Plano de aula: área de triângulos e retângulos (7º ano)

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Confira este plano de aula de Matemática sobre área de triângulos e retângulos, alinhado a BNCC para o 7º ano.

Plano de aula de Matemática 7º ano do fundamental
Tema Área de polígonos
Unidade temática Grandezas e medidas
Objetos do conhecimento

Equivalência de área de figuras planas: cálculo de áreas de figuras que podem ser decompostas por outras, cujas áreas podem ser facilmente determinadas como triângulos e quadriláteros

Habilidade da BNCC

EF07MA31) Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

(EF07MA32) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.

Objetivos
  • Calcular a área de triângulos e retângulos.
  • Compreender fórmulas para o cálculo da área de triângulos e retângulos.
  • Identificar a altura e base de um triângulo e o comprimento e largura de um retângulo.
  • Resolver situações-problema que envolvam área de triângulos e retângulos.
Conteúdo Área de figuras planas.
Duração 50 minutos
Recursos didáticos
  • Quadro branco e marcadores
  • Calculadoras
  • Réguas
  • Exercícios para fixação
  • Questionário para avaliação
Metodologia

Antes de apresentar os cálculos e polígonos, pode ser necessário o reforço do conceito de área e suas unidades de medida, com múltiplos e submúltiplos.

Ao iniciar no estudo dos polígonos, é importante começar pelo retângulo, devido sua simplicidade. O professor deve usar a lousa ou outros recursos disponíveis, onde irá expor os elementos básicos para obtenção da área: base e altura.

A seguir, a fórmula para obtenção da área deve ser acompanhada de exemplos e seus cálculos. O detalhamento passo a passo é importante, pois nesta fase, os adolescentes podem ter dificuldades.

Após, o processo se repete para o triângulo, com atenção à altura. É importante se utilizar de exemplos para obtenção da altura em diversos tipos de triângulos: equiláteros, isósceles e escalenos.

Importante ressaltar que nesta etapa, não serão inseridos procedimentos para obtenção de área de triângulos, como: métodos trigonométricos, fórmula de Heron ou para casos específicos.

Atividade prática

Utilizando fita métrica, os alunos podem calcular as áreas de regiões retangulares, como a sala de aula, carteiras e quadras.

Importante que o professor aplique exercícios de fixação e aplicação do conteúdo. É possível obter exercícios em:

Área de Figuras Planas: Exercícios Resolvidos e Comentados

Avaliação

A avaliação do desempenho dos alunos é realizada com vista à resolução das atividades em folha e o material da pesquisa.

Referências

Confira no Toda Matéria:

Áreas de Figuras Planas

Área do Triângulo: como calcular?

Área do Retângulo: como calcular, fórmula e exercícios

Mais planos de matemática:

Veja também Como fazer um plano de aula?

Para exercícios de matemática:

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.