Beisebol

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Professor de Educação Física

O beisebol é um esporte coletivo praticado por duas equipes de 9 jogadores, uma bola e um taco. O termo vem da língua inglesa “baseball”.

Jogador de beisebol

Jogador brasileiro de basebol

Nos Estados Unidos é um dos esportes mais populares, praticado por homens e mulheres.

A sua prática exige muita agilidade, condicionamento físico e precisão dos atletas.

História do Beisebol

Há controvérsias sobre a origem do beisebol. Alguns acreditam ser de origem inglesa, e outros acreditam que ele foi criado por Abner Doubleday, em Nova York, no ano de 1839.

Abner Doubleday

Abner Doubleday, considerado o criador do beisebol

A verdade é que um jogo semelhante, chamado “rounders”, já era praticado no século XVIII na Inglaterra.

Antes disso, foram encontradas descrições de um esporte com bola e taco em documentos franceses que datam do século XIV.

Provavelmente, o rounders foi trazido para a América pelos imigrantes ingleses. E posteriormente, foi adaptado para o beisebol tal qual conhecemos hoje.

Além de Abner Doubleday, merece destaque também Alexander Cartwright, que contribuiu para sistematizar as regras do beisebol. O primeiro jogo oficial dessa modalidade ocorreu em 1846, na cidade de Nova York.

Hoje, o beisebol é um esporte muito popular em países da América do Norte e central. Ele disseminou-se de forma muita rápida e atualmente podemos encontrar equipes e milhões de adeptos em todas as partes do mundo.

Em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, o beisebol foi inserido como modalidade olímpica, onde Cuba saiu vencedora.

Beisebol no Brasil

No Brasil, o beisebol foi difundido principalmente por norte-americanos que residiam e trabalhavam no país.

No início do século XX, ele começou a ser praticado em São Paulo. Em 1936, ocorreu o primeiro campeonato brasileiro de beisebol.

Em 1946, surgiu em São Paulo a Federação Paulista de Beisebol e Softbol (FPBS). Depois disso, sua prática espalhou-se por diversos estados do Brasil.

Campos de beisebol no Brasil

Mapa mostra os campos de beisebol no Brasil

Em 1990, foi fundada a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS). Essa entidade é responsável pela organização de eventos dessa modalidade em nível nacional.

Fundamentos do Beisebol

O beisebol é praticado num campo ao ar livre e possui 4 bases. Um jogo é composto de 9 entradas (partidas) sem um tempo definido.

Possui duas equipes compostas por 9 jogadores cada. De maneira alternada, as equipes atacam e defendem.

As posições dos jogadores vão se alternando durante a partida. Primeiro, a equipe visitante ataca, ou seja, cada jogador tentará rebater a bola com o bastão e correr para as bases.

Enquanto isso, a equipe da casa começa defendendo, ou seja, um jogador (o arremessador) vai arremessar a bola, e os outros 8 jogadores vão posicionar-se para agarrar a bola, caso o jogador da equipe adversária consiga rebater a bola.

Após os 9 jogadores da equipe visitante atacarem, as funções se invertem.

Regras do Beisebol: como se joga

A bola de beisebol é lançada por um jogador (lançador), enquanto o rebatedor de outro time está posicionado para acertar a bola com o bastão. Logo atrás do rebatedor, está um receptor que pertence ao time do lançador.

Se a bola for acertada pelo rebatedor, ele deve correr pelas quatro bases do campo. Se ele conseguir atingir as quatro, a equipe ganha um ponto.

No beisebol, os pontos são marcados mediante a trajetória percorrida pelos jogadores. Portanto, vence a equipe que tiver mais corridas completas durante a partida.

Se o batedor lançar a bola fora do estádio, a equipe recebe um ponto. Esse movimento é chamado de home run.

Jogadores de Beisebol

Posições de jogadores

De acordo com a função e posição no campo, os jogadores de beisebol são classificados em:

  1. lançador (pitcher)
  2. receptor (catcher)
  3. jogador de 1.ª base (first baseman)
  4. jogador de 2.ª base (second baseman)
  5. jogador de 3.ª base (third baseman)
  6. jogador interbase (shortstop)
  7. defensor do lado esquerdo do campo (left fielder)
  8. defensor da parte central campo (center fielder)
  9. defensor do lado direito do campo (right fielder)

Campo de Beisebol

O campo de beisebol tem formato de diamante com uma área principal e outra secundária, cuja medida varia entre 92m e 108m. É marcado por um quadrado de 27,4 metros de lado, que está inserido num semicírculo, e tem 4 bases.

campo de beisebol

Campo de beisebol

Equipamentos de Beisebol

Os principais equipamentos do beisebol são:

Taco: de formato cilíndrico, geralmente é feito de madeira. Possui até 1,5 metros de comprimento e pode pesar até 1 quilo.

tacos de beisebol

Tacos de beisebol

Bola: equipamento esférico feito de cortiça, algodão, lã, borracha e um revestimento de couro. A bola de beisebol pesa cerca de 140 gramas e seu tamanho varia entre 23 a 23,5 cm.

bola de beisebol

Luva: feita de couro recebem uma costura de linhas de algodão, náilon ou poliéster.

luva de beisebol

Curiosidades do Beisebol

Um jogo muito semelhante ao beisebol é o softbol. Ele é praticado em campos fechados e ainda possui algumas regras distintas. Nessa modalidade, além da bola ser maior que a de beisebol, o campo de jogo é menor.

No Brasil, o beisebol é chamado de “esporte de japoneses”. Isso porque além dos norte-americanos terem introduzido o esporte no país, com a grande imigração japonesa no século XX, esse grupo começou a praticar essa modalidade. Atualmente, muito descendentes de japoneses residentes no Brasil são jogadores de beisebol.

Numa partida de beisebol são utilizadas muitas bolas. Geralmente, cada bola tem uma vida útil de no máximo 10 lançamentos.

Estados Unidos, Cuba e Coreia do Sul são os países que se destacam no beisebol com maior frequência.

Leia mais sobre esportes:

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.