Coordenadas Geográficas


As Coordenadas Geográficas são um sistema de mapeamento global utilizadas pela cartografia e baseado em linhas imaginárias, ou seja, riscas sobre a superfície terrestre e alinhadas ao eixo de rotação do planeta.

Esse método de mapeamento remonta aos antigos impérios babilônicos e fenícios. Contudo, ficou patente quando o filósofo grego Ptolomeu definiu que um círculo completo poderia ser dividido em 360 partes (graus) iguais, constituindo 360°.

Localizar Coordenadas Geográficas

Coordenadas GeográficasGlobo Terrestre e as Principais Linhas Imaginárias

Estas linhas imaginárias que formam as coordenadas geográficas seguem caminhos horizontais e verticais, os quais são definidos como latitude e longitude, respectivamente.

A abreviatura "Lat." corresponde à “Latitude”, enquanto a abreviatura "Long." corresponde a “Longitude”. Note que as longitudes determinam os fusos horários mundiais, enquanto as latitudes determinam os tipos de clima da Terra, devido à incidência dos raios solares.

O GPS (Sistema de Posicionamento Global) informa nossa localização de acordo com as coordenadas de Latitude e Longitude.

Portanto, a sobreposição destas duas linhas imaginárias determinam a posição de uma coordenada geográfica, da qual as principais referências são: a Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich.

Para saber mais: Meridiano de Greenwich e Linha do Equador

Algumas Coordenadas Geográficas

  • Berlim: 52º 30' 00" N / 13º 25' 48" E
  • Brasília: 15° 50' 00" S/48º 02' 06" W
  • Hong Kong: 22º 15' 00" N/144º 10' 48" E
  • Jerusalém: 31º 46' 48" N/35º 13' 12" E
  • Londres: 43º 00' 00" N/81º 00' 00" W
  • Sidnei: 33º 32' 24" S/151º 49' 12" E
  • Tóquio: 35º 42' 00" N/139º 46' 12" E
  • Washington: 38º 54' 00" N/77º 01' 12" W

Pontos Cardeais

Coordenadas GeográficasRosa dos Ventos

Os pontos cardeais (N=Norte/North, S=Sul/South, E ou L=Leste/East, O=Oeste/West) são utilizados para orientar as indicações das coordenadas geográficas, para as quais se convencionou uma letra e um número, divididos por graduação (graus, minutos e segundos).

Portanto, para cada parte de 360, teremos 1°, o qual, por sua vez, se subdivide em 60 minutos (60'), que se dividem em até 60 segundos (60") cada.

Veja mais em: Pontos Cardeais

Paralelos e Meridianos

Coordenadas GeográficasGlobo Terrestre

Os Paralelos (também chamados latitudes) são as linhas que dividem a o globo horizontalmente, alinhadas às do Equador, um paralelo por definição.

Da Linha do Equador (0°) até as extremidades da esfera terrestre, teremos 90° para polo geográfico norte, também chamado Boreal ou Setentrional e divididos em termos numéricos positivos.

Por sua vez, abaixo da coordenada 0°, teremos - 90° que se dirigem ao polo geográfico sul, também denominado Austral ou Meridional e considerados em termos numéricos negativos.

Em suma, eles marcam a distância referente à linha do Equador, visto que os paralelos formam um ângulo entre o Equador e a coordenada estimada.

Em contrapartida, os Meridianos (ou longitudes) são as linhas imaginárias que dividem a esfera terrestre verticalmente, partindo do polo Norte até o polo Sul e cruzando com os paralelos para determinar as coordenadas.

O principal marco meridional, por convenção, é a cidade de Greenwich, próxima à Londres, na Inglaterra. As longitudes também recebem valores positivos ou negativos, de acordo com a orientação cardeal.

Assim, para aquelas coordenadas que estão a Leste (Oriental) do Meridiano de Greenwich, os valores crescem até 180°. Já para o outro lado, ou seja, à Oeste (Ocidental) do meridiano 0°, os valores decrescem até -180°.

Dessa forma, as longitudes constituem a distância efetiva entre a coordenada estabelecida e o meridiano de Greenwich, com quem forma um ângulo.

Para entender melhor: Paralelos e Meridianos