Olimpíadas


As Olimpíadas são um evento esportivo mundial no qual participam diversos países.

Considerado um dos principais eventos em termos culturais, os jogos olímpicos acontecem de quatro em quatro anos entre atletas e esportistas num determinado país sede.

Modalidades Olímpicas

Dentre as modalidades desportivas olímpicas podemos citar:

História das Olimpíadas

Foi na Grécia Antiga, onde ocorreram as primeiras Olimpíadas. Criado portanto pelos gregos, os Jogos Olímpicos aconteciam na cidade de Olímpia e por isso, recebem este nome.

Ocorriam entre atletas e esportistas das ‘cidades-estado’ gregas, com o intuito de homenagear os deuses gregos e, ademais, propagar a paz entre as cidades do país.

Nessa época, somente os homens participavam e assistiam aos jogos no qual o vencedor recebia uma coroa de louro ou de folhas de oliveira.

Dentre as modalidades destacam-se: corrida, arremesso de dardo, lançamento de disco, salto em altura e lutas.

Bandeira Olímpica

Olimpíadas

A Bandeira Olímpica foi elaborada em 1913 pelo francês Pierre de Frédy (1863-1937), mais conhecido por Pierre de Coubertin. Ele é considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.

A Bandeira Olímpica representa a união dos povos e das raças e, por isso é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores.

Desta maneira, a Oceania é verde, a Ásia é amarelo, a África é preto, a Europa é azul e a América é vermelho.

Jogos Paraolímpicos

Os Jogos Paraolímpicos, surgidos no ano de 1948, são jogos olímpicos com a participação de atletas deficientes (físico ou mental).

Neste ano, foi disputada entre os sobreviventes deficientes da segunda guerra mundial. Interessante notar que o logotipo do “Comitê Paraolímpico Internacional” (CPI) é formado por três cores: o vermelho, o azul e o verde, que simbolizam a mente, o corpo e o espírito respectivamente.

Vale ressaltar que foi em Roma, no ano de 1960 que aconteceram os primeiros jogos envolvendo deficientes físicos.

Curiosidades

  • O local onde ocorreu a primeira Olimpíada foi no estádio “Panathenaic” na cidade de Atenas.
  • O lema das Olimpíadas é "Citius, Altius, Fortius" (mais rápido, mais alto, mais forte), criado pelo francês Louis Henri Didon (1840-1900).
  • Até 1920, o cabo de guerra foi uma modalidade olímpica.
  • A Motonáutica foi disputada nos Jogos Olímpicos de 1908 em Londres. Neste caso, foi a primeira e única vez da história dos Jogos Olímpicos que aparece uma modalidade a motor.
  • Na época das duas grandes Guerras Mundiais, os Jogos Olímpicos foram cancelados.
  • Os Estados Unidos é o país que mais conquistou medalhas nas Olimpíadas.