Coordenadas Geográficas: como ler e localizar
As Coordenadas Geográficas são um sistema de mapeamento global usadas pela cartografia e baseadas em linhas imaginárias, ou seja, riscas sobre a superfície terrestre e alinhadas ao eixo de rotação do planeta.
Esse método de mapeamento remonta aos antigos impérios babilônicos e fenícios. Contudo, ganhou mais notoriedade quando o filósofo grego Ptolomeu definiu que um círculo completo poderia ser dividido em 360 partes (graus) iguais, constituindo 360°.
Localizar Coordenadas Geográficas
Estas linhas imaginárias que formam as coordenadas geográficas seguem caminhos horizontais e verticais, os quais são definidos como latitude e longitude, respectivamente.
É o cruzamento entre essas duas linhas (latitudes e longitudes) que determinam uma coordenada geográfica, que sempre vai ser representada primeiro por sua Latitude e depois por sua Longitude.
As principais referências para localização são: a Linha do Equador (marco inicial das Latitudes) e o Meridiano de Greenwich (marco inicial das Longitudes).
Para representar as coordenadas, devemos sempre iniciar pelo valor da Latitude, e depois da Longitude. Por exemplo, a cidade de Buenos Aires localiza-se no ponto: 34° 36' 13'' S e 58° 22' 54'' O. A leitura da cidade destacada deve ser feita como 34 graus, 36 minutos e 13 segundos Sul e 58 graus, 22 minutos e 54 segundos Oeste.
Atualmente temos o GPS (Sistema de Posicionamento Global) para informar nossa localização com maior facilidade. Até mesmo o GPS recorre às coordenadas de Latitude e Longitude, mas de maneira automática.
Para saber mais: Meridiano de Greenwich e Linha do Equador
Algumas Coordenadas Geográficas
- Berlim: 52º 30' 00" N / 13º 25' 48" L
- Brasília: 15° 50' 00" S / 48º 02' 06" O
- Hong Kong: 22°16'42" N / 114°10'05" L
- Jerusalém: 31º 46' 48" N / 35º 13' 12" L
- Londres: 51°29'52" N / 0° O
- Sidnei: 33°53'46" S / 151°12'21" L
- Tóquio: 35º 42' 00" N / 139º 46' 12" L
- Washington: 38º 54' 00" N / 77º 01' 12" O
Pontos Cardeais
Os Pontos Cardeais (N=Norte/North, S=Sul/South, E ou L=Leste/East, O=Oeste/West) são utilizados para orientar as indicações das coordenadas geográficas. Esses pontos são medidos em graus e podem variar de 0° a 90° Norte/Sul (latitude) e de 0° a 180° Leste/Oeste.
Para localizar um ponto com maior exatidão, cada 1° se subdivide em 60 minutos (60'), que se dividem em até 60 segundos (60") cada.
Veja também:
Paralelos e Meridianos
Os Paralelos (também chamados latitudes) são as linhas que dividem a o globo horizontalmente, alinhadas às do Equador, um paralelo por definição.
Da Linha do Equador (0°) até as extremidades da esfera terrestre, teremos 90° N para polo geográfico norte, também chamado Boreal ou Setentrional e divididos em termos numéricos positivos.
Por sua vez, abaixo da coordenada 0°, teremos - 90° (ou 90° Sul), que se dirigem ao polo geográfico sul, também denominado Austral ou Meridional e considerados em termos numéricos negativos.
Os principais paralelos são:
- Linha do Equador
- Trópico de Câncer
- Trópico de Capricórnio
- Círculo Polar Ártico
- Círculo Polar Antártico
Tanto a Linha do Equador como o Trópico de Capricórnio atravessam o Brasil. O primeiro, atravessa os estados do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima, enquanto o segundo passa por Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Em contrapartida, os Meridianos (ou longitudes) são as linhas imaginárias que dividem a esfera terrestre verticalmente, partindo do polo Norte até o polo Sul.
O principal marco meridional, por convenção, é a cidade de Greenwich, próxima à Londres, na Inglaterra. As longitudes também recebem valores positivos ou negativos, conforme a orientação cardeal.
Assim, para aquelas coordenadas que estão a Leste (Oriental) do Meridiano de Greenwich, os valores crescem até 180° L. Já para o outro lado, ou seja, à Oeste (Ocidental) do meridiano 0°, os valores decrescem até -180° (ou 180° O).
Vale lembrar que, na exata linha de 180° Leste e Oeste, os meridianos se encontram e formam a chamada Linha Internacional da Mudança de Data. Ela serve para estabelecer a passagem de um dia para o outro e se localiza no meio do Oceano Pacífico, atravessando uma região pouquíssimo habitada.
Note que, além de servirem como localização, as longitudes determinam os fusos horários mundiais. As latitudes, por sua vez, determinam as zonas climáticas da Terra, devido à incidência dos raios solares.
Para entender melhor:
- O que é Cartografia?
- Paralelos e Meridianos
- Exercícios sobre rosa dos ventos (com gabarito)
- Bússola: o que é e para quê serve (entenda como funciona)
- Geografia no Enem (2024): assuntos que mais caem
MARQUES, Vinícius. Coordenadas Geográficas: como ler e localizar. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/coordenadas-geograficas/. Acesso em: