Altitude


Na geografia, a altitude é um conceito que está relacionado a distância vertical (em metros) de determinado ponto em relação ao nível do mar.

Lembre-se que quanto maior a altitude, menor será a temperatura do local. Por outro lado, quanto menor a altitude, maior a temperatura.

De tal modo, podemos concluir que a altitude e a temperatura são, nesse caso, grandezas inversamente proporcionais. Ou seja, quando uma aumenta, a outra diminui, e vice-versa.

Devemos lembrar que a altitude está intimamente relacionada com o clima. Assim, os locais mais elevados são mais frios.

Isso porque as altitudes maiores apresentam menor concentração gás e têm como característica a dificuldade de reter o calor. Um exemplo, são as montanhas muito elevadas que possuem neve em seu cume.

Assim, quanto maior a altitude, menor a presença de oxigênio. Por esse motivo, pessoas que realizam escaladas ou atingem pontos muito altos estão preparadas para isso.

Nos Andes, por exemplo, populações que vivem ali estão acostumadas com o ar rarefeito e com a menor pressão atmosférica do local. Muitos deles mastigam folhas de coca para oxigenar e melhorar a respiração.

Fique Atento!

Muitas costumam confundir os conceitos de altura e altitude, ou mesmo achar que são sinônimos. Ambos estão relacionadas com distância vertical do relevo, no entanto, apresentam diferenças quanto ao referencial.

Enquanto a altura determina a medida de um ponto qualquer, a altitude, por sua vez, é sempre medida em relação ao nível do mar (0 metros de altitude).

Sendo assim, quando um ponto está abaixo do nível do mar é chamado de altitude negativa (por exemplo, uma depressão). Logo, a altitude positiva é quando o ponto se encontra acima do nível do mar.

Classificação da Altitude

  • Altitude Absoluta: distância vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.
  • Altitude Relativa: está relacionada com a diferença de altitudes entre duas montanhas ou pode ser a altitude de uma montanha em relação ao fundo de um vale.
  • Altitude Ortométrica: distância vertical de um ponto da superfície terrestre em relação a um geoide de referência.
  • Altitude Elipsoidal: distância vertical de um ponto a um elipsoide de referência.

Você Sabia?

O sistema de posicionamento global (global positioning system - GPS) é calculado através da altitude elipsoidal.

Relevo e Altitude

Em relação às formas de relevo, podemos concluir que as depressões são caracterizadas por apresentarem uma altitude negativa, por exemplo, os vales.

Por sua vez, as montanhas e cordilheiras possuem uma elevada altitude, e, portanto, positiva.

Os planaltos apresentam altitudes superiores a 200 metros, já as planícies apresentam altitudes inferiores a 200 metros. Logo, nos planaltos e planícies, embora a altitude seja menor, ela é positiva.

Altitudes do Relevo Brasileiro

  • Pico da Neblina: 2993 metros
  • Pico 31 de Março: 2972 metros
  • Pico da Bandeira: 2891 metros

Altitude de Algumas Cidades Brasileiras

  • São Paulo: 792 metros
  • Campos do Jordão: 1628 metros
  • Brasília: 1100 metros
  • Belo Horizonte: 858 metros
  • Rio de Janeiro: 10 metros

Altitude e Latitude

Há muita confusão entre os conceitos de altitude e latitude. Veja abaixo as diferenças entre eles:

  • Altitude: designa a elevação vertical de determinado ponto em relação ao nível do mar. Quanto mais alta for a altitude, menor será a temperatura. Ela é geralmente medida em metros.
  • Latitude: determina a distância da Linha do Equador (latitude de 0º) medida ao longo do Meridiano de Greenwich. Quanto mais elevadas as latitudes, menores serão as temperaturas. Ela é medida em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul.

Saiba também sobre o conceito de Latitude e Longitude.

Curiosidade

Os países baixos (Holanda) recebe esse nome pois grande parte está localizado abaixo do nível do mar. A altitude mais baixa é a cidade de Nieuwerkerk aan den IJssel, que está localizada a 6,76 metros abaixo do nível do mar. Já a altitude máxima é de 321 metros do Monte Vaalser.