Crescimento populacional: o que é, como ocorre e o que influencia

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

O crescimento populacional refere-se ao aumento da quantidade de pessoas no planeta Terra.

Esse conceito está relacionado com a variação do número de habitantes em uma determinada região ou no mundo todo. É um tema importante para entender as mudanças na sociedade, economia e meio ambiente.

Ao longo da história houve períodos em que o crescimento da população esteve baixo e outros em que ele aumentou consideravelmente.

Isso ocorreu segundo fatores como a qualidade de vida dos indivíduos, as guerras, as epidemias, os avanços da medicina, etc.

Muitas descobertas e avanços da área médica foram fundamentais para que os séculos XX e XXI registrassem um elevado crescimento populacional. Nesse momento, o planeta passou a ter 2,5 bilhões de habitantes e até hoje esse número só tem aumentado.

Atualmente, a população mundial é de 8 bilhões de pessoas e, segundo dados do relatório da ONU (2023). As estimativas apontam que, em 30 anos, ela aumentará em até 2 bilhões.

Assim, em 2050 o planeta Terra contará com cerca de 9,7 bilhões de indivíduos. Isso poderá trazer muitas consequências negativas ao planeta Terra e a vida de seus habitantes, tais como:

  • Aumento da poluição e consequentemente do aquecimento global;
  • Degradação de ecossistemas terrestres e aquáticos;
  • Perda de espécies animais e vegetais;
  • Aumento da pobreza e da desigualdade social;
  • Escassez de alimentos e de água potável.

Quais fatores influenciam o crescimento populacional?

Muitos fatores estão relacionados com o aumento da população de um país, tais como:

  • Melhoria na qualidade de vida da população que consequentemente leva ao aumento da expectativa de vida;
  • Avanços das áreas da medicina e da tecnologia;
  • Aumento da taxa de natalidade (número de nascimentos) e do crescimento vegetativo (crescimento natural);
  • Diminuição dos índices de mortalidade infantil.

O crescimento da população mundial

O crescimento populacional no mundo foi positivo nos últimos anos na maior parte do mundo. Segundo dados do relatório da ONU (2023), é possível que em 2100 a população mundial chegue aos 10 bilhões de pessoas.

Atualmente, a taxa de crescimento demográfico está por volta de 1,2% ao ano, o que é baixo, contudo, o número de habitantes continua a subir.

É necessário ressaltar que em alguns países o número de habitantes não aumentou nas últimas décadas e possivelmente se manterá estável no futuro.

A projeção realizada pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/DESA) apresenta o aumento populacional dos continentes.

Dentre todos os continentes, o qual terá uma subida considerável na taxa populacional durante as próximas décadas será a África.

Gráfico População Mundial ONU.png
Fonte: Relatório Situação da População Mundial 2023 - ONU, 2023.

Nos outros continentes, a projeção se mostra mais estável com pequenos aumentos populacionais a partir de 2020 como a Ásia, a América do Norte e a América Latina e o Caribe (ALC). Já na Europa e na Oceania os números tendem a permanecer estáveis ou mesmo baixarem.

De modo a compreender melhor as taxas do crescimento populacional nos continentes entre os anos de 1950 e 2100, confira o gráfico abaixo:

dados crescimento população mundial

É importante referir que, de acordo com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/DESA), a taxa de crescimento anual foi maior nos países menos desenvolvidos.

Dessa forma, nota-se uma descida considerável nos países mais desenvolvidos, sendo que a maioria deles estão no continente europeu.

Taxa de Crescimento População Mundial
Fonte: Relatório Situação da População Mundial 2023 - ONU, 2023.

Sobre esse fator, o subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, Liu Zhenmin, afirma:

Muitas das populações que crescem mais rapidamente estão nos países mais pobres, onde o crescimento da população traz desafios adicionais ao esforço para erradicar a pobreza, alcançar uma maior igualdade, combater a fome e a malnutrição e fortalecer a cobertura e a qualidade dos sistemas de saúde e de educação para garantir que ninguém seja deixado para trás.

Entenda mais sobre a Densidade demográfica.

O crescimento da população brasileira

A evolução da população brasileira tem ocorrido de maneira natural nas últimas décadas.

Foi no século XX que houve uma explosão demográfica no Brasil, consequência da melhoria da qualidade e expectativa de vida da população. O pico demográfico aconteceu em 1960 e nas décadas seguintes esteve em declínio.

Segundo o IBGE, no último censo de 2022, a quantidade de habitantes no Brasil é de cerca de 203 milhões de pessoas.

Com isso, o Brasil ocupa o sétimo lugar dos países mais populosos do mundo, ficando atrás da Índia(1 429 921 746), da China, (1 429 921 746), dos Estados Unidos (339 987 103), da Indonésia (277 184 719), do Paquistão (240 215 932) e da Nigéria (223 899 057).

É provável que a taxa de crescimento populacional Brasil aumente nos últimos anos, no entanto, especialistas não preveem uma explosão demográfica.

crescimento da população brasileira
Gráfico de crescimento e projeção da população brasileira

Leia mais sobre a População brasileira.

Como calcular a taxa de crescimento de populacional?

O cálculo de crescimento populacional é baseado em dois dados:

  • Crescimento vegetativo (ou natural): corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, sendo calculado dessa forma: TN – TM = Total em %.
  • Crescimento absoluto: representa a variação do número de indivíduos em um determinado tempo, considerando os nascimentos, as mortes e o saldo migratório. O cálculo é feito da seguinte maneira: nascimentos – mortes + saldo migratório x 100 / população total = Total em %.

Leia também sobre alguns temas relacionados:

Referências Bibliográficas

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Organização das Nações Unidas (ONU - Brasil)
Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/DESA)

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.