Tênis: as regras do jogo e a sua história

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Professor de Educação Física

Tênis é um esporte de rede jogado entre dois jogadores ou duas duplas. Cada jogador usa uma raquete para bater a bola e mandá-la por cima da rede que divide a quadra.

O objetivo do jogo de tênis é fazer a bola cair no chão do lado da quadra do adversário, em um lugar onde ele não consiga rebater.

Assim, um jogador ganha um ponto se a bola tocar o chão uma vez e o adversário não conseguir rebater (ou seja, se a bola quicar duas vezes no solo), ou se o adversário rebater a bola na rede ou para fora da quadra.

O tênis é um esporte olímpico, tendo feito parte dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896. Após ter sido excluído do programa olímpico entre 1928 e 1988, ele regressou em 1992.

Regras do jogo de tênis

Quadra

A quadra de tênis tem 23,77 metros de comprimento e 8,23 metros de largura nos jogos individuais; e 10,97 metros de largura nos jogos de duplas.

Ela é dividida ao meio por uma rede suspensa a uma altura de 91,4 centímetros no centro da rede.

Bola e raquete

A bola de tênis deve cumprir uma série de especificações, em termos de peso, tamanho e cor.

O peso varia entre 56 e 59,4 gramas, enquanto o tamanho varia entre 6,54 e 7,30 centímetros. A cor da bola deve ser branca ou amarela.

O tamanho da raquete não pode ser maior que 73,7 centímetros de comprimento por 31,7 centímetros de largura.

Jogadores: servidor e recebedor

O servidor é o jogador que coloca a bola em jogo. O recebedor é o jogador que está pronto para devolver a bola sacada pelo servidor.

Nos jogos de duplas, essas funções devem ser alternadas a cada set.

A escolha do lado da quadra, e do servidor e recebedor, é feita por sorteio. Quem ganha o sorteio pode escolher ser servidor, ser recebedor ou o lado da quadra para começar o jogo. Além disso, o vencedor do sorteio pode optar por ser o adversário a fazer uma dessas escolhas.

Mudança de lado

No final do primeiro, terceiro e seguintes jogos ímpares de cada set, os jogadores devem mudar de lado. Durante um tie-break, a mudança de lado deve ser feita depois de cada 6 pontos.

dois homens jogando tênis numa quadra azul

O jogo de tênis

O jogo de tênis funciona através de pontos, games e sets, da seguinte maneira:

  • Jogador faz 4 pontos = ganha um game.
  • Jogador vence 6 games = ganha um set.
  • Jogador ganha 2 ou 3 sets = ganha a partida.

Observação: há partidas que podem ser de 3 sets (vencendo 2, ganha-se a partida) ou de 5 sets, onde é necessário vencer 3 sets para ganhar a partida.

Em um jogo, a pontuação é contada da seguinte maneira:

  • nenhum ponto = zero
  • primeiro ponto = 15
  • segundo ponto = 30
  • terceiro ponto = 40
  • quarto ponto = jogo

Todos os games e sets devem ter 2 pontos ou games de vantagem sobre o adversário. Por exemplo, se o game estiver empatado em 5x5, o set continua até que um jogador alcance uma diferença de 2 games (7x5, por exemplo).

Além disso, quando o game estiver empatado, 5x5, por exemplo, o próximo jogo (de desempate) chama-se tie-break.

No jogo de tie-break, os pontos são anunciados como “zero”, “1”, “2”, “3”, etc.

O primeiro jogador ou equipe que conseguir 7 pontos ganha o jogo e o set, desde que haja uma diferença de dois pontos sobre o adversário. Se necessário, o jogo de tie-break continuará até que essa margem seja alcançada.

Entretanto, existem diferentes métodos de pontuação em um set: o set longo e o set de tie-break. Pode ser usado qualquer um dos métodos, desde que o método a ser utilizado seja anunciado antes de começar a competição.

No set longo, o primeiro jogador ou equipe que ganhar seis jogos ganhará o set, desde que haja uma vantagem de dois jogos sobre o adversário. Se necessário, o set será prolongado até que essa margem seja alcançada (8 vs 6, por exemplo).

No set de tie-break, o primeiro jogador ou equipe que ganhar seis jogos ganhará o set, desde que haja uma vantagem de dois jogos sobre o oponente (6 vs 4). Contudo, se o placar atingir seis jogos iguais para ambos (6 vs 6), será jogado um tie-break, ou seja, sem prolongamento para mais sets.

Perda de ponto

As seguintes situações resultam na perda de pontos:

  • cometer duas faltas consecutivas durante o saque;
  • não devolver a bola antes que ela bata duas vezes no chão;
  • fazer a bola tocar um acessório fixo permanente antes de quicar;
  • o recebedor devolver o saque antes que a bola toque no chão;
  • parar ou tocar repetidamente a bola com a raquete;
  • tocar a rede, os postes, a corda, a faixa ou o campo adversário enquanto a bola está em jogo;
  • bater na bola antes dela passar sobre a rede;
  • a bola tocar o jogador ou algo que ele está usando, exceto a raquete;
  • alterar a raquete durante o jogo;
  • em duplas, ambos os jogadores tocarem na bola ao devolvê-la.

Faltas

Falta de pé: sinaliza-se uma falta quando, durante a execução do saque, o servidor altera sua posição andando ou correndo, toca com qualquer um dos pés a linha de fundo, a área fora da extensão imaginária da linha lateral ou a extensão imaginária da marca central.

Falta no saque (ou serviço): quando o servidor não acerta a bola depois de tentar golpeá-la com a raquete, quando a bola toca um acessório fixo, um dos postes, ou toca o próprio servidor, seu companheiro ou algo que eles estejam segurando

Início do jogo e intervalos

O jogo de tênis começa com a execução do saque (serviço), ou seja, quando o servidor lança a bola para o ar com a mão e a golpeia com a raquete antes de ela tocar o chão. O objetivo é lançar a bola de modo que ela passe por cima da rede e aterrisse na quadra adversária.

O jogo deve ser contínuo, começando com o primeiro saque e indo até o fim da partida.

Os jogadores podem descansar até 25 segundos entre os pontos. Nas mudanças de lados, a pausa máxima é de 90 segundos. No entanto, depois do primeiro jogo de cada set e durante um tie-break, não há intervalo para troca de lado. Ao fim de cada set, os jogadores têm um intervalo máximo de 120 segundos.

Além disso, os organizadores de torneios podem permitir um intervalo máximo de descanso de até 10 minutos, se anunciado antes do início do torneio. No entanto, esse intervalo longo somente pode ser feito após o terceiro set, em partidas melhor de cinco sets, ou após o segundo set, em partidas melhor de três sets.

História do tênis

A princípio, o tênis teve origem na França, no século XII, quando monges franceses inventaram uma brincadeira para fazerem no pátio do mosteiro. Usando uma bola, paredes e telhados inclinados, eles tentavam acertar a bola com a palma das mãos.

Anos depois, na Inglaterra, surgiu o jogo de tênis como o conhecemos atualmente. Em 1873, Walter Wingfield, major inglês, lançou o primeiro livro de regras do tênis, sendo, por isso, considerado o criador do esporte.

Em 1877, foi realizado o primeiro torneio internacional em Wimbledon (Inglaterra), onde continua a ser disputado o torneio mais prestigiado de tênis.

Em 1955, foi fundada a Confederação Brasileira de Tênis, órgão responsável pela organização dos eventos de tênis no Brasil.

O Brasil conquistou a sua primeira medalha olímpica no tênis nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. O grande feito foi alcançado pela dupla brasileira Laura Pigossi e Luisa Stefani, que conquistaram a medalha de bronze.

Leia também:

Referências Bibliográficas

História. Tênis. Confederação Brasileira de Tênis. Documento acessado em julho de 2024, disponível em: https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/tenis/

Maurício Facchini
Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.