Planos de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Confira os planos de aula inéditos de língua portuguesa para o 1º ano do Ensino Fundamental. Neles você encontra práticas de linguagem, objeto de conhecimento e habilidades de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

Plano de aula 1 - Escrita

Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Escrita
Tema Fonema e grafema
Práticas de linguagem Escrita (compartilhada e autônoma).
Objetos de conhecimento Correspondência fonema-grafema.
Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita.
Habilidades (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
Objetivos Aprender a escrever palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas.
Conteúdo Palavras com as letras g e j; s e z; x e ch; s, ss, ç e c.
Duração Entre uma hora e meia e duas horas.
Recursos didáticos Livro que vem sendo trabalhado nas aulas (Sugestão: 8 Jeitos de Mudar o Mundo para Crianças, de Sandra Aymone), vários cartazes - cada um com uma das palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas e ilustração da mesma -, caderno, lápis e borracha.
Metodologia No primeiro momento, o professor faz um ditado de palavras que façam parte do vocabulário de um livro que tem sido trabalhado nas aulas.

De seguida, o professor pede que cada um escreva uma frase relacionada ao mesmo livro.

Terminado o momento da escrita, o professor expõe vários cartazes - cada um com uma das palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas e ilustração da mesma - e conversa um pouco sobre elas e sobre as maiores dúvidas ortográficas que as pessoas têm.

Vendo os cartazes e conversando, o professor orienta que os próprios alunos corrijam as suas tarefas.
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Correção do ditado e das frases.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Ortografia: o que é, regras ortográficas e exercícios

Plano de aula 2 - Alfabetização

Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Alfabetização
Tema Alfabeto
Práticas de linguagem Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objetos de conhecimento

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto.

Habilidades (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
Objetivos Identificar as diversas grafias do alfabeto.
Conteúdo Letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
Duração Aproximadamente uma hora.
Recursos didáticos Folhas de atividades; livros, revistas, jornais; lista de compras, recado ou cartão escritos em letra cursiva.
Metodologia O professor mostra aos alunos e deixa que eles peguem e observem os seguintes materiais: livros, revistas, jornais e outros, escritos em letra cursiva - como cartão de felicitação de aniversário.

Após falar sobre as suas diferenças e onde costumam ser usados, o professor distribui uma folha de atividades de grafia para cada aluno para praticar o que acabou de aprender (abaixo).
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
Referências -
Atividade de grafia
Clique na imagem para imprimir

Plano de aula 3 - Alfabetização

Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Alfabetização
Tema Pontuação
Práticas de linguagem Análise linguística/semiótica (Alfabetização).
Objetos de conhecimento Pontuação.
Habilidades (EF01LP14) Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.
Objetivos Identificar ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação em textos.
Conteúdo Ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
Duração Aproximadamente 50 minutos.
Recursos didáticos Cinco folhas A5 plastificadas com ilustração do ponto final, três folhas com ilustração do ponto de interrogação e três folhas com ilustração do ponto de exclamação; folhas de papel pardo, canetão e massinha adesiva.
Metodologia Depois de ter explicado, em aula anterior, como cada ponto é utilizado, nesta aula, o professor escreverá dez frases no papel pardo e, em conjunto com os alunos, fará a sua pontuação colando as folhas dos pontos ilustrados com massinha adesiva.

É importante ler cada frase sem a pontuação e depois de pontuada, para que os alunos percebam as diferenças na entonação.
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Uso do ponto final (.)
Ponto de interrogação (?)
Ponto de exclamação (!)

Plano de aula 4 - Leitura/escuta

Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Leitura/escuta
Tema Regra de jogo
Práticas de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Objetos de conhecimento Compreensão em leitura.
Habilidades (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Objetivos Entender como brincar com um jogo novo mediante a leitura e a escuta das suas regras.
Conteúdo Compreensão em leitura.
Duração Aproximadamente duas horas e meia.
Recursos didáticos Folhas com regras de um jogo novo para cada aluno.

Sugestão: jogo da forca
Para esse jogo, precisamos de algumas folhas em branco e caneta para cada equipe jogar.
Metodologia O professor surpreende os alunos dizendo que naquela aula eles brincarão. Assim, diz que farão um jogo novo e, para tanto, têm que aprender as suas regras.

Sugestão: jogo da forca.

O professor distribui folhas com as regras para todos, pedindo que cada um leia em voz baixa e tente perceber como jogar.

À medida que leem e entendem as regras, os alunos devem partilhar com os colegas, enquanto o professor vai escrevendo no quadro como jogar.

Finalize a aula brincando, tal como prometido.
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Compreensão e interpretação de textos
Regra do jogo
Clique na imagem para imprimir

Plano de aula 5 - Oralidade

Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Oralidade
Tema Recitação
Práticas de linguagem Oralidade.
Objetos de conhecimento Produção de texto oral.
Habilidades (EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
Objetivos Recitar trava-línguas em voz alta com entonação adequada.
Conteúdo Trava-línguas
Duração Aproximadamente uma hora.
Recursos didáticos Folhas com trava-línguas para cada aluno.
Metodologia O professor distribui folhas com trava-línguas e as lê para mostrar aos alunos como elas devem ser recitadas.

De seguida, pede que leiam sozinhos e, à medida que se sentem confortáveis, pede que se voluntariem para ler.
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Trava-línguas infantis

Leia também:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).