Pirâmide Etária: conceito e exemplos
As Pirâmides Etárias, demográficas ou populacionais, são gráficos ilustrativos que mostram as tendências no crescimento da população durante um determinado período.
Nela são dimensionados fatores como a expectativa de vida e as taxas de mortalidade de uma determinada população.
Qual a sua Importância?
É uma ferramenta essencial nos estudos sobre qualidade de vida. Ele tem correspondência direta com os dados do PIB (Produto Interno Bruto) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Essa metodologia distingue quantitativamente as informações de gênero e faixas etárias (idade), mostrando informações vitais para o planejamento público em termos socioeconômicos.
Através da pirâmide etária é possível delimitar as estratégias governamentais a médio e longo prazos para gestão de recursos.
Se a população tende a um aumento no número de jovens, serão necessários investimentos que deem suporte para esse crescimento populacional. Por outro lado, se tende ao envelhecimento, medidas de amparo ao idoso serão necessárias.
Esse fenômeno pode ser perigoso se considerarmos que numa pirâmide envelhecida serão inevitáveis os problemas previdenciários das futuras gerações. Isso porque é a população ativa que consegue manter as aposentadorias.
Tipos e Interpretações de Pirâmides Etárias
As pirâmides etárias podem ser:
- Jovens: quando pessoas de até 19 anos estão concebidos na base. Caracterizam-se pelas bases largas e topos estreitos.
- Adultas: quando pessoas entre 20 e 59 anos estão no corpo. Caracterizam-se pela base e pelos corpos largos.
- Envelhecidas: quando pessoas a partir de 60 ficam no topo da pirâmide. Caracterizam-se pela base menor que o corpo.
- Rejuvenescidas: Caracterizam-se pelo significativo aumento de jovens em relação à geração anterior.
A principal informação fornecida pelas Pirâmides Etárias diz respeito à expectativa de vida das populações, portanto, traduz-se em termos de qualidade de vida das mesmas.
Assim, quanto mais alta for esta pirâmide, melhores serão as condições de vida. Por outro lado, se ela é baixa e possui um topo estreito, significa que poucos conseguem chegar à velhice.
Se há uma queda na taxa de natalidade, a mesma resulta do planejamento familiar e da inclusão da mulher no mercado de trabalho.
Pirâmide de Países Desenvolvidos
À medida que as nações se desenvolvem socioeconomicamente, as pirâmides que as representam vão mudando de formato e assumem uma forma mais retangular.
A Pirâmide Etária acima representa o Japão. Esta pirâmide mostra uma grande quantidade de adultos e idosos, além de poucos jovens.
Isto evidencia uma baixa natalidade e leva a problemas no sistema de aposentadoria do país, uma vez que há poucos jovens trabalhando e pagando impostos.
Pirâmide de Países Subdesenvolvidos
Nos países subdesenvolvidos, a pirâmide tem a tendência em ser triangular.
A sua base larga indica que a população é jovem, pois a taxa de natalidade é maior. Entretanto, o seu topo estreito mostra que há pouca expectativa de vida.
O Gráfico
Já sabemos que as Pirâmides Etárias representam informações de gêneros e faixa etária. Esses dados são, na realidade, barras horizontais que sinalizam a faixa etária, cortadas por uma linha transversal, que divide a quantidade de pessoas conforme o sexo masculino ou feminino.
Desse modo, a sobreposição destes eixos geralmente assume contornos piramidais. Por sua vez, as barras inferiores são constituídas pelas populações mais jovens, as quais vão decrescendo de cima para baixo.
Quanto aos gêneros, as mulheres ficam dispostas do lado direito, enquanto os homens ficam do lado esquerdo.
Agora que já sabe como interpretar esses dados, conheça:
- Pirâmide Etária Brasileira
- Expectativa de Vida
- População Brasileira
- Teorias Demográficas
- Crescimento Vegetativo
- Taxa de Natalidade e Mortalidade
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
MARQUES, Vinícius. Pirâmide Etária: conceito e exemplos. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/piramide-etaria/. Acesso em: