Demografia

A Demografia é uma área do conhecimento que estuda a dinâmica das populações sejam elas humanas ou não.

Significa, literalmente, “estudo do povo”, pois esta palavra é a junção de "demos" (povo) e "grafia" (escrita,descrição). Também é chamada de “Geografia da População”, por se relacionar estreitamente com a Geografia.

Graças a demografia sabemos que a população da Terra é de 7260 bilhões de habitantes e pode chegar a 10 bilhões por volta do ano 2200.

No Brasil, o "Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)" é o encarregado por coletar e analisar os dados demográficos.

Conceito de demografia

A demografia baseia-se em dados estatísticos, para analisar, organizar e fornecer informações sobre a população de um território.

Os dados demográficos permitem um mapeamento das dimensões das estruturas sociais e entender a distribuição dos seres vivos pelo planeta. Igualmente, coleta informações socioculturais, econômicas, étnicas, acerca da sociedade como um todo ou de um grupo específico.

Estudar as populações é essencial para atender às suas necessidades. Através dos dados demográficos é possível saber, por exemplo, quantas escolas devem ser construídas em determinada zona.

Contudo, essas informações são também utilizadas por outros campos do saber com objetivo de aperfeiçoar a atuação do Estado em diversos seguimentos sociais.

Dados demográficos

Os principais dados e conceitos demográficos são:

  • População: indivíduos que habitam um determinado território.
  • Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos.
  • Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.
  • Taxa de Mortalidade: número de pessoas que morrem.
  • População Absoluta: índice geral da população de um determinado território.
  • Densidade Demográfica: percentual que mede o número de habitantes em certa área (hab/km2).
  • Crescimento Vegetativo: aponta o crescimento populacional, determinado pela taxa de natalidade, subtraída à taxa de mortalidade.
  • Crescimento Migratório: porcentagem do crescimento populacional num território, determinado pela taxa de imigração (pessoas que chegam), subtraída à taxa de emigração (pessoas que se mudam).

Mapa demográfico

Com os dados demográficos são elaborados mapas e gráficos que permitem visualizar a dinâmica populacional.

Mapa demográfico
Mapa demográfico do Brasil, segundo os dados do Censo de 2010 (IBGE) (adaptado)

O mapa acima retrata a densidade populacional no Brasil e também podemos distinguir os limites entre os estados da federação.

No entanto, a informação mais importante está expressa na legenda e nas cores. Em violeta vemos os estados brasileiros que têm a densidade populacional mais alta; e em verde e amarelo, aqueles que possuem uma densidade populacional menor.

Por isso, quanto mais escura for a cor, mais densidade populacional terá este estado. Por outro lado, a cor amarela, indica baixa densidade populacional nesta unidade da federação brasileira.

Origem da demografia

O estudo da demografia se intensificou após explosão demográfica provocada pela Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX.

No século XVIII, porém, Malthus já havia estudado aspectos sobre o crescimento populacional e seus perigos para a economia dos países.

No entanto, foi o francês Achille Guillard (1799-1876), com a obra “Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada” (1855), que usou o termo “demografia” pela primeira vez.

Em termos teóricos, o estudo da demografia se divide em três abordagens:

  • Demografia histórica: análise das informações demográficas ao longo do tempo;
  • Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados;
  • Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.

Temos mais textos sobre este assunto para você: