Plano de aula sobre adição para 1º ano com atividades

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Este plano de aula sobre adição para o 1º ano é alinhado à BNCC e oferece ao professor atividades de soma e contagem para trabalhar em suas aulas.

Conte também com as folhas de atividades para imprimir, como tarefa extra para aula ou para casa.

Plano sobre adição para 1º ano do fundamental
Tema Adição
Unidade temática Números
Objetos do conhecimento
  • Construção de fatos básicos da adição.
  • Problemas envolvendo diferentes significados da adição (juntar, acrescentar).
Habilidade da BNCC

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos
  • Compreender os significados da adição e juntar quantidades.
  • Calcular o resultado de uma adição por meio de diferentes estratégias.
  • Representar simbolicamente as adições.
  • Fazer contagem e apresentar registro simbólico.
Conteúdo Soma de números naturais
Duração 50 minutos
Recursos didáticos
  • Feijões ou outro material.
  • Fichas de números para sorteio.
  • Cartelas para o bingo.
  • Folha de atividades impressa. Uma cópia para cada aluno.
  • Cola
Avaliação

A avaliação do desempenho dos alunos é realizada em dois momentos:

1 - Atitudinal. Por observação durante a atividade.

2 - Pela resolução das atividades em folha.

Referências -

Metodologias da aula

Introdução

Contextualize a aula relembrando os algarismos. Importante lembrar que muitos alunos não viram este conteúdo na educação infantil.

Inicie com a seguinte parlenda cantada:

"Um, dois, feijão com arroz,
Três, quatro, feijão no prato,
Cinco, seis, falar inglês,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis."

Uma sugestão é utilizar recortes dos algarismos como recurso visual, junto à música, ou mesmo escrevê-los na lousa. Os substantivos da parlenda serão revisitados nas atividades.

Atividade 1 — Reconhecimento dos algarismos e indicação das quantidades

Atividade individual onde cada aluno utiliza a folha 1, grãos de feijão e cola. No espaço quadrangular, o aluno cola a respectiva quantidade de grãos indicada pelos numerais.

É importante inserir a ideia do zero com o espaço vazio.

O objetivo é significar os algarismos às quantidades, além da prática da contagem.

Atividade 1 - associação dos algarismos e suas quantidades.
Clique na imagem para imprimir.

Atividade 2 - Soma com material concreto (problema direto)

O professor forma duplas e sorteia um número para cada aluno, que deverá separar aquela quantidade em grãos. Na folha, cada aluno registra uma parcela da adição, utilizando algarismos para representar a quantidade de grãos que separou.

Por fim, eles juntam os grãos e contam para encontrar a soma, que também é registrada na folha.

Um problema direto consiste em encontrar a resposta uma vez que se tenha todas as informações necessárias.

Atividade 2
Clique na imagem para imprimir.

Atividade 3 - Bingo da adição (problema inverso)

Esta atividade pode ser aplicada individualmente, em duplas ou grupos, onde cada um possua uma cartela. O professor sorteia o número que é a soma, enquanto os alunos verificam na tabela se há o cálculo que leva àquele resultado.

Orientações:

  1. As somas nas cartelas compreendem resultados de 0 a 20;
  2. Em um recipiente, coloque apenas os algarismos 0, 1 e 2 para sorteio da dezena;
  3. Em um segundo recipiente, coloque os algarismos de 0 a 9 para sorteio da unidade.

O professor pode adaptar as cartelas para resultados até 10, ou até 99, conforme o nível da turma. A BNCC orienta o trabalho com números de até duas dezenas no 1º ano.

Um problema inverso consiste em determinar as causas que levaram àquele resultado, no caso, as parcelas que adicionadas resultam na soma sorteada pelo professor.

É importante que o professor intervenha, auxiliando os alunos e conferindo as respostas.

Esta atividade também pode ser utilizada para apresentar as propriedades comutativa e do elemento neutro da adição de forma lúdica.

As cartelas estão no final do artigo.

Folhas de atividades extras

Podem ser utilizadas em aula ou mesmo como tarefa de casa. Trata-se de exercícios de adição para reforço e revisão.

Atividade extra 1

Atividade extra 1
Clique na imagem para imprimir

Atividade extra 2

Atividade extra 2
Clique na imagem para imprimir.

Atividade extra 3

Atividade extra 3
Clique na imagem para imprimir.

Cartelas para o bingo (problema inverso)

São dezesseis cartelas diferentes mais uma em branco para você adaptar.

Cartelas para bingo da adição
Clique na imagem para imprimir
Cartelas para bingo da adição
Clique na imagem para imprimir.
Cartelas para bingo da adição
Clique na imagem para imprimir.
Cartelas para bingo da adição
Clique na imagem para imprimir.
Cartelas para bingo da adição
Clique na imagem para imprimir.

Mais planos de matemática:

Você também pode se interessar por:

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.