Esportes de combate: o que são e 10 exemplos

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Professor de Educação Física

Os esportes de combate são os esportes que envolvem técnicas e estratégias de luta entre dois atletas. Cada esporte de combate possui regras específicas e golpes pré-definidos. Esses esportes podem ser praticados como uma forma de defesa pessoal ou uma forma de arte, conhecidas como artes marciais.

Exemplos de esportes de combate: boxe, jiu-jítsu, judô, taekwondo, wrestling, kung fu, esgrima, kickboxing, luta livre esportiva e caratê.

Dentre eles, boxe, judô, taekwondo, wrestling, esgrima e caratê são esportes de combate olímpicos.

1. Boxe

O boxe é um esporte de combate em que os atletas tentam acertar um ao outro com socos e, ao mesmo tempo, evitar ser atingido. O objetivo principal é nocautear o adversário.

O nocaute é válido quando um atleta derruba o adversário no chão, e este precisa ficar lá por, pelo menos, dez segundos consecutivos. Se conseguir fazer isso, a luta termina.

Os atletas, chamados de pugilistas, usam luvas para proteger as mãos e protetores bucais para proteger os dentes. As lutas de boxe são realizadas em um ringue e são divididas em rounds, que consistem em períodos de tempo determinado. Nas Olimpíadas, as lutas de boxe têm três rounds com três minutos cada um.

O boxe tem origens antigas, remontando ao Egito por volta de 4000 ou 3000 a.C. O boxe se tornou um esporte olímpico em 1904.

2. Jiu-jítsu

O jiu-jítsu é uma luta em que o atleta tenta dominar o adversário através de técnicas de torção ou estrangulamento.

A luta acontece num tatame e os atletas usam quimono e uma faixa na cintura. As faixas, que indicam a habilidade e a hierarquia dos atletas com 16 anos ou mais, podem ser de 8 cores diferentes. Esta é a ordem do menos para o mais experiente: branca, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta, vermelha e branca, vermelha.

A origem do jiu-jítsu remonta há três mil anos antes de Cristo, provavelmente na Índia, onde era praticado por monges budistas. No entanto, essa modalidade foi aperfeiçoada e desenvolvida no Japão.

A palavra jiu-jítsu significa literalmente “arte suave”, pois é formado pelas palavras ‘ju’, que significa suavidade e ‘jutsu’, que significa arte.

3. Judô

O judô é um esporte no qual o objetivo do atleta é derrubar o adversário e imobilizá-lo com as costas no chão para vencer a luta.

As lutas têm uma duração de cinco minutos e são feitas num tatame. Os atletas usam quimono e uma faixa na cintura. As faixas podem ser de 9 cores diferentes, que simbolizam o ciclo de aprendizagem dos atletas, iniciando com a branca e terminando com a preta, nesta ordem: branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta.

O judô foi criado pelo mestre Jigoro Kano, que estudou um estilo de luta chamado Takenouchi-ryu, o qual foi fundado em 1532. A partir desse estudo, ele selecionou técnicas que deram origem ao judô. Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan para ensinar o novo estilo que havia criado.

Em 1972, o judô foi oficialmente incluído nas Olimpíadas.

4. Taekwondo

Dois atletas faixas preta lutando Taekwondo em competição
Jogos Asiáticos no Ganghwa Dolmens Gym, em 30 de setembro de 2014, em Incheon, Coreia do Sul
Fonte: Shutterstock - Foto Colaborador BUGNUT23

O taekwondo é um esporte de combate com origem coreana, cujo objetivo é somar pontos através de técnicas de chutes e socos precisos no adversário.

As lutas são realizadas em um tatame e os atletas usam uma roupa branca chamada dobok, que é conhecida popularmente como o quimono do taekwondo. Uma das principais diferenças entre o quimono tradicional é a abertura da roupa, que no dobok abre nos lados e não na frente.

Além do dobok, os atletas usam alguns acessórios, como capacete, protetor do antebraço, protetor de tórax e protetor de boca.

No taekwondo, os atletas usam faixas de cores diferentes, que podem variar de acordo com o país. No Brasil, as dez cores são usadas na seguinte ordem, do atleta menos para o mais habilidoso: branca, cinza, amarela, laranja, verde, verde-escuro, azul, azul-escuro, vermelha, vermelha escura e preta.

O taekwondo teve origem há mais de 2000 na Coreia e se tornou um esporte olímpico em 1988, como esporte de exibição. Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, o taekwondo passou a ser um esporte Olímpico.

5. Wrestling

Dois atletas num combate de Wrestling
9º Campeonato Mundial Universitário de Wrestling, em 29 de outubro de 2010, em Turim, Itália
Fonte: Shutterstock - Foto Colaborador Diego Barbieri

O wrestling é uma luta cujo objetivo é controlar os movimentos do adversário, derrubá-lo e dominá-lo com as costas no chão do tatame, em um movimento chamado de touche.

Este esporte tem diferentes estilos. O wrestling olímpico é dividido em dois: greco-romano, estilo livre feminino e masculino.

No estilo greco-romano, não é permitido usar as pernas para defender ou atacar, enquanto no estilo livre é permitido.

Os atletas usam uma roupa que parece um maiô e os protetores de cabeça e de orelha são opcionais.

É provável que o wrestling seja o esporte mais antigo do mundo, depois do atletismo. Ele faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1896.

6. Kung fu

O kung fu é uma arte marcial de origem chinesa, que envolve técnicas de socos, chutes e torções, com mãos livres ou usando armas tradicionais chinesas (bastão, espada, lança). Ele inclui várias modalidades, dentre as quais o Sanda e o Shuaijiao.

Sanda é um estilo de luta mais livre e independente, geralmente disputado numa plataforma em forma de quadrado chamada de leitai, que mede 8 x 8 metros. A luta é dividida em três rounds com a duração de dois minutos cada. Vence quem ganhar dois rounds ou conseguir eliminar o seu adversário.

Por outro lado, o Shuaijiao é um estilo de Kung Fu que utiliza mais técnicas de projeção (quedas), chaves e imobilizações. As competições de Shuaijiao são disputadas numa arena circular com 9 metros de diâmetro. A luta é dividida em dois rounds com a duração de três minutos cada. Vence quem tiver mais pontos ou conseguir eliminar o seu adversário.

A prática do kung fu é bastante antiga. Imagina-se que a sua origem remonte há quase 3000 a.C.

7. Esgrima

Dois atletas num combate de esgrima
Fonte: Shutterstock - Foto Colaborador Fotokostic

A esgrima é um esporte disputado por uma espada, florete ou sabre, com o objetivo de tocar o adversário.

Ao contrário dos outros esportes de combate, na esgrima, os atletas tentam atacar e defender sem qualquer contato corporal direto. Os atletas usam roupa branca e são obrigados a usar os seguintes acessórios: colete protetor, luvas e máscara de metal.

Os combates são feitos em uma pista que mede 14 metros de comprimento e com largura entre 1,5 a 2 metros. As lutas são divididas em três rounds com a duração de três minutos cada.

A esgrima teve origem na Pré-História e se tornou um esporte olímpico em 1896.

8. Kickboxing

O kickboxing é um esporte de combate que combina técnicas de boxe e artes marciais, incluindo chutes, socos, joelhadas e cotoveladas, com o objetivo de nocautear o adversário.

Os atletas, chamados de kickboxers, usam protetor de cabeça, proteção bucal e luvas e lutam num ringue. As lutas de kickboxing são divididas em rounds, que têm durações determinadas.

Apesar de existir as regras gerais da modalidade, algumas podem variar de acordo com a organização do torneio.

O kickboxing originou-se na década de 1950, no Japão. Entretanto, difundiu-se nos Estados Unidos, na década de 70, como uma variante do Caratê, por isso era chamado de Karatê Full Contact (Karatê de Contato Total, em português).

9. Luta livre esportiva

A luta livre esportiva, também conhecida como luta livre brasileira, foi criada no Rio de Janeiro. Nesse esporte, o atleta tenta dominar o adversário e imobilizá-lo de costas para o chão, através de técnicas de chaves nas articulações.

É importante destacar que golpes como estrangulamento, puxões de cabelo ou dedo no olho são proibidos na luta livre. A punição para os atletas que os utilizam é a desclassificação.

A luta livre esportiva mistura uma série de técnicas do wrestling, judô e jiu-jítsu. As lutas são realizadas num ringue, disputadas por rounds com períodos de tempos pré-determinados.

10. Caratê

O caratê é um esporte que se divide em kihon, kata e kumitê.

  • kihon são as técnicas básicas;
  • kata é a sequência de técnicas que simulam uma luta;
  • kumitê são as lutas.

Os atletas do caratê usam quimono e uma faixa na cintura. As faixas representam a graduação dos atletas e podem ter 8 cores diferentes, iniciando com a branca e terminando com a preta, nesta ordem: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta.

O caratê teve origem em Okinawa, que atualmente faz parte do Japão, mas que antes pertencia à China. Foi no Japão que o caratê evoluiu e entrou oficialmente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

A palavra caratê significa “mãos vazias”. O objetivo desta arte marcial é aperfeiçoar o caráter, através da disciplina do corpo e da mente.

Leia também: Tipos de esporte: invasão, marca, precisão, combate, rede e parede

Para saber mais sobre esportes de combate:

Referências Bibliográficas

Documento: Regras de Competição e Interpretação Combates. Versão Portuguesa do Regulamento emanado pela Federação Mundial de Taekwondo (WTF). Disponível em: https://fptaekwondo.pt/wp-content/uploads/2020/05/Regulamento-WT-Combates-2019_FPT.pdf.

Regras do Wrestling da United World Wrestling (UWW), ano de 2019 (traduzida). Documento disponível em: http://cbw.org.br/modalidades/regras/

Regulamentos de provas e competições do Caratê. Documento da Federação Nacional Portuguesa de Caratê. Disponível em: https://www.fnkp.pt/regulamentos/

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.