Bacia Hidrográfica


A Bacia Hidrográfica, também chamada de Bacia de Drenagem, é uma região caracterizada pela captação de água da chuva que escoam pela chamada “rede de drenagem” (rede hidrográfica), formada pelos cursos de água como riachos, córregos, ribeirões e os rios, seus afluentes e subafluentes.

Em síntese, a bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio e seus afluentes. Importante destacar que dois aspectos são primordiais para a constituição das bacias hidrográficas: o relevo e a hidrografia.

Bacias Hidrográficas do Brasil

Bacia HidrográficaRegiões Hidrográficas do Brasil

O Brasil possui 12 regiões hidrográficas, das quais oito Bacias Hidrográficas se destacam:

Bacia Amazônica

Maior bacia hidrográfica do mundo, localizada na região norte do país, com aproximadamente 7 milhões de Km2 de extensão, no qual cerca de 4 milhões de Km2 estão no território brasileiro. O principal rio da Bacia Amazônica é o rio Amazonas, sendo seus principais afluentes os rios: Negro, Solimões, Madeira, Purus, Tapajós, Branco, Juruá, Xingu e Japurá.

Bacia do Tocantins-Araguaia

Maior bacia hidrográfica totalmente brasileira, a bacia do Tocantins-Araguaia, está localizada nas regiões norte e central do país e possui cerca de 2.500 km. Sua denominação advém da união dos nomes dos dois rios mais importantes da bacia: o Araguaia e o Tocantins.

Bacia do Rio Parnaíba

Localizada na região nordeste do país, a bacia do rio Parnaíba possui cerca de 340 mil Km2 de extensão. O principal rio é o Parnaíba e seus afluentes que merecem destaque são: Parnaíbinha, Gurguéia, Balsas, Medonho, Uruçuí-Preto, Poti, Canindé e Longa.

Bacia do Rio São Francisco

Localizada na região sudeste (Minas Gerais) e, em maior parte, na região nordeste do país, a bacia do rio São Francisco possui aproximadamente 640 mil Km2 de extensão. Seu principal rio é o rio São Francisco, popularmente chamado de “Velho Chico”, sendo seus principais afluentes os rios: Pardo, Paraopeba, Jequitaí, Pará, Abaeté, Grande, Verde e das Velhas.

Bacia do Paraná

Localizada na região sudeste e sul do Brasil, a bacia do Paraná possui cerca de 800 mil Km2 de extensão. O principal rio é o Paraná que recebe as águas de muitos afluentes com destaque para os rios: Grande, Tietê, Paranapanema.

Bacia do Rio Paraguai

Localizada na região centro oeste do país, a bacia do Paraguai possui cerca de 1.100.000 Km2 de extensão. O principal rio é o Paraguai, um dos afluentes do rio Paraná.

Bacia do Rio Paraíba do Sul

Localizada na região sudeste, a Bacia do rio Paraíba do Sul possui cerca de 60 mil Km2 de extensão. Seu principal rio é o Paraíba do Sul, que banha os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Seus principais afluentes são os rios: Paraibuna, Jaguari, Buquira, Pomba, Piabanha e Muriaé.

Bacia do Rio Uruguai

Localizada na região sul do Brasil, a bacia do rio Uruguai possui aproximadamente 385 mil Km2 de extensão, donde 180.000 Km2 estão no território brasileiro. Seu principal rio é o Uruguai com destaque para seus afluentes: Peixe, Chapecó, Peperi-Guaçu, Passo Fundo, Ijuí, Negro e da Várzea.

Para saber mais sobre o tema, acesse o link: Hidrografia do Brasil.

Bacia Platina

A Bacia do rio da Prata (Bacia Platina), formada pelas Bacias do Uruguai, Paraná e Paraguai, é considerada uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, com cerca de 3 milhões Km2 de extensão, donde 1,4 milhão Km2 está localizada em território brasileiro.