Atletismo

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Professor de Educação Física

Atletismo é a prática esportiva mais antiga, e por isso, é conhecido como o esporte-base de todos os outros. Suas modalidades compreendem os movimentos mais comuns para as pessoas desde a Antiguidade, como, por exemplo: corrida, lançamentos e saltos.

O atletismo é de uma modalidade que requer dos atletas muita força e resistência. Ele é considerado o principal esporte olímpico, conforme expressa a frase que circula nesse meio: “Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o Atletismo. Nunca, sem ele.”.

As provas de atletismo são realizadas em estádios, gramados, montanhas e na rua. A pista oficial de atletismo deve ser feita com piso sintético e ter 8 raias, cada uma com uma largura de 1,25m. Além disso, a pista é constituída de duas retas e duas curvas. As raias são concêntricas, ou seja, cada raia têm uma distância específica. A raia interna, mais próxima ao centro, tem comprimento de 400 metros. Por outro lado, a raia externa é mais longa, chegando a ter quase 500 metros.

Por isso, nas provas de 400m, por exemplo, os atletas iniciam a corrida de diferentes posições. Assim, quanto mais externa for a raia que o atleta estiver, mais à frente eles largam.

História do atletismo

O atletismo surgiu como esporte na Grécia Antiga em 776 a.C., no ano em que a primeira Olimpíada da história foi realizada, na cidade de Olímpia. Naquela época, foi disputada apenas uma prova durante as Olimpíadas, uma corrida de aproximadamente 200 metros. O nome do primeiro vencedor dessa prova foi Coroebus.

O formato moderno do atletismo foi estabelecido e disputado desde o século XIX, na Inglaterra. O atletismo moderno conta com as seguintes provas oficiais:

  • Corridas: rasas, com barreiras, com obstáculos
  • Marcha atlética
  • Revezamentos
  • Saltos
  • Arremesso e Lançamentos
  • Combinada

No total, o atletismo possui mais de 40 modalidades, sendo 28 olímpicas. Essas modalidades se diferenciam, por exemplo, pelo tamanho dos percursos e equipamentos utilizados.

O atletismo é uma modalidade olímpica cuja responsabilidade está a cargo da Associação Internacional de Federações de Atletismo, fundada em 1912 em Londres. Atualmente, estabelecido e reconhecido como a World Athletcis, que é o órgão responsável por administrar o atletismo no mundo.

No Brasil, a organização das competições está a cargo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).

No Brasil, o esporte ficou conhecido no século XX. Em 1924, o Brasil enviou pela primeira vez uma equipe de atletismo para disputar as Olimpíadas, em Paris.

Em 1952, Adhemar Ferreira da Silva conquistou a primeira medalha de ouro em salto triplo para o Brasil, o que ocorreu nos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia. Ele voltou a conquistar o primeiro lugar nas Olimpíadas de 1956, em Melbourne, tornando-se o primeiro atleta brasileiro bicampeão olímpico.

Provas

Corridas: rasas, com barreiras, com obstáculos

Corrida
Fernando Frazão/Agência Brasil, titular dos direitos de autor desta imagem

As corridas rasas mais curtas são de 100 m e as mais longas são de 10 000 m.

As corridas com barreiras são de 110 m e 400 m, enquanto as corridas com obstáculos são de 3 000 m.

Essas são as distâncias para provas tanto para homens como para mulheres.

Nas corridas, a partida tem início com o tiro de largada. Segundo a regra, o atleta que iniciar a corrida antes do tiro é desclassificado imediatamente.

Marcha atlética

Marcha atlética
Oleg Bkhambri (Voltmetro), titular dos direitos de autor desta imagem

A marcha atlética pode ter uma distância de 20 km ou de 50 km para o gênero masculino, mas somente de 20 km para o gênero feminino.

A regra diz que os atletas devem percorrer a determinada distância sempre com um pé em contato com o solo. Além disso, a perna de apoio deve estar estendida totalmente até que o pé da perna contrária esteja no chão. Por isso, há árbitros ao longo do percurso que verificam o cumprimento das regras e advertem os atletas, os quais podem ser eliminados após três advertências.

Revezamentos

Revezamento

Agência Brasil Fotografias, titular dos direitos de autor desta imagem

As provas de revezamento são duas para ambos os gêneros: 4x100 m e 4x400 m. Essas provas são realizadas entre equipes, cada uma composta por 4 atletas.

Na prova, cada um desses atletas deve completar ¼ da prova. Ao fim do seu percurso, o atleta entrega o bastão para o próximo atleta da equipe.

Mais recentemente, foi incluído no calendário olímpico o revezamento 4x400 m misto. Cada equipe é formada por duas mulheres e dois homens, onde cada atleta deve correr uma volta inteira na pista (400m) na ordem que cada equipe desejar. Essa prova foi oficialmente introduzida no campeonato mundial de Atletismo em 2019, e fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Saltos

Salto
SD Dirk, titular dos direitos de autor desta imagem

A prova de salto pode ser feita em duas modalidades: em salto vertical e em salto horizontal.

As provas de salto vertical são divididas em duas provas: salto em altura e salto com vara.

No salto em altura, os atletas devem correr e saltar sobre uma barra horizontal. Eles devem realizar o impulso do salto com apenas um pé no chão. Atualmente, os atletas utilizam mais a técnica de salto estilo Fosbury para ultrapassar a barra. Essa técnica consiste em passar primeiro a cabeça, de costas para o obstáculo, depois os ombros e por último as pernas, desenhando assim um arco com o corpo.

No salto com vara, os atletas utilizam uma vara flexível com comprimento entre 2,80m e 3,40m, tanto para homens como para mulheres.

Para realizar o salto, os atletas correm inicialmente por 20 metros com a vara, e perto de chegarem no sarrafo, nome dado à barra que os atletas devem ultrapassar, eles espetam a vara flexível no chão para auxiliar o impulso e conseguir saltar sobre a sarrafo que está colocado a uma determinada altura. O objetivo é ultrapassar o sarrafo, sem derrubá-lo. Após os saltos verticais, os atletas são amparados por um colchão.

Em ambas as provas, a altura do sarrafo sobe consoante a capacidade de saltar dos atletas em cada prova. Assim, vencem as provas os atletas que conseguirem saltar a maior altura.

As provas de salto horizontal compreendem o salto em distância e o salto triplo.

No salto em distância, os atletas correm uma distância aproximadamente 40 m para ganhar impulso. Quando eles chegam na marca estabelecida na pista, saltam o mais longe possível em uma caixa de areia, onde a distância do salto é medida. Caso o atleta realize o salto antes da marca estabelecida no solo, como punição, o salto não é validado.

Salto triplo:

No salto triplo, o atleta também realiza uma corrida inicial, e após a marca determinada no solo, o atleta deve realizar dois saltos, um com cada pé, antes de realizar o salto final, o terceiro salto, na caixa de areia.

Em ambas as provas, vencem os atletas que saltarem a maior distância.

Arremesso e lançamentos

Lançamento de dardo
Erik van Leeuwen, titular dos direitos de autor desta imagem

No arremesso de peso, a esfera pesa 7,26 kg na modalidade masculina e 4 kg na modalidade feminina. O martelo tem peso similar à esfera, contudo, ele possui um cabo que permite aos atletas imprimirem movimentos lineares à esfera e assim arremessá-la a uma maior distância.

De acordo com as regras, os atletas devem segurar o peso ou o martelo com apenas uma mão, onde os atletas devem jogá-lo o mais longe que conseguirem.

Os discos têm peso de 2 kg para os homens e de 1 kg para as mulheres. Os dardos, por sua vez, são de 800 g para os homens e de 600 g para as mulheres.

No arremesso de discos, os atletas seguram o disco plano contra os dedos da mão e do antebraço, giram sobre si e lançam o disco no ar estendendo o braço.

Provas combinadas

O Decatlo é a prova masculina, enquanto o Heptatlo é a prova feminina.

O Decatlo é uma prova composta por 10 modalidades: corrida de 100, 400 e 500 metros; corrida de 110m com barreiras; saltos em comprimento; salto em altura e com vara; arremessos de peso, disco e dardo.

O Heptatlo é composto por 7 provas: corrida de 100, 200 e 800 metros; saltos em comprimento e em altura; arremessos de peso e dardo.

Nas provas combinadas, os atletas pontuam de acordo com as suas marcas nas provas individuais, utilizando uma tabela de conversão que transforma as marcas em pontos. A soma desses pontos determina o vencedor.

Conheça outros esportes:

Referências Bibliográficas

Regras das competições e regras técnicas. Documentos acessados no dia 25.08.2023 e disponíveis em: https://www.cbat.org.br/site/?pg=247

LAIGRET, Fabrice. O atletismo – As Regras, a técnica, a Prática. Editorial Estampa. 2000.

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.