). Assim, quanto maior a aproximação dos polos, menor serão esses paralelos.

Por sua vez, a longitude, também medida em graus, pode variar 0º e 180º para Leste (L) ou para Oeste (O), a partir do meridiano de Greenwich (meridiano de grau zero).

Os meridianos (linhas verticais) representam as semicircunferências que ligam os polos: norte e sul.

Para saber mais: Coordenadas Geográficas e Meridiano de Greenwich

Calcular

Latitude e LongitudeRepresentação da Latitude e Longitude

A partir dos conceitos de latitude e longitude é possível localizar qualquer ponto no globo terrestre. Dessa forma, para calcular a latitude basta atentar ao ângulo formado entre o plano do Equador e a reta normal a superfície que se pretende descobrir.

Em outras palavras, a latitude é a medida do ângulo entre o horizonte e a estrela polar, que pode variar para norte ou para sul da linha do Equador.

Por outro lado, para calcular a longitude basta atentar ao ângulo formado entre o meridiano de Greenwich e o meridiano de referência.

No entanto, o cálculo da longitude tem suscitado muitos problemas desde sua descoberta pelos navegadores de antigamente, que só fora realmente resolvido com o sistema GPS.

GPS

O GPS é o sistema de posicionamento global (do inglês, Global Positioning System) criado em meados dos anos 90 pelo Ministério da Defesa dos E.U.A, que corresponde a um sistema de navegação por satélite, muito utilizado nos dias atuais.

Saiba também sobre o conceito de Altitude.