Esportes de invasão: o que são e 9 exemplos

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Professor de Educação Física

Esportes de invasão são modalidades esportivas como futebol, handebol, basquete, futsal, rugby, frisbee, futebol americano, polo aquático, hóquei e as menos conhecidas como floorball e polo (equestre).

Nelas, as equipes têm o objetivo de conduzir um objeto, geralmente uma bola, a um local específico dentro da quadra de seu adversário, ou seja, invadir o espaço adversário. Ao mesmo tempo, elas precisam defender a sua quadra, impedindo que os adversários consigam marcar pontos.

As características presentes nos esportes de invasão são os lançamentos, as recepções e as passagens de bola ou de outro objeto.

1. Futebol

Surgido na Inglaterra no século XIX, o futebol é o esporte de maior sucesso no Brasil. No futebol de campo, cada equipe é composta por 11 jogadores. Inicialmente, o futebol era jogado apenas por homens, mas hoje há também a modalidade feminina.

futebol feminino
Foto: Agência Brasil

É considerado um esporte de invasão, pois os participantes devem levar a bola usando os pés até a baliza adversária e inseri-la no gol. Para isso, usam técnicas como dribles, chutes, conduções e passes.

Leia também: História do futebol

2. Handebol

O handebol foi criado na Alemanha no início do século XX. Em sua origem, era jogado em gramados. Atualmente, ele é praticado em quadras fechadas.

As equipes têm como objetivo fazer gols, assim como no futebol, mas nesse caso é jogado com as mãos. Por isso recebeu o nome handebol, que é a junção das palavras inglesas hand (mão) e ball (bola), handball em inglês.

Nessa modalidade, a duração da partida tem uma hora, dividida em dois tempos de 30 minutos. O jogo também envolve a condução e passes, sendo o “arremesso” uma técnica importante para marcar pontos. Nos jogos masculinos, a bola é um pouco maior do que nos jogos femininos.

Para saber mais, leia: Handebol

3. Basquetebol

O basquetebol também é um jogo coletivo que envolve o manejo da bola com as mãos. Entretanto, nessa modalidade a meta é inseri-la em uma cesta.

Para isso, são utilizadas as batidas no chão, condução, arremessos e passes. Geralmente, os jogadores de basquete têm alta estatura, pois é um diferencial no desempenho.

O basquetebol é um jogo criado em 1891, nos Estados Unidos da América. Ele foi criado por um professor de educação física chamado James Naismith, como alternativa de esporte a ser praticado durante o inverno.

Você também pode se interessar: Basquetebol

4. Futsal

O futsal é um jogo semelhante ao futebol de campo, mas é jogado em quadras fechadas e tem outras especificidades.

Criado no Uruguai na década de 30, o futsal chegou no Brasil em 1935, mas foi na década de 50 que as suas regras foram consolidadas.

partida de futsal
Foto: Danilo Borges

Nessa modalidade, a bola é mais pesada que a do futebol de campo e a duração da partida é menor, com dois tempos de 20 minutos.

Esse é um jogo bastante dinâmico, em que os jogadores usam como recursos estratégicos os passes, dribles, chutes e cabeceios.

No Brasil, o futsal é tradicionalmente chamado de futebol de salão.

Saiba mais: Futsal: história e regras

5. Rugby

O Rugby é um esporte criado em 1823 na Inglaterra.

É constituído de duas equipes, cada uma com 15 jogadores. O objeto utilizado é uma bola oval, que é carregada com as mãos, e eventualmente chutada para frente com o pé. O Rugby é um esporte que envolve força e resistência

A meta é passar a linha de fundo do campo adversário, área chamada de in goal. Importante destacar, que a bola deve ser colocada no solo de forma proposital. Simplesmente entrar carregando a bola dentro da zona ou arremessá-la dentro dessa área não é o suficiente.

A equipe que conseguir fazer isso, ganha 5 pontos. Além disso, ganha a chance de arrematar a bola para dentro de uma trave em forma de H, localizada no fundo da quadra, na qual se ganha 2 pontos extras.

Outra forma de pontuar é o drop; essa ação ocorre quando o jogador decide chutar a bola para dentro das traves (H). Essa ação pode ser feita em qualquer parte do campo e momento do jogo. Entretanto, geralmente acontece quando o jogador tem bom chute, está perto da trave adversária e com relativo espaço para arrematar a bola. O drop vale 3 pontos.

Conheça mais sobre o assunto, leia: Rugby

6. Frisbee

O frisbee surgiu na década de 40 a partir de uma brincadeira entre estudantes, nos Estados Unidos da América (EUA). O objeto utilizado nesse esporte é um disco de 175 gramas.

Há sete participantes em cada equipe. O frisbee, nome do disco, é passado entre os jogadores, que têm até dez segundos para passar para o colega. Para marcar ponto, os jogadores devem lançar o disco para um colega apanhar dentro da zona de pontuação, que está localizada na linha de fundo do campo adversário.

Uma curiosidade é que esse jogo que não possui árbitros, sendo as regras normalmente respeitadas por todos os jogadores.

7. Futebol americano

O futebol americano é um esporte que surgiu nos EUA no século XIX, como decorrência do Rugby. Nos EUA, ele é chamado de football, enquanto o futebol é conhecido por soccer.

Essa modalidade, disputada em um campo aberto, tem como zona de gol uma trave em formato de Y. São 11 jogadores em cada equipe e a partida ocorre em 4 tempos de 15 minutos.

O curioso é que apenas um jogador tem a função de coordenar o ataque. Esse jogador (quarterback) é o responsável pela chamada das jogadas, que são divididas entre jogadas de passe ou jogadas de corrida.

Nesse esporte, ocorre bastante contato corporal, sendo necessário equipamento de proteção, como capacetes e roupas especiais.

Para saber mais: Futebol americano

8. Hóquei no gelo

O hóquei no gelo também é um esporte de invasão, pois o objetivo das equipes é fazer gols na baliza adversária.

Os times têm seis jogadores, incluindo um goleiro. A partida é dividida em três tempos de 20 minutos úteis cada, ou seja, o cronômetro para toda vez que o jogo para também. O objeto usado no jogo é um pequeno disco, chamado de puck.

Hóquei no gelo é um esporte que necessita muito equilíbrio, já que é praticado sobre patins. Cada jogador tem um stick, espécie de taco usado para passar, controlar e lançar o disco no gol.

Esse também é um esporte com bastante contato físico, e por isso, exige o uso de roupas protetoras e capacetes.

Leia também: Hóquei no gelo: regras, equipamentos e história do esporte

9. Polo Aquático

O polo aquático é um jogo realizado dentro da piscina que surgiu oficialmente em 1876, na Inglaterra.

São dois times com sete jogadores cada, que disputam a partida em uma piscina que não pode ser inferior a 20 metros nem superior a 30 metros, em comprimento, e não pode ser inferior a 10 metros e superior a 20 metros, em largura.

O jogo é dividido em quatro tempos úteis de oito minutos, ou seja, cada vez que o jogo é interrompido, a contagem de tempo fica paralisada.

partida de polo aquático
Foto: Jonas de Carvalho

Assim como em todo esporte de invasão, há o objetivo de marcar pontos levando um objeto, no caso a bola, à outra quadra.

As regras básicas do jogo são: a bola só pode ser segurada com uma mão, sendo apenas o goleiro com permissão para segurá-la com as duas mãos, e a bola não pode ser afundada por qualquer jogador de ataque.

Além disso, as equipes devem executar sua jogada de ataque em no máximo 30 segundos.
Esse foi um dos primeiros esportes a ser incluído nas Olimpíadas modernas.

Leia também: Polo aquático

Para saber mais sobre outros esportes:

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.