Pirâmide Etária Brasileira


A Pirâmide Etária Brasileira é a representação das tendências da população brasileira. Nela podemos perceber uma transformação paulatina, tal qual aquelas ocorridas nos países europeus, onde as populações são mais velhas.

Nas últimas décadas, o Brasil apresenta um gradual envelhecimento, o que resulta da queda na taxa de natalidade. A melhoria na qualidade e expectativa de vida da população é outro dos motivos desse envelhecimento.

Assim, o formato piramidal vai se desfazendo, dando lugar a uma “pirâmide” com a base em diminuição, enquanto o pico se alarga.

Pirâmide Etária BrasileiraPirâmide Etária Brasileira de acordo com o último censo, realizado em 2010

Características da Pirâmide Etária Brasileira

As características da Pirâmide Etária Brasileira são típicas de um país em franca transição demográfica, a qual vem apresentando-se de forma brusca ultimamente.

A taxa de natalidade está caindo num ritmo mais acentuado do que a taxa de mortalidade. Isso resulta numa expansão demográfica média anual de 1,17% na última década.

Graças ao elevado grau de desenvolvimento econômico, o índice de crescimento vegetativo era de 2,5% em 1960 e passou para 1,32%.

Com isso, aumentaram os investimentos nas áreas da saúde e educação, fazendo crescer a expectativa de vida da população.

Acresce que o planejamento familiar e a inclusão da mulher no mercado de trabalho estão levando o Brasil de um país jovem para uma nação adulta.

Evolução da Pirâmide Etária Brasileira

Na década de 1950, a média de idade brasileira era de 18 anos, quando o Brasil possuía em torno de 4,6% de idosos, 43,1% de adultos e 52,3% de jovens. Em 1980, faixas de idade inferiores ainda eram maiores que as superiores.

Em 2005 há uma ligeira alteração neste quadro. A faixa etária dos jovens cai para 46,5% do total, enquanto a de adultos sobe para 46,4% e a dos idosos sobe para 7,1%.

Pirâmide Etária BrasileiraPirâmide Etária Brasileira em 2005

Estima-se assim que o Brasil terá uma pirâmide etária semelhante a da França em no máximo 40 anos. Já em 2043, com menos pessoas a gerar e produzir renda, a população brasileira sofrerá um declínio e terá problemas na área da previdência social.

Definição de Pirâmide Etária

As Pirâmides Etárias são gráficos ilustrativos representados por desenhos em formatos triangulares (como numa pirâmide).

Nela se reúnem simbolicamente os habitantes divididos por faixa etária e sexo para dimensionar a proporção de idade por sexos. O intuito é visualizar tendências no crescimento populacional durante um determinado período.

Para saber mais: