Atividades de Educação Física

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

Educação Física é uma disciplina que envolve diversas competências, incluindo o desenvolvimento psicomotor, físico, saúde, bem-estar e princípios sociais como solidariedade, lealdade, empatia e jogo limpo.

Para isso, fizemos uma lista que serve como inspiração para a realização de atividades que, ao mesmo tempo, podem divertir e entreter pessoas de todas as idades.

1. Aquecimento

O aquecimento é uma atividade muito importante antes de realizar qualquer prática física. Como o próprio nome sugere, ele serve para preparar (aquecer) o corpo para a atividade física posterior, e assim, melhorar o aproveitamento nas atividades e evitar possíveis lesões.

Caminhadas, corridas leves ou de moderada intensidade preparam os participantes para as atividades a serem realizadas.

Exemplos:

  • Caminha
  • Corrida livre
  • Circuitos (pode utilizar linhas, cones, bambolês etc.)
  • Agachamentos
  • Polichinelos
  • Flexões

2. Alongamento

O alongamento pode ser muito importante na prática de qualquer atividade física. Realizar alongamentos ajuda a melhorar a amplitude de movimento dos braços, pernas e tronco durante e após as atividades. Assim, além de preparar o corpo para a prática esportiva, o alongamento ajuda a evitar possíveis lesões.

Em geral, todos os grupos musculares devem ser alongados, mas a forma e a intensidade devem variar de acordo com a atividade a ser realizada posteriormente. Além disso, o alongamento também pode ser realizado após a prática das atividades físicas.

É imprescindível respeitar os limites do corpo de cada participante, evitando qualquer exagero que possa resultar em lesões.

Exemplos:

  • Alongamento de pernas
  • Alongamento de braços
  • Alongamento das costas (lombar e cervical)

3. Jogos

Os jogos são importantes para desenvolver o espírito de equipe, o respeito às regras, a competitividade e o jogo limpo (fair play). Para isso, são preferíveis os jogos coletivos às práticas individuais.

Todas as práticas podem ser ajustadas de forma intencional para desenvolver objetivos específicos. Por exemplo, para desenvolver valores de espírito de equipe e inclusão, pode-se ajustar as regras da pontuação, como exigir que toda a equipe encoste na bola antes de tentar marcar o ponto.

Exemplos:

  • Voleibol
  • Vôlei sentado
  • Futebol
  • Basquetebol
  • Handebol
  • Queimada

Veja também: Jogos cooperativos: o que são e exemplos

4. Brincadeiras

Assim como os jogos, as brincadeiras possibilitam o exercício de diversos componentes que vão para além da atividade física. Além disso, as brincadeiras possuem um valor lúdico, importante para o desenvolvimento da criatividade e da empatia.

Em geral, as brincadeiras funcionam como um universo único, com suas próprias regras que permitem o desempenho de importantes papéis no desenvolvimento social dos participantes. Ainda, as brincadeiras ajudam em uma quebra na rotina de jovens e adultos.

Exemplos:

  • Piques (pique-cola, pique-esconde, pique-bandeira, etc.)
  • Cabra-cega
  • Morto e vivo
  • Estátua
  • Cabo de Guerra
  • Bobinho
  • Circuito com obstáculos
  • Gincana

Veja mais em: Brincadeiras para educação infantil

5. Atividades em sala de aula

As atividades em sala de aula normalmente representam um desafio maior para os professores de Educação Física e seus estudantes.

Por estarem habituados a atividades em espaços mais amplos, o uso da sala de aula, seja por necessidade ou por uma estratégia pedagógica, pode apresentar dificuldades relacionados ao engajamento e a participação dos alunos.

Entretanto, quando bem planejadas e executadas, as atividades em sala podem ser divertidas e proporcionar um importante espaço para troca de conhecimento, bem como uma excelente oportunidade para desenvolver valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de todos.

Exemplos:

  • Quiz sobre esportes e conhecimentos gerais
  • Brainstorming (debate de ideias) para projetos na escola
  • Passeio vendado com guia vidente (tema: inclusão, solidariedade e confiança)
  • Adedanha/Adedonha/Stop!
  • Montagem de estruturas com material reciclado
  • Damas
  • Xadrez
  • Jogos de tabuleiro
  • Jogos cooperativos

Veja também:

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.