Altitude: medição, consequências e pontos mais elevados
Na geografia, a altitude é um conceito que está relacionado a distância vertical (em metros) de determinado ponto em relação ao nível do mar.
Lembre-se que quanto maior a altitude, menor será a temperatura do local. Por outro lado, quanto menor a altitude, maior a temperatura.
De tal modo, podemos concluir que a altitude e a temperatura são, nesse caso, grandezas inversamente proporcionais. Ou seja, quando uma aumenta, a outra diminui, e vice-versa.
Devemos lembrar que a altitude está intimamente relacionada com o clima. Assim, os locais mais elevados são mais frios.
Isso porque as altitudes maiores apresentam menor concentração gás e têm como característica a dificuldade de reter o calor. Um exemplo, são as montanhas muito elevadas que possuem neve em seu cume.
Assim, quanto maior a altitude, menor a presença de oxigênio. Por esse motivo, pessoas que realizam escaladas ou atingem pontos muito altos estão preparadas para isso.
Nos Andes, por exemplo, populações que vivem ali estão acostumadas com o ar rarefeito e com a menor pressão atmosférica do local. Muitos deles mastigam folhas de coca para oxigenar e melhorar a respiração.
Fique Atento!
Muitas costumam confundir os conceitos de altura e altitude, ou mesmo achar que são sinônimos. Ambos estão relacionadas com distância vertical do relevo, no entanto, apresentam diferenças quanto ao referencial.
Enquanto a altura determina a medida de um ponto qualquer, a altitude, por sua vez, é sempre medida em relação ao nível do mar (0 metros de altitude).
Sendo assim, quando um ponto está abaixo do nível do mar é chamado de altitude negativa (por exemplo, uma depressão). Logo, a altitude positiva é quando o ponto se encontra acima do nível do mar.
Relevo e Altitude
Em relação às formas de relevo, podemos concluir que as depressões são caracterizadas por apresentarem uma altitude negativa, por exemplo, os vales.
Por sua vez, as montanhas e cordilheiras possuem uma elevada altitude, e, portanto, positiva.
Os planaltos apresentam altitudes superiores a 200 metros, já as planícies apresentam altitudes inferiores a 200 metros. Logo, nos planaltos e planícies, embora a altitude seja menor, ela é positiva.
Altitudes do Relevo Brasileiro
- Pico da Neblina: 2993 metros
- Pico 31 de Março: 2972 metros
- Pico da Bandeira: 2891 metros
Altitude de Algumas Cidades Brasileiras
- São Paulo: 792 metros
- Campos do Jordão: 1628 metros
- Brasília: 1100 metros
- Belo Horizonte: 858 metros
- Rio de Janeiro: 10 metros
Altitude e Latitude
Há muita confusão entre os conceitos de altitude e latitude. Veja abaixo as diferenças entre eles:
- Altitude: designa a elevação vertical de determinado ponto em relação ao nível do mar. Quanto mais alta for a altitude, menor será a temperatura. Ela é geralmente medida em metros.
- Latitude: determina a distância da Linha do Equador (latitude de 0º) medida ao longo do Meridiano de Greenwich. Quanto mais elevadas as latitudes, menores serão as temperaturas. Ela é medida em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul.
Saiba também sobre o conceito de Latitude e Longitude.
Curiosidade
Os países baixos (Holanda) recebe esse nome pois grande parte está localizado abaixo do nível do mar. A altitude mais baixa é a cidade de Nieuwerkerk aan den IJssel, que está localizada a 6,76 metros abaixo do nível do mar.
O Mar Morto é considerado o ponto mais baixo da superfície da Terra, com cerca de 430 metros abaixo do nível do mar. Esse fato ocorre devido à sua localização na região do Vale do Rift, uma grande falha geológica que se estende por mais de 6.000 km da Síria até o sul da África.
MARQUES, Vinícius. Altitude: medição, consequências e pontos mais elevados. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/altitude/. Acesso em: