Ortografia

Márcia Fernandes

A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego "ortho", que quer dizer correto e "grafo", por sua vez, que significa escrita.

A ortografia se insere na Fonologia (estudo dos fonemas) e junto com a Morfologia e a Sintaxe são as partes que compõem a gramática.

A ortografia é influenciada pela etimologia e fonologia das palavras. Além disso, são feitas convenções entre os falantes de uma mesma língua que visam unificar a sua ortografia oficial. Trata-se dos acordos ortográficos.

Saiba mais sobre esse tema em Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O Alfabeto

A escrita é possível graças aos sinais gráficos ordenados que transcrevem os sons da linguagem.

Na nossa cultura, esses sinais são as letras, cujo conjunto é chamado de alfabeto.

A língua portuguesa tem 26 letras, três das quais são usadas em casos especiais: K, W e Y.

Emprego das letras K, W e Y

  • Siglas e símbolos: kg (quilograma), km (quilômetro), K (potássio).
  • Antropônimos (e respetivas palavras derivadas) originários de línguas estrangeiras: Kelly, Darwin, darwinismo.
  • Topônimos (e respetivas palavras derivadas) originários de línguas estrangeiras: Kosovo, Kuwait, kuwaitiano.
  • Palavras estrangeiras não adaptadas para o português: feedback, hardware, hobby.

Regras Ortográficas

Uso do x/ch

O x é utilizado nas seguintes situações:

  • Geralmente, depois dos ditongos: caixa, deixa, peixe.
  • Depois da sílaba -me: mexer, mexido, mexicano.
  • Palavras com origem indígena ou africana: xará, xavante, xingar.
  • Depois da sílaba inicial -en: enxofre, enxada, enxame.

Exceção: O verbo encher escreve-se com ch. O mesmo acontece com as palavras que dele derivem: enchente, encharcar, enchido.


Escreve-se com x

Escreve-se com ch
bexigabochecha
bruxaboliche
caxumbabroche
elixircachaça
faxinachuchu
graxacolcha
lagartixafachada
mexericomochila
xerifesalsicha
xícaratocha

Uso do h

O h é utilizado nas seguintes situações:

  • No final de algumas interjeições: Ah!, Oh!, Uh!
  • Por força da etimologia: habilidade, hoje, homem.
  • Nos dígrafos ch, lh, nh: flecha, vermelho, manha.
  • Nas palavras compostas: mini-hotel, sobre-humano, super-homem.

Exceção: A palavra Bahia quando se refere ao estado é uma exceção. O acidente geográfico baía é grafado sem h.

Uso do s/z

O s é utilizado nas seguintes situações:

  • Nos adjetivos terminados pelos sufixos -oso/-osa que indicam grande quantidade, estado ou circunstância: bondoso, feiosa, oleoso.
  • Nos sufixo -ês, -esa, -isa que indicam origem, título ou profissão: marquês, francesa, poetisa.
  • Depois de ditongos: coisa, maisena, lousa.
  • Na conjugação dos verbos pôr e querer: pôs, quis, quiseram.

O z, por sua vez, é utilizado nas seguintes situações:

  • Nos sufixos -ez/-eza que formam substantivos a partir de adjetivos: magro - magreza, belo - beleza, grande - grandeza.
  • No sufixo - izar, que forma verbo: atualizar, batizar, hospitalizar.

Escreve-se com s

Escreve-se com z
alisaramizade
análiseaprazível
atrásazar
atravésazia
avisodesprezo
gásgiz
groselhaprazer
invésrodízio
justalvez
usoverniz

Uso do g/j

O g é utilizado nas seguintes situações:

  • Nas palavras que terminem em -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio: presságio, régio, litígio, relógio, refúgio.
  • Nos substantivos que terminem em -gem: alavancagem, vagem, viagem.

O j, por sua vez, é utilizado nas seguintes situações:

  • Palavras com origem indígena: pajé, jerimum, canjica.
  • Palavras com origem africana: jabá, jiló, jagunço.

Observações:

  1. A conjugação do verbo viajar no Presente do Subjuntivo escreve-se com j: (Que ) eles/elas viajem.
  2. Nos verbos que, no infinitivo, contenham g antes de e ou i, o g é substituído para j antes do a ou do o, de forma a que seja mantido o mesmo som. Assim: afligir - aflija, aflijo; eleger - elejam, elejo; agir - ajam, ajo.

Escreve-se com g

Escreve-se com j
angélicoanjinho
estrangeiroberinjela
gengibrecafajeste
geringonçagorjeta
gimjeito
gíriajiboia
ligeirojiló
sargentolaje
tangerinasarjeta
tigelatraje

Para mais algumas orientações ortográficas veja também o artigo Uso do Ç - Cedilha.

Parônimos e Homônimos

Há diferentes formas de escrita que existem, ou seja, são aceitas, mas cujo significado é diferente.

Assim, estamos diante de palavras parônimas quando as palavras são parecidas na grafia ou na pronúncia, mas têm significados diferentes.

Exemplos:

cavaleiro (de cavalos)cavalheiro (educado)
comprimento (tamanho)cumprimento (de cumprir ou cumprimentar)
descrição (descrever)discrição (de discreto)
descriminar (absolver)discriminar (distinguir)
emigrar (deixar o país)imigrar (entrar no país)

Por outro lado, podemos estar diante de palavras homônimas quando as palavras têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.

Exemplos:

cela (cômodo pequeno)sela (de cavalos)
cheque (meio de pagamento)xeque (do xadrez)
esperto (perspicaz)experto (experiente)
ruço (pardo claro)russo (da Rússia)
tachar (censurar)taxar (fixar taxa)

Para saber mais leia também o artigo Homônimos e Parônimos.

Palavras e Expressões que Oferecem Dificuldades

Além das situações mencionadas acima e os casos de acentuação e pontuação, há uma série de palavras e expressões que oferecem dificuldades. São exemplos: A baixo / Abaixo, Onde / Aonde, Mas / Mais, entre tantas outras.

Exemplos:

Abaixo / A baixo

Leia mais sobre esse assunto abaixo. (em posição inferior)

Olhou-me de cima a baixo com olhar de desaprovação. (relação com a expressão "de cima" ou "de alto")

Leia também Abaixo ou A Baixo?

Onde / Aonde

Não sei onde deixei meus livros. (não sugere movimento)

Aonde deixaremos os livros? (sugere movimento)

Saiba mais em Uso do Onde e Aonde.

Mas / Mais

Eu falo, mas ele nunca me ouve. (porém)

Isto é o que mais gosto de fazer! (aumento de quantidade)

Leia Mais ou Mas?

Para dirimir dificuldades com a ortografia, é preciso estar atento e se familiarizar com ela. Isso é possível somente através da leitura, da prática e mediante a consulta de um bom dicionário.

Leia também:

Exercícios

1. (Fuvest) "A _____ de uma guerra nuclear provoca uma grande _____ na humanidade e a deixa _____ quanto ao futuro.". Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.

a) espectativa - tensão - exitante
b) espectativa - tenção - hesitante
c) expectativa - tensão - hesitante
e) espectativa - tenção - exitante

Alternativa c: expectativa - tensão - hesitante.

2. (UFRJ) Na série abaixo há um erro de ortografia no emprego do "z". Assinale-o:

a) algoz
b) traz (verbo)
c) assaz
d) aniz
e) giz

Alternativa d: aniz.

3. (FMU) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.

a) paralisar, pesquisar, ironizar, deslizar
b) alteza, empreza, francesa, miudeza
c) cuscus, chimpazé, encharcar, encher
d) incenso, abcesso, obsessão, luchação
e) chineza, marquês, garrucha, meretriz

Alternativa a: paralisar, pesquisar, ironizar, deslizar.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.