Polo norte

O polo norte é um dos polos do eixo da rotação da Terra e encontra-se sobre o Oceano Ártico.

Localiza-se entre os paralelos 66º e 90º de latitude norte e não possui longitude porque é a convergência de todos os meridianos.

Polo norte e polo sul

Por terem nomes parecidos, muitos confundem o polo norte (Ártico) e o polo sul (Antártica).

Embora estejam no eixo da Terra e terem as temperaturas bem baixas, existem algumas diferenças entre eles.

O polo sul, por exemplo, é mais frio que o polo norte e ali vive o pinguim; já o polo norte é a morada dos ursos polares.

O Ártico não é um continente, enquanto a Antártica sim.

O próprio nome pode ajudar a desfazer a confusão. Afinal, "Ártico" vem do grego, "aktos", que significa urso, uma referência à estrela polar que se encontra perto das constelações da Ursa Maior e Ursa Menor.

Por outra parte, o Polo Sul está no continente Antártico, uma palavra que também tem origem grega. "Anti" é o prefixo que significa "em oposição a" e desta maneira, antártico é o que está oposto ao ártico.

Polo norte magnético e geográfico

Para entender o que é o polo magnético é preciso lembrar que a Terra é um grande imã.

O núcleo da Terra é formado por ferro derretido, o que gera o campo magnético. Este é o responsável por guiar animais como as tartarugas e as aves em suas migrações.

Também é o que orienta a agulha da bússola e o Sistema de Posicionamento Global (GPS)

Polo norte magnético

O polo norte magnético é o ponto exato que marca a bússola.

Ele se encontra a uns 1600 km do Polo Norte (Ártico), perto da ilha de Bathurst, no Canadá. Isto quer dizer que o polo magnético e o geográfico não são o mesmo.

O polo norte é variável e se desloca uns 40 km a cada ano.

Polo norte geográfico

O Polo Norte Geográfico também é chamado de polo norte verdadeiro e está localizado no Oceano Ártico. Ao contrário do polo norte magnético, ele não sofre alterações.

Ele coincide com o cruzamento dos meridianos e por isso, nesta região, o sol se levanta e se põe somente uma vez ao ano.

Mapa do polo norte

Mapa do Polo Norte
Mapa do Polo Norte e os países que estão mais perto deste território

Cinco países têm a possibilidade de explorar economicamente o Polo Norte: Estados Unidos, Rússia, Noruega, Dinamarca e Canadá. Quem administra a exploração econômica e territorial é a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, ligada à ONU.

Não existe nenhum povo autóctone no polo norte, mas os inuítes (antigamente chamados erroneamente de esquimós) vivem em regiões próximas como o Alasca, Groenlândia e Canadá.

Clima e animais do polo norte

O clima do Polo Norte é extremamente frio. No inverno, as temperaturas podem alcançar a -40ºC, enquanto no verão não ultrapassam 0º. Sendo assim, não há distinção das quatro estações.

Assim, existe neve todo o ano e sua fauna é composta por animais de grande porte como o urso polar, a foca, a morsa, o lobo ártico e a baleia.

A vegetação é a tundra e é constituída por flores e até árvores que souberam se adaptar e não precisaram fixar suas raízes na terra.

Há mais textos sobre o polo norte para você: