Plano de aula de Geografia para 5º ano do Ensino Fundamental

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira o plano de aula de geografia para o 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.

Plano de aula 1 - Dinâmica Populacional

Plano de aula de Geografia (5º ano) - Dinâmica Populacional
Tema Dinâmicas Populacionais e Infraestrutura
Objetos de conhecimento Dinâmicas populacionais, Migrações, Condições de infraestrutura.
Habilidades (EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
Objetivos
  • Compreender as dinâmicas populacionais em sua Unidade da Federação.
  • Identificar as relações entre migrações e infraestrutura.
  • Refletir sobre os impactos das migrações na infraestrutura local.
Conteúdo
  • O que são dinâmicas populacionais?
  • Tipos de migrações.
  • Impacto das migrações na infraestrutura.
Duração Duas aulas de 50 minutos cada.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Mapas e gráficos relacionados à dinâmica populacional da Unidade da Federação;
  • Textos explicativos sobre migrações e infraestrutura;
  • Computador e projetor para apresentação de slides, se disponível.
Metodologia
  1. Introdução: explicação sobre o conceito de dinâmicas populacionais e sua relação com a infraestrutura na Unidade da Federação.
  2. Desenvolvimento: apresentação de dados e informações sobre a dinâmica populacional, migrações e infraestrutura na região em que os alunos vivem. Discussão sobre os impactos das migrações na infraestrutura local.
  3. Atividade em grupo: divisão da turma em grupos para realizar uma análise mais detalhada sobre a relação entre migrações e condições de infraestrutura em determinadas áreas da Unidade da Federação. Os alunos devem discutir e apresentar suas conclusões para a turma.
  4. Conclusão: discussão em sala de aula sobre as conclusões dos grupos e reflexão sobre a importância de entender as dinâmicas populacionais para o planejamento e desenvolvimento da região.
Avaliação
  • Participação dos alunos nas discussões e atividades em grupo.
  • Compreensão dos conceitos de dinâmicas populacionais e infraestrutura.
  • Capacidade de estabelecer relações entre migrações e condições de infraestrutura na Unidade da Federação em que vivem.

Atividade sobre Dinâmica Populacional

Preparação:

Antes da atividade, o professor deve dividir a turma em grupos de aproximadamente 4 a 5 alunos cada, considerando a heterogeneidade dos estudantes.

O professor deve preparar previamente materiais de apoio, como mapas, gráficos e textos explicativos sobre as migrações e as condições de infraestrutura na Unidade da Federação em estudo. Certifique-se de que os alunos compreendam o objetivo da atividade e as informações básicas sobre migrações e infraestrutura.

Início da Atividade:

Após a explicação inicial sobre dinâmicas populacionais e migrações, os grupos são formados e recebem os materiais de apoio. Os alunos devem analisar os dados fornecidos e discutir entre si como as migrações afetam as condições de infraestrutura em diferentes áreas da Unidade da Federação.

Encoraje os alunos a levantarem hipóteses, fazerem perguntas e pensarem criticamente sobre os dados apresentados.

Desenvolvimento da Atividade:

Durante a discussão em grupo, os alunos devem registrar suas observações, conclusões e possíveis soluções para os problemas identificados. O professor circula pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos os alunos.

Os grupos podem utilizar recursos como papel e caneta para fazerem esboços de mapas ou diagramas que ajudem a visualizar suas análises.

Fim da Atividade:

Após um tempo determinado, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, destacando as relações entre migrações e condições de infraestrutura. Durante as apresentações, os demais alunos devem prestar atenção, fazer perguntas e fornecer feedbacks construtivos. Ao final das apresentações, o professor pode conduzir uma discussão geral sobre as principais conclusões e insights obtidos pelos grupos.

Correção da Atividade:

A avaliação da atividade pode ocorrer de forma contínua, observando a participação e o envolvimento dos alunos durante as discussões em grupo e as apresentações.

O professor pode avaliar também a qualidade das conclusões apresentadas pelos grupos, verificando se os alunos conseguiram estabelecer conexões claras entre migrações e condições de infraestrutura.

Caso seja necessário, o professor pode fornecer feedback individualizado aos grupos, destacando pontos fortes e áreas de melhoria em suas análises.

Plano de aula 2 - Identidade étnico-racial e cultural

Plano de aula de Geografia (5º ano) - Identidade étnico-racial e cultural
Tema Identidade étnico-racial e cultural
Objetos de conhecimento Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais; Desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
Habilidades (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios
Objetivos
  • Compreender o conceito de identidade étnico-racial e cultural.
  • Reconhecer as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais entre grupos em diferentes territórios.
  • Refletir sobre as desigualdades sociais existentes em diferentes contextos.
Conteúdo
  • Conceito de identidade étnico-racial e cultural.
  • Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais em diferentes territórios.
  • Desigualdades sociais decorrentes das diferenças étnico-raciais e étnico-culturais.
Duração Duas aulas de 50 minutos cada.
Recursos didáticos
  • Quadro ou lousa.
  • Material audiovisual (vídeos, imagens).
  • Textos e materiais de apoio.
Metodologia
  1. Introdução:

    Apresentação do tema e conceito de identidade étnico-racial e cultural.
    Exploração de exemplos de diferenças étnico-raciais e étnico-culturais em diferentes contextos.

  2. Desenvolvimento :

    Discussão em sala de aula sobre as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais observadas pelos alunos em sua própria comunidade e em outras regiões.
    Análise de imagens, vídeos ou textos que exemplifiquem essas diferenças e suas consequências sociais.

  3. Atividade em grupo:

    Divisão da turma em grupos para realizar uma atividade prática, como a criação de um painel ou apresentação sobre as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais em diferentes territórios.
    Os grupos devem discutir e elaborar suas conclusões sobre as desigualdades sociais decorrentes dessas diferenças.

  4. Apresentação e debate:

    Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma.
    Abertura de espaço para perguntas e debate entre os grupos e toda a turma.

Avaliação
  • Participação dos alunos durante as discussões e atividades em grupo.
  • Qualidade das contribuições e análises apresentadas pelos alunos.
  • Capacidade de compreensão e reflexão sobre as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e suas consequências sociais.

Atividade sobre Identidade étnico-racial e cultural

Preparação:

Antes da atividade, divida a turma em grupos de aproximadamente 4 a 5 alunos, considerando a heterogeneidade dos estudantes. Prepare materiais de apoio, como textos explicativos, vídeos ou imagens que abordem a diversidade étnico-racial e cultural. Certifique-se de que os alunos compreendam o objetivo da atividade e tenham acesso às informações básicas sobre o tema.

Início da Atividade:

Após uma introdução sobre identidade étnico-racial e cultural, forme os grupos e forneça os materiais de apoio. Os alunos devem analisar os materiais e discutir entre si as diferenças étnico-raciais e culturais existentes em diferentes territórios. Encoraje-os a levantar questões, fazer conexões com suas próprias experiências e pensar criticamente sobre o assunto.

Desenvolvimento da Atividade:

Durante a discussão em grupo, os alunos devem registrar suas observações, conclusões e possíveis reflexões sobre as desigualdades sociais identificadas. O professor circula pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos. Os grupos podem utilizar recursos como papel e caneta para fazer anotações ou esboçar ideias.

Fim da Atividade:

Após um tempo determinado, cada grupo apresenta suas conclusões para a turma, destacando as diferenças étnico-raciais e culturais observadas e as desigualdades sociais identificadas.

Durante as apresentações, os demais alunos devem prestar atenção, fazer perguntas e oferecer feedback construtivo.

Ao final das apresentações, o professor pode conduzir uma discussão geral sobre as principais conclusões e insights obtidos pelos grupos.

Correção da Atividade:

A avaliação da atividade pode ocorrer de forma contínua, observando a participação e o engajamento dos alunos durante as discussões em grupo e as apresentações. O professor também pode avaliar a qualidade das conclusões apresentadas pelos grupos, verificando se os alunos conseguiram identificar e analisar as diferenças étnico-raciais e culturais, além de compreender as desigualdades sociais associadas a essas questões. Feedback individualizado pode ser fornecido para destacar pontos fortes e áreas de melhoria em suas análises.

Plano de aula 3 - Formas e funções das cidades

Plano de aula de Geografia (5º ano) - Formas e funções das cidades
Tema As cidades e suas transformações
Objetos de conhecimento Formas e funções das cidades; Mudanças sociais, econômicas e ambientais.
Habilidades (EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
Objetivos
  • Compreender o conceito de cidade e suas diversas funções.
  • Identificar as mudanças sociais, econômicas e ambientais decorrentes do crescimento urbano.
  • Analisar como o crescimento das cidades afeta a vida das pessoas.
Conteúdo
  • O que são cidades e suas características.
  • As funções das cidades: moradia, trabalho, lazer, comércio, serviços, entre outras.
  • Mudanças sociais, econômicas e ambientais causadas pelo crescimento urbano.
Duração Duas aulas de 50 minutos cada.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Imagens e mapas de cidades em diferentes momentos históricos;
  • Textos explicativos sobre o crescimento urbano e suas consequências.
Metodologia
  1. Introdução:

    Apresentação do tema e definição de cidade.
    Discussão sobre as funções das cidades e sua importância para a sociedade.

  2. Desenvolvimento:

    Exibição de imagens e mapas que representam o crescimento de cidades ao longo do tempo.
    Explicação sobre as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo crescimento urbano.

  3. Atividade prática em grupo:

    Divisão da turma em grupos.
    Cada grupo recebe uma imagem ou mapa de uma cidade em diferentes momentos históricos.
    Os alunos devem identificar e discutir as mudanças ocorridas na cidade ao longo do tempo, destacando as principais transformações sociais, econômicas e ambientais.

  4. Apresentação dos resultados:

    Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma.
    Discussão coletiva sobre as diferentes percepções e análises realizadas pelos grupos.

Avaliação
  • Participação dos alunos nas discussões em sala de aula e na atividade prática em grupo.
  • Compreensão das mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo crescimento urbano.
  • Capacidade de análise crítica das transformações nas formas e funções das cidades ao longo do tempo.

Atividade sobre Formas e Funções das Cidades

Preparação:

Antes da atividade, o professor deve dividir a turma em grupos de aproximadamente 4 a 5 alunos cada, considerando a heterogeneidade dos estudantes. O professor deve preparar previamente materiais de apoio, como mapas, imagens de diferentes cidades, gráficos e textos explicativos sobre as formas e funções das cidades. Certifique-se de que os alunos compreendam o objetivo da atividade e as informações básicas sobre as cidades.

Início da Atividade:

Após uma breve introdução sobre as formas e funções das cidades, os grupos são formados e recebem os materiais de apoio. Os alunos devem analisar os dados fornecidos e discutir entre si as características das cidades e as diferentes funções que desempenham. Encoraje os alunos a levantarem hipóteses, fazerem perguntas e pensarem criticamente sobre as informações apresentadas.

Desenvolvimento da Atividade:

Durante a discussão em grupo, os alunos devem registrar suas observações, conclusões e possíveis soluções para os problemas identificados. O professor circula pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação de todos os alunos. Os grupos podem utilizar recursos como papel e caneta para fazerem esboços de mapas ou diagramas que ajudem a visualizar suas análises.

Fim da Atividade:

Após um tempo determinado, cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, destacando as diferentes formas e funções das cidades analisadas. Durante as apresentações, os demais alunos devem prestar atenção, fazer perguntas e fornecer feedbacks construtivos.

Ao final das apresentações, o professor pode conduzir uma discussão geral sobre as principais características das cidades e as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.

Correção da Atividade:

A avaliação da atividade pode ocorrer de forma contínua, observando a participação e o envolvimento dos alunos durante as discussões em grupo e as apresentações.

O professor pode avaliar também a qualidade das conclusões apresentadas pelos grupos, verificando se os alunos conseguiram identificar e analisar as formas e funções das cidades de maneira coerente e crítica.

Caso seja necessário, o professor pode fornecer feedback individualizado aos grupos, destacando pontos fortes e áreas de melhoria em suas análises.

Veja também:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.