Plano de aula remota

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora licenciada em Letras

A estrutura de um plano de aula remota é a mesma de um plano de aula presencial.

No entanto, uma aula online requer que o professor dedique especial atenção à adaptação de determinadas elementos da construção do conhecimento, como a duração da aula, os recursos didáticos, a metodologia e a avaliação.

Saiba como fazer um plano de aula remota, consulte exemplos prontos para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e confira modelos de plano de aula e de relatório individual de aula remota para imprimir.

Como fazer um plano de aula remota

A criatividade do professor e a metodologia por ele adotada são os grandes diferenciais desse tipo de ensino, pois costumam ter impacto direto no interesse do aluno em se manter atento e participativo.

Confira as informações abaixo e veja como fazer um planejamento de aula remota.

1. Defina o tema, os objetivos e os conteúdos da aula

Tema, objetivos e conteúdos são os três primeiros itens de um plano de aula e, regra geral, não variam entre um plano de aula presencial e um plano de aula remota.

O tema é o objeto de estudo de uma aula e deve ser escolhido pelo professor com base no plano de ensino definido para o ano letivo em questão. Exemplo de tema: formas geométricas.

Os objetivos consistem nas competências que o professor deseja que os alunos adquiram com a aula. Exemplo de objetivos: 1. identificar diferentes formas geométricas; 2. desenhar determinadas formas geométricas, etc.

Os conteúdos, por sua vez, estão subordinados ao tema e aos objetivos da aula. Um tema pode se desdobrar em vários conteúdos, e cada um desses conteúdos pode ter um objetivo diferente. Exemplo de conteúdos: 1. quadrado; 2. triângulo; 3. retângulo, etc.

2. Estabeleça a duração da aula

Ao estabelecer a duração da apresentação de determinado conteúdo em uma aula, o professor deve considerar diversos fatores.

O ano escolar, o tempo necessário para fixação do conteúdo por parte dos alunos e até mesmo a rede de ensino (particular ou pública) são elementos que podem impactar a duração de uma aula.

Nas aulas remotas, há uma necessidade extra que não se coloca nas aulas presenciais.

Não convém que o professor realize aulas muito prolongadas para que os alunos não sejam obrigados a passar um tempo excessivo expostos às telas de PCs ou de dispositivos móveis ao acompanhar as aulas.

Outro ponto que deve ser tido em consideração é que quanto mais jovem a criança, menor o seu período máximo de atenção e concentração.

Uma criança de 4 anos, por exemplo, é capaz de manter a sua atenção por cerca de 8 - 12 minutos. Já um aluno do Ensino Fundamental com cerca de 8 anos, pode manter o foco de 16 - 24 minutos.

Se em uma aula presencial o professor pode contornar essa questão ao se movimentar pela sala de aula despertando a atenção dos alunos, isso não é possível em uma aula remota.

Enquanto regente da turma, o professor também tem autonomia para decidir se o seu grupo precisa de mais algum tempo para assimilar o conhecimento transmitido.

Assim, consoante a duração de cada aula, ele pode optar por destinar 2 ou 3 aulas para trabalhar determinado conteúdo.

3. Escolha os recursos didáticos

Os recursos didáticos são materiais que servem de suporte ao professor e auxiliam na construção do conhecimento.

Nas aulas remotas, eles podem ser um grande aliado especialmente no que diz respeito a estimular a motivação e a atenção dos alunos.

Exemplos de recursos didáticos usados em aulas remotas:

  • Computador.
  • Celular.
  • Tablet.
  • Videoaula.
  • Livros digitais.
  • Apresentação em slides.
  • Aplicativos educacionais.
  • Software educacionais.
  • Visitas virtuais a museus e galerias de arte.
  • Portais de conteúdos escolares.
  • Podcasts.
  • Programa de videochamadas que permita a realização de aulas em tempo real, compartilhamento de telas, gravação, entre outros.
  • Canal em plataforma de compartilhamento de vídeos: o professor pode criar um canal específico para cada turma e compartilhar por lá vídeos gravados por ele.
  • Lista de transmissão em aplicativo de mensagens instantâneas: os alunos podem ser incluídos em uma “lista de distribuição”, um recurso do Whatsapp que permite o envio de um mesmo conteúdo (mensagem de texto, vídeo, áudio, link, etc.) para diversos contatos de uma só vez.
  • Página em rede social: alguns professores optam por criar uma página dedicada a cada turma, para que assim os alunos também possam interagir.

4. Defina a metodologia a ser aplicada

A metodologia utilizada na aula remota é o grande trunfo do professor. Essa etapa do plano pode ter impacto direto na motivação do aluno em se manter concentrado na aula ou pode acabar o desestimulando.

Nas aulas remotas, a metodologia ativa tende a ser a ideal. A comunicação não fica centrada no professor; os alunos têm espaço para interagir, participar e protagonizar a construção do seu próprio conhecimento.

Ao adotar essa abordagem, o professor reduz os riscos de os alunos começarem a dispersar a atenção, e a se distrair com fatores externos presentes no ambiente onde se encontram.

Na metodologia ativa, a informação não é transmitida o tempo todo pelo professor; as aulas são mais dinâmicas, há uma maior interatividade por parte dos alunos, o aprendizado é mais personalizado e consequentemente mais inclusivo.

Além disso, o pensamento crítico é bastante estimulado.

Confira alguns exemplos de metodologia ativa:

  • Aprendizagem Baseada em Problemas.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Aprendizagem entre pares.
  • Aprendizagem mão na massa.
  • Aula dialogada.
  • Estudo de caso.
  • Estudo do meio.
  • Gamificação ou Ludicidade.
  • Sala de aula invertida.

5. Escolha o tipo de avaliação considerando o contexto remoto

A avaliação é a etapa final do processo de aprendizado. Nessa fase, o professor pode avaliar a assimilação de determinado conteúdo por parte do aluno.

Além disso, a avaliação também pode servir como ponto de partida para o professor avaliar as suas próprias ações e identificar eventuais pontos de sua abordagem que precisem ser alterados ou ajustados.

Essa reflexão ajuda o professor a perceber o que pode ou não estar funcionando com um determinado grupo de alunos.

Nas aulas remotas, o professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental muitas vezes precisa contar com a colaboração do responsável do aluno para concluir a avaliação.

Assim, uma prática comum é o uso de relatórios. Neles, o responsável indica situações observadas durante o acompanhamento prestado ao aluno enquanto seu tutor.

Confira abaixo um modelo de relatório individual de aula remota.

relatório individual de aula remota

Clique na imagem para imprimir

6. Referências que serviram de fonte para o planejamento

As referências são as fontes utilizadas pelo professor para elaborar seu plano de aula.

É importante referir que, ainda que a aula seja remota, o professor não precisa recorrer apenas a recursos digitais para preparar suas aulas.

Todo tipo de material que agrega valor é válido. Dentre eles livros, enciclopédias e outros recursos tradicionais.

Veja também: Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)

Exemplos de planos de aulas prontos para o ensino remoto

Os planos de aula abaixo refletem os conteúdos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Plano de aula remota da Educação Infantil

Plano de aula remota da Educação Infantil - Grupo 5
Tema nome
Objetivo reconhecer o próprio nome utilizando-o como referência para identificar letras e outras palavras
Conteúdo letras, importância da certidão de nascimento
Duração 30 minutos
Recursos didáticos videoaula gravada pelo professor com explicação da importância de ter um nome, computador/tablet/celular, papel, canetinha e lápis de cor
Metodologia aula dialogada (1. conversar sobre a escolha do nome do aluno, 2. verificar se os alunos sabem quem escolheu seus nomes, 3. saber se gostam dos nomes que têm ou se gostariam de ter outros nomes; 4. explicar sobre a importância da certidão de nascimento)
Avaliação 1. desenvolvimento de atividade: em uma folha de papel escrever o nome e fazer desenhos para ilustrar as letras 2. relatório individual de aulas remotas atestando itens como “mostrou interesse em participar da aula?”, “teve dificuldades na realização das atividades?”, “realizou as atividades com ou sem ajuda do responsável?”, etc.
Referências material da SME (Secretaria Municipal de Educação)

Veja também: Atividades para educação infantil e Atividades de matemática para educação infantil

Planos de aulas remotas do Ensino Fundamental

Plano de aula remota do Ensino Fundamental I - 2º ano
Tema formas geométricas
Objetivo 1. identificar, comparar e classificar as formas geométricas; 2. conhecer as características de cada forma geométrica.
Conteúdo cubo, prisma, esfera, cilindro e pirâmide
Duração 35 minutos
Recursos didáticos 1. celular/tablet/computador; 2. material complementar (recursos visuais em PowerPoint);
Metodologia Ludicidade (1. através de uma videochamada, compartilhar a tela e mostrar uma apresentação em Powerpoint com imagens das diferentes formas geométricas e explicar as características de cada forma. 2. Pedir aos alunos que escrevam no chat o nome de um objeto de sala de aula com determinada forma geométrica. Vence quem escrever primeiro. Exemplo: o professor diz "retângulo" e como exemplo o aluno pode escrever "quadro negro/branco, livro, etc.")
Avaliação 1. desenvolvimento de atividade dinâmica: estabelecer uma competição entre os alunos, onde será solicitado que busquem em suas casas um objeto com a forma geométrica definida pelo professor. 2. relatório individual de aulas remotas atestando itens como “mostrou interesse em participar da aula?”, “teve dificuldades na realização das atividades?”, “realizou as atividades com ou sem ajuda do responsável?”, etc.
Referências https://www.todamateria.com.br/formas-geometricas/ , material da SME (Secretaria Municipal de Educação)

Veja também: Atividades de matemática e Atividades de matemática 4º ano

Plano de aula remota do Ensino Fundamental II - 7º ano
Tema Simple Past
Objetivo conjugar verbos em inglês no Simple Past
Conteúdo frases afirmativas, negativas e interrogativas no Simple Past
Duração 45 minutos
Recursos didáticos computador/tablet/celular, música "Someone like you", de Adele.
Metodologia sala de aula invertida (1. disponibilizar antecipadamente aos alunos um documento com listas de verbos irregulares em inglês e suas respectivas flexões de Simple Past + regras de formação do Simple Past; 2. realizar video chamada e compartilhar tela com os alunos para mostrar exemplos de frases na afirmativa, na negativa e na interrogativa do Simple Past e pedir aos alunos que expliquem a construção das frases; 3. mostrar letra da música "Someone like you", da Adele, com lacunas que correspondem ao verbo no Simple Past. Preencher com os alunos consoante verbo no infinitivo indicado entre parênteses e ouvir a música junto com os alunos ao mesmo tempo em que a letra é acompanhada.)
Avaliação 1. na tela compartilhada através de videochamada, escrever verbos no infinitivo e dividir os alunos em 3 grupos; o primeiro grupo construirá uma frase na afirmativa do Simple Past, o segundo grupo fará uma frase na negativa do Simple Past e o terceiro grupo escreverá uma frase na interrogativa. Cada grupo deve escolher um representante para dar sua frase a conhecer. 2. na tela compartilhada, realizar exercícios de site de educação: https://www.todamateria.com.br/exercicios-simple-past-facil/ 3. relatório individual de aulas remotas atestando itens como “mostrou interesse em participar da aula?”, “teve dificuldades na realização das atividades?”,"mostrou-se motivado durante a aula?”, etc.
Referências https://www.todamateria.com.br/simple-past/;

Plano de aula remota do Ensino Médio

Plano de aula remota do Ensino Médio - 1º ano
Tema figuras de linguagem
Objetivo identificar características das figuras de linguagem
Conteúdo hipérbole, metáfora, metonímia, eufemismo e ironia
Duração 45 minutos
Recursos didáticos computador/tablet/celular, videoaula, chat
Metodologia Aprendizagem entre pares (1. através de uma videochamada, o professor deve falar sobre as figuras de linguagem e explicar o que caracteriza cada uma das figuras que serão abordadas no conteúdo. 2. a turma deve ser dividida em duplas e para cada dois alunos será atribuído um texto. A dupla deve se comunicar entre si por meio do chat da videochamada de forma a identificar a figura de linguagem presente no texto)
Avaliação 1. O professor deve listar as características de todas as figuras de linguagem do conteúdo e os alunos devem identificar à qual figura de linguagem determinado conjunto de características se refere 2. relatório individual de aulas remotas atestando itens como “mostrou interesse em participar da aula?”, “teve dificuldades na realização das atividades?”,"mostrou-se motivado durante a aula?”, etc.
Referências https://www.todamateria.com.br/figuras-de-linguagem/

Modelo de plano de aula

Depois de conhecer todos os itens que devem ser utilizados ao montar um plano de aula, consulte abaixo um modelo que pode ser aplicado a diferentes níveis escolares.

modelo de plano de aula

Clique na imagem para imprimir

Confira também os conteúdos abaixo:

Atualizado em
Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002.