Amazônia


A Amazônia é o maior bioma brasileiro com um território que corresponde a 4.196.943 milhões de Km² e abrange nove países, a saber: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname.

AmazôniaRio Amazonas

Considerada a maior reserva de madeira tropical do mundo, a Amazônia é composta aproximadamente de 2.500 espécies de árvores e abriga cerca de 30 mil espécies de plantas das 100 mil existentes em toda a América do Sul.

A Floresta Amazônica, contida no bioma Amazônia é considerada a maior floresta tropical do mundo.

Se quiser saber mais sobre os biomas do país, acesse: Biomas Brasileiros.

Características

Segue abaixo as principais caraterísticas do bioma Amazônia:

Clima

O clima da Amazônia é Equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas e grande índice pluviométrico (chuvas).

Relevo

O relevo amazônico é formado de planície de inundação (várzeas), planalto amazônico e escudos cristalinos; e, na maioria dos casos, não apresenta altitudes acima de 200 metros. Contudo, o Pico da Neblina, considerado o ponto mais alto do Brasil localiza-se no norte do estado do Amazonas com altitude de 3.014 metros.

Vegetação

A vegetação na Amazônia é muito diversa e apresenta um conjunto de ecossistemas dispersos nas florestas existentes, a saber: Floresta de Várzea, Floresta de Igapó, Floresta de Igarapé, Floresta de Terra Firme e Floresta Montanhosas Andinas.

Hidrografia

A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo e seu principal rio, o Amazonas, é o maior rio do mundo em volume de água com mais de 7 mil afluentes. Outros rios que fazem parte da hidrografia da Amazônia são: Araguaia, Nhamundá, Negro, Solimões, Tocantins, Trombetas, Xingu, Purus, Juruá, Japurá, Madeira, Tapajós, Branco.

Fauna e Flora

A Amazônia abrange a maior floresta pluvial e tropical do mundo, a Floresta Amazônica que abriga inúmeras espécies de animais e plantas o que lhe confere a maior em biodiversidade do mundo.

Alguns dos animais presentes no bioma da amazônia são: anta, preguiça, sagui-de-bigode, ariranha, suçuarana, arara-vermelha, tucano, morcego, tamanduá, cateto, cachorro-vinagre, gato-maracajá, macaco-aranha, macaco-barrigudo, irara, jaguatirica, jaguarundi, jacaré-açu,onça-pintada, peixe-boi, enguias, piranha, pirarucu, sucuri, bugio, boto cor-de-rosa.

As árvores nativas da Amazônia são: andiroba, pupunha, açaí, seringueira, mogno, cedro, sumaúma, castanha-do-pará.

Para saber mais:

Impactos Ambientais

Muitos problemas ambientais causam o desequilíbrio dos ecossistemas presentes na Amazônia. Como exemplo, podemos destacar as queimadas, garimpagem, agro pastoreio, desmatamento, contrabando de animais e plantas silvestres, disputa de terras, assentamentos humanos, caça e pesca ilegais, falta de fiscalização.

Estudos indicam que grande parte desse bioma já foi degradado pela ação humana, ou seja, o equivalente a quase 20% de seu total.

Esses problemas acarretam graves mudanças climáticas em todo o planeta, como por exemplo, o aquecimento global, visto que a Amazônia funciona como um "resfriador atmosférico" que auxilia na retirada de gás carbônico da atmosfera e por isso, a Floresta Amazônica é denominada de "Pulmão do Mundo".

Amazônia Legal

A Amazônia Legal, criada em 1953 corresponde a uma área que abrange nove estados do Brasil: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

Com área de 5.215.423 km² a Amazônia legal correspondente aproximadamente 60% do território brasileiro, sendo seu principal objetivo o desenvolvimento da região econômico e social da região.

Leia Vegetação do Brasil.