Amazônia


A Amazônia é um importante bioma com território que corresponde a 6,9 milhões de Km² e abrange nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname.

A parte brasileira equivale a 4.196.943 milhões de Km², sendo o maior bioma brasileiro.

Além do seu vasto território, uma outra característica que impressiona é a sua biodiversidade. Na Amazônia existem, aproximadamente, 2.500 espécies de árvores e cerca de 30 mil espécies de plantas, das 100 mil existentes em toda a América do Sul.

A floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo e a sua conservação é tema de discussões e financiamentos internacionais, especialmente pela sua importância na regulação da climática global.

Amazônia
A Amazônia apresenta vasto território e enorme biodiversidade

Características

Confira algumas das principais características do bioma Amazônia:

Clima

O clima da Amazônia é equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas e grande índice pluviométrico. As temperaturas médias anuais variam entre 22 e 28ºC, umidade do ar pode ultrapassar os 80% e o índice pluviométrico varia entre 1.400 a 3.500 mm por ano.

Relevo

O relevo amazônico é formado de planície de inundação (várzeas), planalto amazônico e escudos cristalinos. Na maioria dos casos, não apresenta altitudes acima de 200 metros.

Contudo, o Pico da Neblina, considerado o ponto mais alto do Brasil, localiza-se no norte do estado do Amazonas, com altitude de 3.014 metros.

  • Planície de inundação: Áreas periodicamente alagadas;
  • Planalto amazônico: Altura máxima de 200 metros;
  • Escudos cristalinos: Altitudes acima de 200 metros.

Hidrografia

A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo e seu principal rio, o Amazonas, é o maior rio do mundo em volume de água com mais de 7 mil afluentes.

Outros rios que fazem parte da hidrografia da Amazônia são: Araguaia, Nhamundá, Negro, Solimões, Tocantins, Trombetas, Xingu, Purus, Juruá, Japurá, Madeira, Tapajós, Branco.

Fauna

A floresta amazônica que abriga inúmeras espécies de animais, dos quais destacamos: anta, preguiça, sagui-de-bigode, ariranha, suçuarana, arara-vermelha, tucano, morcego, tamanduá, cateto, cachorro-vinagre, gato-maracajá, macaco-aranha, macaco-barrigudo, irara, jaguatirica, jaguarundi, jacaré-açu, onça-pintada, peixe-boi, enguias, piranha, pirarucu, sucuri, bugio, boto cor-de-rosa.

Flora

A vegetação da Amazônia é densa e formada por árvores de grande porte. Algumas das árvores nativas da Amazônia são: andiroba, pupunha, açaí, seringueira, mogno, cedro, sumaúma e castanheira.

Importância mundial

Você já deve ter ouvido falar que a Amazônia é importante para todo o planeta, essa afirmação é verdadeira e se baseia nos seguintes fatos:

  • Participa da regulação das chuvas em quase todo o Brasil;
  • Influência o regime de chuvas na América do Sul;
  • Representa a maior biodiversidade do planeta, sendo que muitas espécies ainda nem foram descobertas.
  • Atua na regulação do clima mundial;
  • Armazena bilhões de toneladas de carbono. As florestas desmatadas liberam grandes quantidades de gases de efeito estufa para a atmosfera.

Impactos ambientais

Desmatamento
O desmatamento da Amazônia cresce em ritmo alarmante

Muitos problemas ambientais causam o desequilíbrio dos ecossistemas presentes na Amazônia. Os principais são:

Estudos indicam que grande parte desse bioma já foi degradado pela ação humana, ou seja, o equivalente a quase 20% de seu total.

Um estudo publicado na revista Science, em fevereiro de 2018, afirma que a destruição da Amazônia chegou a um ponto sem volta. Isso porque mais de 20% da sua área já foi desmatada, o que pode gerar impactos profundos na manutenção de todo o ecossistema.

Um dos riscos é que a Amazônia transforme-se em uma grande savana em até 50 anos.

Como forma de frear as ameaças que colocam em risco a manutenção da floresta em pé, algumas ações podem ser adotadas e muitas delas já mostram resultados positivos.

Amazônia Legal

A Amazônia Legal, criada em 1953 corresponde a uma área que abrange nove estados do Brasil: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

Com área de 5.215.423 km² a Amazônia legal correspondente aproximadamente 60% do território brasileiro, sendo seu principal objetivo o desenvolvimento da região econômico e social da região.

Saiba mais, leia também:

Curiosidade

A Amazônia foi reconhecida como patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.