Esportes de rede e parede: o que são e 8 exemplos

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Professor de Educação Física

Esportes de rede e de parede são tipos de esportes em que uma bola (ou outro objeto) é lançada para a quadra do adversário ou contra uma parede. Nesses esportes, não existe contato com os adversários.

A diferença entre esportes de rede e de parede é que:

  • nos esportes de rede, a quadra é dividida por uma rede e a bola ou outro objeto deve passar por cima dessa rede para chegar à quadra do adversário
  • nos esportes de parede, a quadra não tem rede e a bola deve bater na parede e voltar, fazendo o chamado rebote.

Exemplos de esportes de rede: voleibol, vôlei de praia, futevôlei, peteca, tênis, tênis de mesa, padel, badminton, ring tennis.

Exemplos de esportes de parede: squash, pelota basca, raquetebol.

1. Voleibol

Jogo de vôlei
Foto tirada no PalaLottomatica, em Roma (CC BY 2.0)

O voleibol é um esporte disputado entre duas equipes com 6 jogadores de cada lado. Cada equipe deve tentar jogar a bola por cima da rede que divide a quadra. O objetivo é fazer a bola tocar no chão da equipe adversária para marcar pontos.

Os jogos de vôlei são disputados em 5 sets, no máximo, sem tempo determinado. A equipe que vencer 3 sets, vence o jogo. Em cada set devem ser marcados 25 pontos, mas é preciso que haja uma diferença de 2 pontos com a equipe adversária, por isso, se o set empatar 24x24, o set continua até atingir a diferença de 2 pontos (26x24, 27x25, etc.). No 5º set, são necessários apenas 15 pontos para vencer, mas ainda se aplica a regra dos 2 pontos de diferença (por exemplo, 15x13, 17x15).

O voleibol foi criado nos Estados Unidos em 1895 a partir da ideia de criar um esporte com menos contacto físico para evitar que os praticantes se machucassem. É um esporte olímpico desde 1964.

Saiba mais: Voleibol

2. Peteca

O jogo da peteca é disputado entre duas equipes com 1 (individual) ou 2 jogadores (duplas) de cada lado da rede. Parecido com o vôlei, os jogadores devem usar as mãos para passar a peteca por cima da rede que divide a quadra e fazê-la tocar o chão da quadra adversária.

Os jogos são disputados em 3 sets, no máximo. A equipe que conseguir fazer 25 pontos primeiro, com uma diferença de 2 pontos da equipe adversária, vence o set. No terceiro set, caso necessário, vai até 15 pontos, também com a regra de dois pontos de diferença. Vence o jogo quem ganhar 2 sets.

3. Tênis

O tênis é um esporte disputado entre dois atletas ou duas duplas. Cada jogador tenta jogar a bola, com uma raquete, por cima da rede que divide a quadra. O objetivo é fazer a bola tocar no chão da quadra adversária, em um local onde o adversário não consiga rebater de volta ou com facilidade. Após a bola tocar uma vez no solo do campo adversário, caso o adversário não consiga rebater ou rebater a bola corretamente (na rede ou para fora da quadra), marca-se um ponto.

A contagem do placar do tênis é dividida em pontos, jogos e sets. Para ganhar um jogo, é necessário alcançar pelo menos 4 pontos, com uma diferença de 2 pontos em relação ao adversário. No tênis, os pontos contam em 15, 30, 40, e ‘ponto final’, chamado de vantagem. Para vencer um set, é preciso ganhar 6 jogos, mas também é preciso que haja uma diferença de 2 jogos em relação ao adversário. Por isso, se o set empatar 5x5, o set continua até que um jogador alcance uma diferença de 2 jogos (7x5, por exemplo). Para vencer o jogo de tênis, é necessário ganhar 2 sets (em melhor de 3 partidas) ou 3 sets (em melhor de 5 partidas).

O esporte, como o conhecemos hoje, foi inventado por monges, na França.

4. Tênis de mesa

Partida no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 2013, Paris.
Partida no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 2013, Paris. (Pierre-Yves Beaudouin CC BY-SA 3.0)

O tênis de mesa é um esporte disputado entre duas pessoas ou duas duplas. Usando raquetes, os jogadores tentam jogar a bola por cima da rede que divide a mesa. O objetivo é fazer a bola tocar no lado da mesa do adversário, impossibilitando o adversário de conseguir realizar a mesma ação e devolver a bola para a área de jogo.

Os jogos de tênis de mesa são disputados em sets, sendo, geralmente, 5 sets em campeonatos nacionais e 7 sets em campeonatos internacionais. Em cada set, devem ser marcados11 pontos, mas deve haver uma diferença de 2 pontos em relação ao adversário. Portanto, se o set empatar 10x10, o set continua até atingir a diferença de 2 pontos (12x10, 13x11, etc.)

Praticado também recreativamente, o tênis de mesa é conhecido como pingue-pongue, fazendo referência ao som feito pela bolinha na raquete.

O esporte foi criado na Inglaterra na metade do século XIX. No início, foi utilizado como uma forma diferente de jogar tênis em salas fechadas, por causa do rigoroso inverno inglês.

Saiba mais: Tênis de mesa

5. Vôlei de praia

O vôlei de praia é praticado em uma quadra de areia e é disputado por duas duplas. O objetivo é tentar jogar a bola por cima da rede e fazer com que ela bata no chão do lado do adversário para marcar pontos.

Cada jogada começa com um saque para a equipe adversária. Após o saque, cada dupla pode tocar na bola até três vezes antes de mandá-la para o outro lado da quadra.

Os jogos de vôlei de praia são disputados em sets, sem limite de tempo determinado. O jogo termina quando uma dupla ganhar 2 sets, sendo necessário marcar 21 pontos em cada, mas é preciso que haja uma diferença de 2 pontos com o adversário (21x19, 22x20, 23x21).

No caso de empate dos sets 1x1, o jogo é definido no 3.º set, no qual é jogado até os 15 pontos, mas a regra de 2 pontos de diferença persiste (15x13, 16x14, 17x15).

O vôlei de praia surgiu como uma adaptação do vôlei de quadra, na Califórnia, nos Estados Unidos, por volta de 1920.

Saiba mais: Vôlei de praia

6. Padel

O padel é um esporte parecido com o tênis, porque os pontos são contados da mesma forma e as bolas e as raquetes são parecidas. Contudo, o padel é menos difícil de jogar do que o tênis e um dos motivos é o fato de a quadra de padel ter menos 3 metros de comprimento do que a quadra de tênis.

O esporte é disputado por duas duplas em uma quadra que mede 20 metros de comprimento por 10 metros de largura e é cercada por todos os lados, com rede e vidro.

Os jogos de padel são disputados em pontos e sets. Um set vai até 11 pontos, com um mínimo de 2 pontos de diferença (11x9, 12x10). O jogo termina quando uma dupla conseguir ganhar 2 sets dos 3 sets possíveis.

O esporte foi criado no México em 1969. O seu inventor foi Enrique Corcuera, que não podia jogar tênis em casa para se divertir, porque não tinha espaço suficiente para isso, então, inventou padel.

7. Badminton

Raquetes e peteca usadas no badminton
Raquetes e peteca usadas no badminton

O badminton é um esporte jogado com uma peteca, ou volante, e é praticado com o auxílio de raquetes. O jogo pode ser disputado entre 2 jogadores ou entre 2 duplas. O objetivo é fazer a peteca passar por cima da rede e tocar no campo do adversário para marcar pontos.

O jogo de badminton é disputado em até 3 sets, no máximo. Quem vencer os 2 primeiros sets, vence o jogo. Cada set tem 21 pontos, mas se houver empate, o jogo continua até que haja uma diferença de 2 pontos em relação à equipe adversária (21x19, 22x20, 23x21). Exceto se um set chegar a 29 pontos, nesse caso, um único ponto de morte súbita é jogado.

O esporte, como o conhecemos hoje, foi criado na Inglaterra, por volta de 1870.

Saiba mais: Badminton

8. Squash

O squash é um esporte de parede jogado com uma raquete e uma bola. Durante a partida, os jogadores devem usar, obrigatoriamente, óculos de proteção. O jogo pode ser disputado entre 2 jogadores ou entre 2 duplas. O objetivo é acertar a bola na parede da frente antes que ela bata mais de uma vez no chão. Dessa forma, só é permitido deixar a bola tocar uma vez no chão. Quando acontece de tocar mais de uma vez, é ponto do adversário.

No jogo de squash, os jogadores jogam lado a lado, ambos de frente para a mesma parede. Assim, os jogadores mudam de lado com o adversário sempre que ganham um ponto. Cada set pode ir até 9 ou 11 pontos e cada partida pode ser disputada em 3 ou 5 sets, sem tempo determinado.

O esporte surgiu na Inglaterra, no início do século XIX, provavelmente numa prisão, onde os presos usavam paus e uma bola e atiravam contra a parede para passarem o tempo.

Leia também: Futevôlei: regras, como se joga e qual é a sua história

Para conhecer outros tipos de esporte:

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.