Planos de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental)
Confira os planos de aula inéditos de língua portuguesa para o 1º ano do Ensino Fundamental. Neles você encontra práticas de linguagem, objeto de conhecimento e habilidades de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
Plano de aula 1 - Escrita
Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Escrita | |
---|---|
Tema | Fonema e grafema |
Práticas de linguagem | Escrita (compartilhada e autônoma). |
Objetos de conhecimento | Correspondência fonema-grafema. Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita. |
Habilidades | (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. |
Objetivos | Aprender a escrever palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas. |
Conteúdo | Palavras com as letras g e j; s e z; x e ch; s, ss, ç e c. |
Duração | Entre uma hora e meia e duas horas. |
Recursos didáticos | Livro que vem sendo trabalhado nas aulas (Sugestão: 8 Jeitos de Mudar o Mundo para Crianças, de Sandra Aymone), vários cartazes - cada um com uma das palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas e ilustração da mesma -, caderno, lápis e borracha. |
Metodologia | No primeiro momento, o professor faz um ditado de palavras que façam parte do vocabulário de um livro que tem sido trabalhado nas aulas. De seguida, o professor pede que cada um escreva uma frase relacionada ao mesmo livro. Terminado o momento da escrita, o professor expõe vários cartazes - cada um com uma das palavras que oferecem mais dúvidas ortográficas e ilustração da mesma - e conversa um pouco sobre elas e sobre as maiores dúvidas ortográficas que as pessoas têm. Vendo os cartazes e conversando, o professor orienta que os próprios alunos corrijam as suas tarefas. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção do ditado e das frases. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Ortografia: o que é, regras ortográficas e exercícios |
Plano de aula 2 - Alfabetização
Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Alfabetização | |
---|---|
Tema | Alfabeto |
Práticas de linguagem | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Objetos de conhecimento |
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto. |
Habilidades | (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. |
Objetivos | Identificar as diversas grafias do alfabeto. |
Conteúdo | Letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. |
Duração | Aproximadamente uma hora. |
Recursos didáticos | Folhas de atividades; livros, revistas, jornais; lista de compras, recado ou cartão escritos em letra cursiva. |
Metodologia | O professor mostra aos alunos e deixa que eles peguem e observem os seguintes materiais: livros, revistas, jornais e outros, escritos em letra cursiva - como cartão de felicitação de aniversário. Após falar sobre as suas diferenças e onde costumam ser usados, o professor distribui uma folha de atividades de grafia para cada aluno para praticar o que acabou de aprender (abaixo). |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. Correção da atividade. |
Referências | - |
![Atividade de grafia](https://static.todamateria.com.br/upload/at/iv/atividadedegrafia-cke.jpg)
Plano de aula 3 - Alfabetização
Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Alfabetização | |
---|---|
Tema | Pontuação |
Práticas de linguagem | Análise linguística/semiótica (Alfabetização). |
Objetos de conhecimento | Pontuação. |
Habilidades | (EF01LP14) Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação. |
Objetivos | Identificar ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação em textos. |
Conteúdo | Ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. |
Duração | Aproximadamente 50 minutos. |
Recursos didáticos | Cinco folhas A5 plastificadas com ilustração do ponto final, três folhas com ilustração do ponto de interrogação e três folhas com ilustração do ponto de exclamação; folhas de papel pardo, canetão e massinha adesiva. |
Metodologia | Depois de ter explicado, em aula anterior, como cada ponto é utilizado, nesta aula, o professor escreverá dez frases no papel pardo e, em conjunto com os alunos, fará a sua pontuação colando as folhas dos pontos ilustrados com massinha adesiva. É importante ler cada frase sem a pontuação e depois de pontuada, para que os alunos percebam as diferenças na entonação. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Uso do ponto final (.) Ponto de interrogação (?) Ponto de exclamação (!) |
Plano de aula 4 - Leitura/escuta
Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Leitura/escuta | |
---|---|
Tema | Regra de jogo |
Práticas de linguagem | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). |
Objetos de conhecimento | Compreensão em leitura. |
Habilidades | (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |
Objetivos | Entender como brincar com um jogo novo mediante a leitura e a escuta das suas regras. |
Conteúdo | Compreensão em leitura. |
Duração | Aproximadamente duas horas e meia. |
Recursos didáticos | Folhas com regras de um jogo novo para cada aluno. Sugestão: jogo da forca Para esse jogo, precisamos de algumas folhas em branco e caneta para cada equipe jogar. |
Metodologia | O professor surpreende os alunos dizendo que naquela aula eles brincarão. Assim, diz que farão um jogo novo e, para tanto, têm que aprender as suas regras. Sugestão: jogo da forca. O professor distribui folhas com as regras para todos, pedindo que cada um leia em voz baixa e tente perceber como jogar. À medida que leem e entendem as regras, os alunos devem partilhar com os colegas, enquanto o professor vai escrevendo no quadro como jogar. Finalize a aula brincando, tal como prometido. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Compreensão e interpretação de textos |
![Regra do jogo](https://static.todamateria.com.br/upload/re/gr/regraparajogo-cke.jpg?auto_optimize=low)
Plano de aula 5 - Oralidade
Plano de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental) - Oralidade | |
---|---|
Tema | Recitação |
Práticas de linguagem | Oralidade. |
Objetos de conhecimento | Produção de texto oral. |
Habilidades | (EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas. |
Objetivos | Recitar trava-línguas em voz alta com entonação adequada. |
Conteúdo | Trava-línguas |
Duração | Aproximadamente uma hora. |
Recursos didáticos | Folhas com trava-línguas para cada aluno. |
Metodologia | O professor distribui folhas com trava-línguas e as lê para mostrar aos alunos como elas devem ser recitadas. De seguida, pede que leiam sozinhos e, à medida que se sentem confortáveis, pede que se voluntariem para ler. |
Avaliação | Participação e esforço dos alunos. |
Referências | Veja também no Toda Matéria: Trava-línguas infantis |
Leia também:
- Atividades de português - 1º ano
- Atividades de alfabetização
- Atividades de História para o 1º ano (Ensino Fundamental)
- Atividades de História para o 2º ano (Ensino Fundamental)
- Letra cursiva: atividades de caligrafia para crianças
- Planos de aula de Português (2º ano do Ensino Fundamental)
- Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
FERNANDES, Márcia. Planos de aula de Português (1º ano do Ensino Fundamental). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/planos-de-aula-portugues-1-ano-ef/. Acesso em: