Beisebol


O beisebol, basebol ou baseball é um esporte coletivo praticado com uma bola e um taco. O termo vem da língua inglesa “baseball”.

Jogador de beisebol

Jogador brasileiro de basebol

Nos Estados Unidos é um dos esportes mais populares, o qual é praticado por homens e mulheres.

A sua prática exige muito treinamento dos jogadores. Agilidade, condicionamento físico e precisão são indispensáveis.

Origem e História

Há controvérsias sobre a origem do beisebol. Alguns acreditam ser de origem inglesa, e outros, que ele foi criado por Abner Doubleday em Nova York no ano de 1839.

Abner Doubleday

Abner Doubleday, considerado o criador do beisebol

A verdade é que um jogo semelhante, chamado “rounders”, já era praticado no século XVIII na Inglaterra.

Antes disso, foi encontrado descrições de um esporte com bola e taco em documentos franceses que datam do século XIV.

Provavelmente o rounders foi trazido para a América pelos imigrantes ingleses. E posteriormente, foi adaptado para o beisebol tal qual conhecemos hoje.

Além de Abner Doubleday, considerado o criador desse esporte, merece destaque Alexander Cartwright quem contribui para sistematizar as regras do beisebol. O primeiro jogo oficial dessa modalidade ocorreu em 1846, na cidade de Nova York.

Hoje o beisebol é um esporte muito popular em países da América do norte e central. Ele disseminou-se rapidamente e atualmente, podemos encontrar equipes e milhões de adeptos em todas as partes do mundo.

Nos jogos olímpicos de verão em Barcelona em 1992, o beisebol foi inserido como modalidade olímpica, onde Cuba saiu vencedora.

No entanto, em 2012 ele foi removido. Porém já está decidido pelo Comitê Olímpico que ele estará presente nas Olimpíadas em 2020 na cidade de Tóquio.

Beisebol no Brasil

No Brasil, o beisebol foi difundido principalmente por norte-americanos que residiam e trabalhavam no país.

No início do século XX ele começou a ser praticado em São Paulo e em 1936 ocorreu o primeiro campeonato brasileiro de beisebol.

Embora não seja muito praticado no país, em 1946 surgiu em São Paulo a "Federação Paulista de Beisebol e Softbol" (FPBS). Depois disso, sua prática espalhou-se por diversos estados brasileiros.

Campos de beisebol no Brasil

Mapa mostra os campos de beisebol no Brasil

Em 1990 foi fundada a "Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol" (CBBS). Esse órgão é responsável pela organização de eventos dessa modalidade em nível nacional.

Fundamentos de Beisebol

O beisebol é praticado num campo que pode ser ao livre, ou numa quadra fechada. Um jogo é composto de 9 partidas sem um tempo definido.

Possui duas equipes compostas por 9 jogadores cada. De maneira alternada, as equipes atacam e defendem.

As posições dos jogadores vão se alternando durante a partida.

Regras do Beisebol: Como se joga?

A bola de beisebol é lançada por um jogador (arremessador), enquanto o batedor de outro time está posicionado para acertar a bola com o bastão. Atrás dele, está um apanhador que pertence ao time do arremessador.

Se a bola for acertada pelo batedor, ele deve correr pelas quatro bases do campo. Se ele conseguir atingir as quatro, a equipe ganha um ponto.

No beisebol, os pontos são marcados mediante a trajetória percorrida pelos jogadores. Portanto, vence a equipe que tiver mais corridas durante a partida.

Se o batedor lançar a bola fora do estádio, a equipe recebe um ponto. Esse movimento é chamado de home run.

Jogadores

Posições de jogadores

De acordo com a função e posição no campo, os jogadores de beisebol são classificados em:

  • Arremessador (pitcher)
  • Apanhador (catcher)
  • Primeira-base (first baseman)
  • Segunda-base (second baseman)
  • Terceira-base (third baseman)
  • Interbases (shortstop)
  • Campista esquerdo (left fielder)
  • Campista central (center fielder)
  • Campista direito (right fielder)

Campo

O campo de beisebol tem formato de diamante com uma área principal e outra secundária. É marcado por um quadrado de 27,4 metros de lado que está inserido num semicírculo.

campo de beisebol

Campo de beisebol

Equipamentos de Beisebol

Os principais equipamentos do beisebol são:

Taco: de formato cilíndrico é geralmente feito de madeira. Possui até 1,5 metros de comprimento e pode pesar até 1 quilo.

tacos de beisebol

Tacos de beisebol

Bola: equipamento esférico feito de cortiça, algodão, lã, borracha e um revestimento de couro. A bola de beisebol pesa cerca de 140 gramas e seu tamanho varia entre 10 a 40 centímetros.

bola de beisebol

Luva: feita de couro recebem uma costura de linhas de algodão, náilon ou poliésteres.

luva de beisebol

Curiosidades

  • Um jogo muito semelhante ao beisebol é o softbol. Ele é praticado em campos fechados e ainda possui algumas regras distintas. Nessa modalidade, além da bola ser maior que a de beisebol, o campo de jogo é menor.
  • No Brasil o beisebol é chamado de “esporte de japoneses”. Isso porque além dos norte-americanos terem introduzido o esporte no país, com a grande imigração japonesa no século XX, esse grupo começou a praticar essa modalidade. Atualmente, muito descendentes de nipônicos residentes no Brasil são jogadores de beisebol.
  • Numa partida de beisebol são utilizadas muitas bolas. Esse objeto indispensável tem uma vida útil de no máximo 10 lançamentos.
  • Além dos Estados Unidos, Cuba e Corei do Sul possuem equipes de beisebol muito fortes.

Leia mais sobre esportes: