Taekwondo

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

O taekwondo, uma arte marcial originada na Coreia do Sul, tem como objetivo somar pontos através de chutes e socos precisos no adversário.

Essa forma de arte marcial envolve muita destreza, técnicas de ataque e defesa. Além disso, a prática de taekwondo oferece diversos benefícios, tanto ao corpo quanto à mente, tais como: melhoria da coordenação motora, do desempenho físico e da atenção.

A palavra taekwondo é formada por três termos: tae (pés), kwon (mãos) e do (caminho espiritual). Dessa forma, essa arte marcial representa “a arte ou caminho espiritualmente correto de usar os pés e as mãos”, sendo uma prática que exige disciplina e autocontrole dos participantes.

O taekwondo é um esporte olímpico desde 1988, quando participou como esporte de exibição. Oficialmente, como esporte de competição, o taekwondo faz parte dos Jogos Olímpicos desde 2000.

A origem e a história do Taekwondo

A prática de taekwondo é regulamentada por duas entidades distintas: a International Taekwondo Federation (ITF) e a World Taekwondo Federation (WTF).

Segundo a ITF, o taekwondo moderno, tal qual o conhecemos hoje, surgiu em 1955.

No início do seculo XX, a Coreia enfrentou a ocupação japonesa, levando à proibição das artes marciais coreanas foram até o final de Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Apesar do território estar sob o domínio dos japoneses, muitos coreanos continuaram praticando de modo clandestino, desafiando as proibições impostas.

Com o final da guerra, a Coreia passou a ser um território independente. Graças ao trabalho de resistência de muitos indivíduos, as artes marciais não caíram no esquecimento.

Dez anos após o final da guerra, o taekwondo foi oficialmente criado. Desde então, se espalhou pelo mundo. Atualmente, essa arte marcial está entre as mais praticadas.

Sua criação é atribuída ao general Choi Hong Hi, que estudou durante 10 anos para desenvolver técnicas de ataque e defesa baseadas em artes marciais tradicionais e milenares da Coreia.

Em 22 de março de 1966, a ITF foi fundada em Seul, na Coreia do Sul.

Na ocasião, membros de diversos países estavam presentes: Vietnã, Malásia, Singapura, Alemanha Ocidental, Estados Unidos, Turquia, Itália, Egito e Coreia do Sul.

Com o intuito de propagar essa prática pelo mundo, a ITF foi transferida para o Canadá (1972) e, mais tarde, para a Áustria (1985).

O primeiro presidente da federação foi Choi Hong Hi, fundador do taekwondo. Ele permaneceu no cargo até sua morte, em 2002.

No Brasil, o esporte foi introduzido pelo mestre coreano Sang Min Cho na década de 70. O primeiro campeonato disputado em território nacional ocorreu em 1973.

Desde 2006, o Dia mundial do taekwondo é comemorado em 4 de setembro.

luta de taekwondo
CC-BY-2.0 Imagens do Flickr revisadas pelo FlickreviewR 2. Fotos do Ministério da Defesa do Brasil

Regras do Taekwondo

Área: a área total da luta de taekwondo é um retângulo de, no mínimo, 10x10 e, no máximo, 12x12 metros. No entanto, a área de combate é um quadrado de 8x8 metros, que está dentro da área total.

Rounds: cada combate possui 3 rounds de 2 minutos cada, tendo um intervalo de 1 minuto entre eles. Se houver empate de pontos, é definido no round adicional.

Pontuação e golpes: os golpes, incluindo chutes e socos, são permitidos na cabeça e no tronco e cada um deles possui uma pontuação específica:

  • soco ou chute no protetor de tronco - 1 ponto;
  • chute giratório no protetor de tronco ou na cabeça - 3 pontos;
  • chute giratório na cabeça - 4 pontos.

Penalidades: os participantes podem perder pontos e, em casos mais sérios, o lutador pode ser desclassificado da competição. Alguns exemplos de penalidades são:

  • cruzar a linha da área da competição;
  • atrasar o início do combate;
  • se jogar no chão de maneira proposital;
  • agarrar ou empurrar o seu oponente;
  • golpear o adversário com os joelhos;
  • dar socos no rosto no adversário;
  • dar golpes abaixo da linha de cintura;
  • atacar o adversário que está no chão;
  • desrespeitar o árbitro do jogo ou o adversário;
  • infringir as regras do taekwondo.

Vencedor: vence a luta de taekwondo:

  • quem fizer o maior número de pontos nos três rounds. Se houver empate, a decisão será definida pelo primeiro que fizer um ponto no round adicional;
  • quem tiver uma vantagem de 12 pontos após o segundo round, o combate é finalizado sem acontecer o terceiro round;
  • quem nocautear o adversário com algum chute ou soco que impossibilite a continuação do combate;
  • o atleta cujo adversário seja desclassificado por ter cometido uma falta grave.

Faixas do Taekwondo

O taekwondo é composto de 11 faixas de treinamento coloridas que indicam a graduação ou o grau de experiência do participante. A faixa branca é utilizada pelos iniciantes e a preta pelos profissionais.

Importante destacar que essa prática é dividida em Gubs, representando a gradação das cores das faixas, que estão diretamente relacionadas com a experiência do praticante. A partir da faixa preta, a classificação é dividida em Dans, indicando os níveis dos praticantes avançados.

As cores das faixas são:

  • branca (10.º Gub)
  • cinza (9.º Gub)
  • amarela (8.º Gub)
  • laranja (7.º Gub)
  • verde (6.º Gub)
  • verde-escuro (5.º Gub)
  • azul (4.º Gub)
  • azul-escuro (3.º Gub)
  • vermelho (2.º Gub)
  • vermelho-escuro (1.º Gub)
  • preta (1.º Dan)

Juramento do Taekwondo

Todas as pessoas que começam a praticar o taekwondo, devem fazer um juramento, que está baseado em 5 princípios, conforme abaixo.

Eu prometo:

  1. observar as regras do taekwondo;
  2. respeitar mestres e meus superiores;
  3. nunca fazer mal uso do taekwondo;
  4. ser campeão da liberdade e justiça;
  5. construir um mundo mais pacífico.

Roupa e equipamentos de proteção do Taekwondo

Além das faixas, a roupa de treinamento inclui dobok, uma vestimenta branca conhecida popularmente como o quimono do taekwondo.

Durante os campeonatos, os participantes também utilizam equipamentos de proteção que incluem: o protetor de tórax, o capacete, os protetores de mãos, de antebraço, de boca, de genitais e as caneleiras.

Dois atletas faixas preta lutando Taekwondo em competição
Jogos Asiáticos no Ganghwa Dolmens Gym, em 30 de setembro de 2014, em Incheon, Coreia do Sul
Fonte: Shutterstock - Foto Colaborador BUGNUT23

Filosofia e os princípios do Taekwondo

Aliada à prática do taekwondo, existe uma filosofia de vida baseada nas tradições ancestrais dos coreanos. A principal delas é o bem-estar da comunidade apoiada na tríade: corpo-mente-vida. Além disso, o taekwondo adota 5 princípios que devem ser seguidos pelos seus participantes:

  1. cortesia
  2. integridade
  3. perseverança
  4. autocontrole
  5. espírito indomável

Leia também:

Referências Bibliográficas

Regras do Taekwondo. Acessado no site da International Taekwondo Federation, disponível em: https://itftkd.sport/rules/

Regras e regulamentos do Taekwondo no Brasil. Acessado no site da Confederação Brasileira de Taekwondo. Disponível em: https://cbtkd.org.br/content?id=B15cvEyLLaROVkxh1RoO

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.