Rugby

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

Rugby, ou rúgbi, é um jogo em que os jogadores devem conduzir a bola oval é com os pés ou com as mãos até a linha de fundo do campo.

O objetivo principal é fazer um try, que consiste em passar com a bola através da linha de fundo e encostá-la no chão.

Trata-se de um esporte que exige muita resistência, força, habilidade e estratégia dos seus jogadores. Para a sua prática, é obrigatória a utilização de protetores bucais.

O rugby teve origem na Inglaterra, em 1823, chegando ao Brasil em 1891.

O esporte tem versões diferentes, sendo as mais conhecidas o Rubgy XV, que conta com 15 jogadores em cada equipe, e o Rugby Sevens, que conta com 7 jogadores.

Atletas na jogada scrum
Atletas na jogada de reinício de jogo, o scrum

Origem e história do rugby

A princípio, um esporte similar ao rugby era jogado pelos gregos e romanos, que faziam jogos com esferas, chamadas de episkyros e harpastum, respectivamente.

De acordo com a Federação Internacional de Rugby, a sua origem data de 1823, na Rugby School, localizada em Rugby, na Inglaterra - daí o nome do esporte. O responsável pelo surgimento do esporte é William Webb Ellis.

Na época, não havia regras escritas dos jogos com bola, como o Rugby. Dessa forma, as regras eram transmitidas de forma oral, portanto, cada escola tinha mais ou menos a sua forma de jogar. William fez algo diferente do que faziam na sua escola, ele correu com a bola nas mãos, em vez de chutá-la, como costumava-se fazer.

Em 1845, três alunos da Rugby School foram os responsáveis por escrever as regras do Rugby Football. Essa padronização das regras deu origem ao rugby propriamente dito - distinção oficial entre rugby e o futebol - porque antes das normas serem escritas, todos os jogos eram chamados de jogos de bola.

Em 1871, surgiu a Rugby Football Union (RFU), na Inglaterra - uma entidade responsável pela organização do rugby, seguindo-se a criação de entidades semelhantes em outros países. Em 1873, surgiu a União Escocesa de Rugby (SRU). Em 1879, surgiu a União Irlandesa de Futebol Rugby (IRFU). Em 1881, surgiu a União Galesa de Rugby (WRU) e, em 1886, a International Rugby Board (IRB).

Em 1881, ocorreu a primeira disputa internacional entre Inglaterra e Escócia, em que os escoceses foram os vencedores.

A primeira participação do rugby nos Jogos Olímpicos de Paris ocorreu em 1900, onde a França sagrou-se campeã. Em 1908, foi a vez da Austrália e, em 1920 e 1924, as medalhas foram obtidas pelos Estados Unidos.

O rugby ficou ausente dos jogos olímpicos durante 92 anos. Em 2016, o Rugby voltou às Olimpíadas, na modalidade de 7 jogadores, ‘Rugby Sevens’. A seleção de Fiji foi a campeã no rugby masculino, e a seleção da Austrália, no feminino.

O rugby começou na Inglaterra e ganhou o mundo. Depois da Inglaterra, foi na Nova Zelândia, na África do Sul e na Austrália que o esporte conquistou bastante destaque.

A Seleção de Rugby da Nova Zelândia é uma das melhores do mundo. Conhecidos como All Blacks, a equipe costuma fazer o Haka, que é uma dança típica do povo maori usada, entre outras coisas, como uma forma de intimidação.

Rugby no Brasil

O rugby chegou ao Brasil em 1891, quando foi fundado o Clube Brasileiro de Futebol Rugby. O primeiro time de rugby foi organizado por Charles Miller - conhecido como o "pai" do futebol brasileiro.

Em 1963, foi criada a União de Rugby do Brasil (URB), cujo presidente foi o irlandês Harry Donovan. Dez anos depois, a URB transformou-se em Associação Brasileira de Rugby (ABR). Em 2010, a ABR transformou-se na Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Em 2018, a seleção brasileira conquistou o Campeonato Sul-Americano 6 Nações pela primeira vez.

Histórico do rugby

1823: origem do rugby em Rugby, na Inglaterra.

1845: criação das regras do Rugby Football.

1871: surgimento da entidade responsável pela organização do rugby na Inglaterra, a Rugby Football Union (RFU).

1881: primeira disputa internacional entre Inglaterra e Escócia, com vitória escocesa.

1891: chegada do rugby ao Brasil.

1963: criação da União de Rugby do Brasil (URB).

1973: a URB transforma-se em Associação Brasileira de Rugby (ABR).

1900: primeira participação do rugby nos jogos olímpicos, com vitória francesa.

2010: transformação da ABR na Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

2018: a Seleção Brasileira de Rugby conquista o Campeonato Sul-Americano 6 Nações.

Regras do jogo de rugby

Num campo que mede 100m x 70m, a duração de um jogo de rugby é diferente em cada uma das suas versões. Na versão Rugby XV, com 15 jogadores, o jogo é disputado em 2 tempos de 40 minutos. Por outro lado, na versão Rugby Sevens, com 7 atletas, o jogo é disputado em 2 tempos de 7 minutos.

No rugby, os passes com as mãos só podem ser feitos para os lados ou para trás. Por outro lado, os passes para frente só podem ser realizados com os pés, o que é muito mais difícil de ser completado com sucesso, pois o colega da equipe precisa conseguir agarrar a bola para manter a posse.

O tackle, que é a jogada em que se derruba um jogador, só pode ser realizada no jogador que tem a bola. Derrubar um jogador que não tenha a posse de bola é uma penalidade. Assim, como também é penalidade, derrubar um jogador com a bola na linha do peito para cima.

Outras causas de penalidade são obstruir a passagem de um jogador da equipe adversária ou um jogador segurar a bola quando cai ao chão.

O início do jogo, tanto na primeira parte quanto na segunda, é feito mediante um chute na bola no centro do campo. No reinício do jogo, no Rugby XV, quem dá o pontapé na bola é a equipe que sofreu pontos, enquanto no Rugby Seven, o pontapé é dado pela equipe que marcou pontos.

Como fazer pontos?

O try, que consiste em ultrapassar a linha do gol (linha do H) da equipe adversária, a fim de colocar a bola no chão, é a jogada que vale mais pontos. Importante destacar que a bola deve ser colocada no solo de forma proposital.

Ao marcar um try, a equipe garante o direito de chutar entre as traves, o que vale dois pontos extras. Se o chute for convertido corretamente, a jogada é chamada de conversão.

Outro momento em que a equipe tem a possibilidade de chutar para a trave é no chute de penalidade, que vale 3 pontos. Isso acontece quando uma falta grave é cometida contra a equipe e o jogador chuta a partir do local em que ocorreu a infração.

Por fim, o drop goal vale 3 pontos e consiste em chutar a bola para a trave, que deve passar por cima do travessão horizontal, no decorrer do jogo. Essa ação pode ser feita em qualquer parte do campo e momento do jogo. Contudo, geralmente acontece quando o jogador está perto da trave adversária, tem um bom chute e está com relativo espaço para arrematar a bola.

O rugby sofreu várias alterações ao longo dos anos. Uma das mais importantes diz respeito à pontuação. No início, o try não valia nenhum ponto. Somente em 1886, ele começou a valer apenas 1 ponto. Em 1992, o try começou a valer 5 pontos e, hoje, é o lance que mais vale pontos.

Leia também:

Referências Bibliográficas

Rugby: modalidade. Documento acessado no site da Confederação Brasileira de Rugby, disponível em: https://brasilrugby.com.br/conheca-o-esporte/

História do Rugby. Documento acessado no site da Confederação Brasileira de Rugby, disponível em: https://brasilrugby.com.br/historia-do-rugby/

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.