Ártico


O Ártico é uma região localizada no extremo norte do planeta e juntamente ao Oceano Ártico e ao Polo Norte (grande massa de gelo) constituem o Círculo Polar Ártico.

Para alguns estudiosos, o Ártico é considerado um continente que abrange um território de aproximadamente 20 milhões Km2.

Características da Região Ártica

A região ártica, uma das mais frias do planeta, abrange alguns países como o Alasca (EUA), Canadá, Groenlândia, Dinamarca, Islândia, Sibéria, Suécia, Noruega, Finlândia e Rússia.

Grande parte da região (cerca de 60%) é formada pelo Oceano Ártico (ou Mar Ártico) que permanece congelado quase o ano todo sendo formado por icebergs e banquisas (grandes blocos de gelo), e o restante (cerca de 40%) são as ilhas do ártico cuja maior delas é a Groenlândia.

O Ártico é o local que marca as temperaturas mais baixas do planeta podendo atingir até -60° C. No verão as temperaturas médias são de 10° C, sendo que a temperatura média anual da região é de aproximadamente -2ºC.

Com esse clima rigoroso, a fauna e flora da região do ártico é muito restrita, com algumas espécies de plantas e animais.

A vegetação do ártico é formada por taigas (floresta boreal) e tundras (pequenas vegetações, formadas por líquens, musgos, gramíneas e arbustos), típicas de climas frios.

Muitos animais sobrevivem às essas temperaturas desde peixes, baleias, focas, ursos, lebres, renas, raposas, dentre outros.

Esquimós

Os esquimós designam o grupo de habitantes da região ártica como Alasca, Sibéria e Groenlândia.

São povos indígenas que possuem uma cultura própria e bem distinta desde linguagem, alimentação, vestimentas, relações e estruturas sociais, dentre outras.

Questões Ambientais

Alguns projetos da atualidade visam a salvação dessa parte tão importante do planeta, rica em petróleo e gás natural, do qual todos nós dependemos e que todavia, está sofrendo com a pesca predatória e a exploração de muitas empresas, sobretudo, de petróleo.

Sem espanto, essa exploração gera consequências desastrosas e, ademais, com aquecimento global e muitos outros problemas ambientais decorrentes da ação humana, o gelo das calotas polares, existentes na região ártica, derretem cada vez mais.

Pesquisas apontam que nos últimos 30 anos, 3/4 das calotas polares foi derretida, número assustador que demostra o desequilíbrio ambiental que assola a região. O maior degelo constatado no oceano ártico, ocorreu em setembro de 2007.

Curiosidade

  • A temperatura mais baixa registrada na região ártica foi de aproximadamente -68 °C, na Rússia.
  • Da região ártica é possível presenciar o fenômeno da aurora boreal causado pelo impacto dos ventos solares com o campo magnético do planeta terra, que resulta num dos mais belos fenômenos da natureza repleto de luzes.