Esgrima


Esgrima é um esporte olímpico disputado com armas brancas (espada, florete e sabre). Sua origem remonta à pré-história, uma vez que a arte da caça dá indícios do que viria a se tornar uma prática esportiva.

A esgrima começou a ser disputada nas olimpíadas em 1896, em Atenas, na primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna.

Esgrimistas em disputa

História

De acordo com os registros históricos, a esgrima terá surgido como esporte na Europa no século XVI.

Mas a sua prática é muito antiga, afinal a humanidade a utilizou como um meio de sobrevivência - para caçar, para combater e se defender do inimigo.

Existem indícios de que a esgrima era praticada há milhares de anos tanto no Egito como na Grécia. Em muitos países, antes de se tornar esporte, era uma forma de combate muito comum.

A história da evolução da esgrima se confunde com a da evolução das armas. A fabricação das armas era dominada pela Espanha e, de seguida, pela Itália, onde teve início o estudo da esgrima.

No entanto, as primeiras escolas de esgrima são francesas.

No Brasil, a sua prática data do período imperial. As tropas faziam uso dela, motivo pelo qual foi introduzida nos cursos da Escola Militar em 1858.

Depois disso, surge em 1906 o Curso de Formação em Ginástica e Esgrima.

A Federação Internacional de Esgrima foi fundada em 1913, formulando as regras da esgrima esportiva. Em 1927 foi a vez de surgir a União Brasileira de Esgrima.

Regras

A esgrima é disputada em um pista que mede 14 x 2 m e tem duas fases: classificatória e eliminatória.

Na classificatória, os combates são feitos entre todos os atletas até que alguém consiga marcar cinco pontos.

Na fase seguinte, a disputa é feita num intervalo de três saltos de três minutos cada. A cada salto, há uma pausa de 1 minuto.

Ganha a disputa o esgrimista que tiver mais pontos, num total de 15.

Os pontos são computados de forma eletrônica. Isso acontece porque a roupa dos esgrimistas têm sensores.

Antes de ser adotada essa forma, as armas traziam vestígios de giz que marcavam a roupa do adversário, o que dificultava a votação feita pelos juízes.

O objetivo é atingir o tronco do esgrimista adversário com a ponta do florete.

No caso da espada, a sua ponta pode atingir qualquer parte do corpo. Enquanto isso, a ponta do sabre e mais ⅓ da arma (medida a partir da ponta), pode atingir a cintura ou a região em torno dela.

Armas

Na prática do esporte são utilizadas as seguintes armas brancas, as quais, além do formato, diferenciam-se pelo papel que desempenham na disputa (zona de pontuação):

  • Espada - mede 0,90 m e pesa 770 g
  • Florete - mede 0,90 e pesa 500 g
  • Sabre - mede 0,88 e pesa 500 g

Além das armas, a roupa dos praticantes desse esporte são muito importantes, afinal, elas garantem a segurança dos esgrimistas.

O vestuário do esgrimista é geralmente todo branco e obrigatoriamente são usados os seguintes acessórios: colete protetor, luvas e máscara de metal.

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