Hidrografia do Brasil


A Hidrografia do Brasil reúne um dos mais extensos e diversificados recursos hídricos do planeta. Possui 15% do total da água doce existente em todo o mundo.

Hidrografia do BrasilRegiões Hidrográficas do Brasil

Cada rio ou curso d'água brasileiro possui características próprias e complexas que resultam da combinação de vários aspectos geográficos da região onde estão localizados, entre eles, o clima, o relevo, a cobertura vegetal, como também da ação do homem na natureza.

Saiba mais sobre o tema: Bacia Hidrográfica.

Resumo

No Brasil as águas estão distribuídas em 12 regiões hidrográficas, onde foram agrupadas por bacias com rios de grande vazão, e micro bacias do litoral brasileiro, formadas por rios com pequena extensão e vazão.

Região Hidrográfica Amazônica

A Região Hidrográfica Amazônica ou Bacia Amazônica é formada pelo rio Amazonas e seus afluentes. Ocupa uma área 3.843.402 km², que corresponde a 44,63% do território nacional. Compreende os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso.

O rio Amazonas é o maior rio do mundo em volume de água e o segundo em extensão. Entre seus afluentes estão o Javari, Juruá, Jutaí, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu, na sua margem direita; e os rios Iça, Japurá, Negro, Trombetas e Jari, na sua margem esquerda.

Região Hidrográfica Tocantins Araguaia

A Região Hidrográfica Tocantins Araguaia ou Bacia Tocantis-Araguaia, se estende por uma área de 967.059 km² o que representa 11,36% do território nacional. Compreende os Estados de Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal.

Na Região Tocantins, com uma extensão de 2.600 km, o rio Araguaia abriga a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal.

Os principais afluentes da Bacia Tocantins Araguaia são: Formoso, Garças, Bagagem, Tocantizinho, Paraná, Manuel Alves Grande, Rio Sono e Santa Tereza.

Região Hidrográfica do Paraná

A Região Hidrográfica do Paraná ou Bacia do Paraná ocupa uma área de 879.860 km², o que corresponde a 10,33% do território nacional. Compreende os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e o Distrito Federal, área de maior desenvolvimento econômico do país.

O rio Paraná, com uma extensão de 2.750 km, até sua foz, nasce entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul e corre na fronteira do Brasil e Paraguai, até o rio Iguaçu. Entre seus afluentes estão o rio Grande, Iguaçu, Paranaíba, Paranapanema, Paraná e Tietê.

Região Hidrográfica do São Francisco

A Região Hidrográfica do São Francisco ou Bacia do Rio São Francisco ocupa uma área de 641.000 km², o que corresponde a 7,52% do território nacional. Abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e também o Distrito Federal.

O rio São Francisco atravessa o Sertão nordestino, a região mais seca do Brasil. Suas águas são usadas para abastecimento, lazer e irrigação. Tem mais de 2.000 km de trecho navegáveis.

Entre seus 158 afluentes 90 são perenes e 68 são temporários. Entre eles estão o rio Das Velhas, Abaeté, Correntes, Jequitaí, Rio Verde Grande, Paracatu.

Região Hidrográfica do Paraguai

ARegião Hidrográfica do Paraguai ou Bacia do Paraguai ocupa uma área de 361,35 km². Ocupa os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O rio Paraguai, nasce na Chapada dos Parecis, no estado do Mato Grosso. Ao longo do seu percurso em direção ao sul, recebe vários afluentes, entre eles, o rio Cuiabá, Taquari, São Lourenço, Negro e Miranda.

O rio atravessa o Pantanal Mato-Grossense, considerado uma das maiores áreas úmidas contínuas do planeta. O Pantanal funciona como um grande reservatório que retém a maior parte da água oriunda do planalto e regula a vazão do rio Paraguai.

Região Hidrográfica do Uruguai

A Região Hidrográfica do Uruguai ou Bacia do Uruguai ocupa uma área de 174.612 km², o que corresponde a 2,05% do território nacional. Marca a divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também entre o Brasil e a Argentina. Seus principais afluentes são o rio Chapecó, Passo Fundo, Peixe e Várzea.

Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental

A Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental ou Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental ocupa uma área de 254.100 km², que corresponde a 2,98% do território nacional. Compreende o Estado do Maranhão e uma pequena porção do Pará. Fazem parte da região os rios Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Mearim e Itapecuru.

Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental

A Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental ou Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental ocupa uma área de 287.348 km², que corresponde a 3,37% do território nacional. Compreende os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A região apresenta baixa disponibilidade de água principalmente no período de estiagem, são eles, o Capibaribe, Paraíba, Jaguaribe e Acaraú.

Região Hidrográfica do Parnaíba

A Região Hidrográfica do Parnaíba ou Bacia do Parnaíba ocupa uma área de 344.112 km², que corresponde a 4,04% do território nacional. Compreende os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. A maioria de seus afluentes são perenes e supridos por águas pluviais e subterrâneas.

Região Hidrográfica Atlântico Leste

A Região Hidrográfica do Atlântico Leste ou Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste ocupa uma área de 374.677 km², que corresponde a 4,4% do território nacional. Compreende parte dos estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Entre os rios principais estão o Paraguaçu, São Mateus, Pardo, Salinas, Contas, Jequitinhonha e Mucuri.

Região Hidrográfica Atlântico Sudeste

A Região Hidrográfica do Atlântico Sudeste ou Bacia Hidrográfica do Atlântico Sudeste ocupa uma área de 229.972 km², que corresponde a 2,7% do território nacional. Compreende os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e o litoral do Paraná. Seus principais rios são o rio Parnaíba do Sul e o rio Doce.

Região Hidrográfica Atlântico Sul

A Região Hidrográfica Atlântico Sul ou Bacia Hidrográfica Atlântico Sul ocupa uma área de 185.856km², que corresponde a 2,18% do território nacional. Tem início na divisa dos Estados de São Paulo e Paraná e se estende até o Arroio Chuí no extremo sul do país. compreende os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região predominam rios de pequeno porte que escoam diretamente para o mar. Com exceção para os rios Itajaí e Capivari em Santa Catarina que apresentam maior volume de água. São encontrados rios de grande porte como Taquari-Antas, Jacuí, Vacacaí e Camaquã.