Pico da Neblina


O Pico da Neblina é a montanha mais alta do Brasil com aproximadamente 2995 metros de altitude. Localizado no norte do país, no estado do Amazonas, mais precisamente no município de São Gabriel da Cachoeira, ele faz parte das montanhas da Serra do Imeri, na fronteira com a Venezuela.​

Pico da Neblina

Parque Nacional do Pico da Neblina

O Pico da Neblina está localizado numa reserva natural chamada de “Parque Nacional do Pico da Neblina”, criado em 5 de junho de 1979 na cidade de Santa Isabel do Rio Negro.

Além dele, no parque, está o Pico 31 de Março, o segundo mais alto do Brasil com 2.975 metros de altitude aproximadamente.

O local tem acesso limitado à população posto que é uma reserva dos índios ianomâmis. No lado Venezuelano chama-se “Parque Nacional Cerro de La Neblina”.

Principais Características

Relevo

A formação geológica do Pico da Neblina é chamada de maciços antigos (escudos cristalinos) com rochas cristalinas e sedimentares. Está localizado no Planalto das Guianas. No geral, o relevo da região é formado por morros, serras, rios, cachoeiras e algumas depressões.

Fauna e Flora

O local em que o Pico da Neblina está inserido é no bioma da Amazônia que apresenta grande biodiversidade em termos de fauna e flora.

A vegetação é formada por matas de terra firme, igapós e a Floresta da Amazônia (maior Floresta Tropical do mundo), com presença de árvores de grande porte.

Em relação à fauna, diversos animais de habitam o local: macacos, onças, antas, cobras, jacarés, morcegos, tucanos, araras, pica-paus, roedores, sapos e borboletas, entre outros.

Que tal conferir os artigos sobre a fauna da Amazônia?

Clima

Os climas presentes no Pico da Neblina são o clima tropical úmido e o clima tropical de altitude, que apresentam temperaturas elevadas (já que está próximo da Linha do Equador) e alta pluviosidade. Ainda que a média de temperatura seja de 25° C, no cume do pico ela pode chegar a 0° C.

Turismo

Embora a região apresente uma infraestrutura turística pouco desenvolvida, a escalada é a principal atividade desenvolvida no Pico da Neblina. Ele foi escalado pela primeira vez em 1965.

Curiosidade

O nome do Pico está associado a quantidade de neblina que existe em seu cume, uma vez que apresenta a maior altitude do país.

Leia também: Estado do Amazonas.