Planos de aula de História para 5º ano do Ensino Fundamental

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História

Seleção com planos de aulas de História para o 5º ano do Ensino Fundamental, seguindo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Todos os planos trazem sugestões de metodologia, com conteúdos de apoio e atividades para usar em sala de aula.

Plano de aula 1 - Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - Patrimônio Material e Imaterial Brasileiro
Objeto de conhecimento Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade.
Habilidade (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Objetivos
  • Conhecer o conceito de patrimônio histórico e cultural;
  • Reconhecer os patrimônios como formas de preservação da memória;
  • Perceber as transformações e permanências no patrimônio histórico e cultural brasileiro;
  • Compreender as diferenças e semelhanças entre o patrimônio material e imaterial.
Conteúdo
  • Patrimônio Histórico e Cultural;
  • Patrimônio Material e Imaterial;
  • Preservação e Memória.
Duração 4 ou 5 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
Avaliação Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.
Referências

Veja também no Toda Matéria:

Metodologia

1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

Apresente aos estudantes uma sequência de imagens (slides) de patrimônios culturais emblemáticos de alguns países. Sugestões: Pirâmides do Egito; Torre Eiffel na França; Coliseu de Roma; Cristo Redentor no Brasil.

Pergunte se os estudantes conhecem o que está sendo mostrado e o que sabem a respeito.

Ao final, questione sobre a necessidade destes locais serem conservados, conduzindo o debate para a importância da preservação da memória cultural das diferentes sociedades.

2ª Etapa - Desenvolvimento:

Conduza uma aula expositiva sobre patrimônio histórico e cultural, distinguindo os tipos de patrimônio material e imaterial com exemplos.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

Por fim, apresente slides com imagens de alguns patrimônios materiais e imateriais brasileiros.

3ª Etapa - Produção:

Como produção final da sequência, sugerimos um exercício de identificação de patrimônios materiais e imateriais brasileiros.

Uma atividade modelo em: Atividades de História para o 5º ano (para imprimir) - (Atividade 10).

Plano de aula 2 - Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - Os rios e as civilizações da Antiguidade
Objeto de conhecimento O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados
Habilidade (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Objetivos
  • Compreender o papel dos rios na formação das civilizações da Antiguidade;
  • Entender a relação entre os rios, a agricultura e o processo de sedentarização nas sociedades antigas;
  • Refletir sobre as mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente.
Conteúdo
  • Mesopotâmia e os rios Tigre e Eufrates;
  • Egito Antigo e o rio Nilo.
Duração 4 a 5 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
Avaliação
  • Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas.
  • A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.
Referências

Veja também no Toda Matéria:

Metodologia

1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

Mostre aos estudantes alguns slides com mapas dos rios Tigre e Eufrates, do Rio Nilo e um mapa que focalize os desertos do Saara e da Arábia (estes mapas estão disponíveis no site Toda Matéria e os links estão no item “referências” deste plano de aula).

Questione a turma sobre as semelhanças entre as imagens e o que eles conhecem sobre essa região do mundo.

A partir da pergunta norteadora “é possível sobreviver sem água?”, conduza os estudantes para a discussão de que naquela região do mundo surgiram grandes civilizações na Antiguidade, o que só foi possível graças aos rios.

A discussão pode ser aprofundada com a problematização sobre os rios da cidade em que a sua escola está localizada: de que forma estes rios são utilizados pela população local? Eles estão preservados?

2ª Etapa - Desenvolvimento:

Conduza uma aula expositiva sobre as civilizações da Mesopotâmia e outra sobre o Egito Antigo, com destaque para a importância dos rios.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

3ª Etapa - Produção:

Como produção final da sequência, sugerimos as listas de questões sobre as civilizações da Mesopotâmia e do Egito Antigo:

Plano de aula 3 - Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - Cidadania e eleições no Brasil: a conquista de um direito
Objeto de conhecimento Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas.
Habilidade (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Objetivos
  • Conhecer o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro;
  • Reconhecer as transformações do conceito de cidadania na História do Brasil;
  • Reconhecer o processo de luta pelo direito ao voto no Brasil por grupos desfavorecidos socialmente.
Conteúdo
  • Cidadania e direito ao voto na História do Brasil
  • Movimento Diretas Já
  • Constituição de 1988 (Cidadã)
  • Sistema eleitoral brasileiro
Duração 6 a 7 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
Avaliação

Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas.

A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.

Referências

Metodologia

1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

Sugerimos que a sequência didática seja iniciada com um teste de conhecimentos prévios sobre as eleições no Brasil, que pode ser realizado no formato de quiz ou de gincana entre grupos da turma.

O teste está disponível no site Toda Matéria em: Atividades de História para o 5º ano (para imprimir) - (Atividade 5).

Após o teste, converse sobre as respostas dadas pelos estudantes, conduzindo a discussão para as transformações das formas de governo na História do Brasil e das lutas pelo direito ao voto.

2ª Etapa - Desenvolvimento:

Conduza uma ou duas aulas expositivas sobre as transformações nas formas de governo na História do Brasil e sobre momentos importantes de luta pelo direito ao voto, como o Movimento Diretas Já e a Constituição de 1988.

Outros desdobramentos possíveis são a questão do voto feminino e do voto de cabresto.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

3ª Etapa - Produção:

Como produção final da sequência, sugerimos a elaboração de questões sobre um dos tópicos estudados (Exemplo: leitura do texto “Voto Feminino no Brasil”, disponível no site Toda Matéria, seguido de perguntas.

Plano de aula 4 - Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - A diversidade étnica brasileira na alimentação
Objeto de conhecimento Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas.
Habilidade (EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.
Objetivos
  • Reconhecer a diversidade étnica na formação da sociedade brasileira;
  • Entender a relação entre os hábitos alimentares de uma sociedade e suas matrizes culturais;
  • Desenvolver o respeito à pluralidade cultural.
Conteúdo
  • Matrizes culturais da sociedade brasileira;
  • Hábitos alimentares e cultura;
  • Patrimônio Imaterial.
Duração 4 a 6 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
Avaliação

Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.

Referências

Metodologia

1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

Apresente alguns slides com imagens de alimentos presentes no cotidiano alimentar dos brasileiros e que tenham diferentes origens.

Sugestões: beiju (origem indígena), acarajé (origem africana), lasanha (origem europeia), sushi (origem asiática).

A cada alimento mostrado, instigue os estudantes a falar sobre qual a origem de cada um, conduzindo a discussão para o fato da diversidade étnica da sociedade brasileira estar tão presente em nossa alimentação.

2ª Etapa - Desenvolvimento:

Conduza uma aula expositiva sobre a diversidade cultural no Brasil, formada pelas matrizes indígena, africana e europeia e de povos migrantes de diferentes partes do mundo.

O conteúdo pode ser aprofundado destacando o fato de alguns alimentos, como o acarajé e o queijo mineiro, dada a importância cultural, fazerem parte do Patrimônio Imaterial brasileiro.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

3ª Etapa - Produção:

Como produção final da sequência, sugerimos que os estudantes façam uma pesquisa, individual ou em grupo, sobre a origem de pratos e receitas consumidas no Brasil.

Uma atividade modelo está disponível no site do Toda Matéria: Atividades de História para o 5º ano (para imprimir) - (Atividade 4).

Quando finalizada, a atividade pode ser transformada em uma exposição na escola, com cartazes produzidos pelos estudantes para cada refeição pesquisada.

Plano de aula 5 - Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - Formas de medir o tempo
Objeto de conhecimento As tradições orais e a valorização da memória. O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade (EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.
Objetivos
  • Distinguir as diferentes formas de medir o tempo;
  • Apresentar os conceitos de tempo da natureza, cronológico e histórico;
  • Analisar formas e instrumentos de marcação do tempo em diferentes sociedades.
Conteúdo
  • Tempo da natureza;
  • Tempo cronológico;
  • Tempo histórico;
  • Instrumentos de marcação do tempo;
  • Calendários.
Duração 4 a 5 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
Avaliação

Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.

Referências

Metodologia

1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

A partir da pergunta norteadora “como podemos perceber e medir a passagem do tempo?”, faça uma lista no quadro com as respostas dos estudantes.

Conduza a discussão para que eles percebam quais formas vêm da observação da natureza (dia e noite, estações do ano, etc.) e quais foram criadas pelos seres humanos (relógios, calendários, etc.).

2ª Etapa - Desenvolvimento:

Apresente uma aula expositiva sobre as diferentes formas de perceber o tempo: o tempo da natureza, cronológico e histórico.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

3ª Etapa - Produção:

Como produção final da sequência, sugerimos um exercício sobre instrumentos de marcação do tempo.

Uma atividade modelo está disponível em: Atividades de História para o 5º ano (para imprimir) - (Atividade 8).

Plano de aula 6 - Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula de História (5º ano do Ensino Fundamental) - Democracia: origens e tipos
Objeto de conhecimento As formas de organização social e política: a noção de Estado
Habilidade (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
Objetivos
  • Compreender o conceito de democracia;
  • Entender os diferentes tipos de democracia;
  • Conhecer as origens da democracia na Antiguidade.
Conteúdo
  • Conceito de democracia;
  • Tipos de democracia;
  • Democracia ateniense;
  • Democracia no Brasil.
Duração 4 a 5 aulas.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Material didático (livro ou apostila fornecido pela instituição de ensino);
  • Equipamentos para projeção de imagens ou, na ausência destes, material impresso para distribuição entre os estudantes.
Avaliação

Avaliação contínua, mediante observação da participação dos estudantes durante as atividades propostas. A proposta de produção (3ª etapa) pode ser utilizada como instrumento de avaliação.

Referências

Metodologia

1ª Etapa - Contextualização e sondagem de conhecimentos prévios:

A partir da pergunta norteadora “o que é democracia?”, faça uma lista no quadro com as respostas dos estudantes. Conduza a discussão para a relação entre as palavras democracia e política.

Explique a origem grega da palavra democracia (demos = povo; cracia = poder) e pergunte aos estudantes se eles acreditam que há democracia no Brasil.

2ª Etapa - Desenvolvimento:

Conduza uma ou duas aulas expositivas sobre: As origens da democracia em Atenas, na Grécia Antiga; Os tipos de democracia; A democracia no Brasil.

Para isso, pode-se usar como apoio o material didático fornecido pela instituição de ensino (livro didático ou apostila) e as referências indicadas neste plano de aula.

3ª Etapa - Produção:

Como produção final da sequência, sugerimos a elaboração de questões sobre um dos tópicos estudados (Exemplo: leitura do texto “Democracia Ateniense”, disponível no site Toda Matéria, seguido de perguntas).

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Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História formada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Docência na Educação à Distância pela Universidade Federal de São Carlos. Leciona História para turmas do Ensino Fundamental II desde 2017.