Planos de aula de História para 3º ano do Ensino Fundamental
Use ou se inspire nos planos de aulas para o 3º ano do Ensino Fundamental, criados a partir das diretrizes da BNCC. Nossos planos trazem referências e sugestões de atividades para usar em sala de aula.
Plano de aula 1: os espaços da cidade
Plano de Aula de História (3º ano do Ensino Fundamental) - Os espaços da cidade | |
---|---|
Objetos de conhecimento |
Os espaços públicos existentes em uma cidade e suas respectivas funções. |
Habilidades | (EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, etc.) e identificar suas funções. |
Objetivos |
|
Conteúdo | Cidadania, sociedade e a vida pública. |
Duração | Três aulas. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação | Participação dos alunos e correção dos exercícios impressos. |
Referências |
Textos de apoio do Toda Matéria: |
Metodologia
1ª Aula:
Na primeira aula, o docente deve introduzir verbalmente o conteúdo, explicitando qual o tema e os objetivos da aula.
Em seguida, deve preparar uma lousa para os alunos registrarem o aprendizado ao longo dos estudos. A lousa deve ter um parágrafo de introdução do tema (com o título "Serviços públicos e sua importância para as pessoas") e, em seguida, listar os serviços e espaços que serão discutidos em sala (Câmara dos Vereadores, Hospital, Prefeitura, Escola, Universidade, Fórum, Praça Municipal, Mercado Municipal, Biblioteca Municipal, Museu). Em cada item, deve-se apresentar o nome do serviço público e deixar quatro linhas para descrever sua função e importância.
2ª Aula:
Na segunda aula e com o caderno já preparado, o docente deve apresentar imagens dos serviços públicos da cidade em que a escola se situa. As imagens podem ser apresentadas em slides ou num material impresso. Ao apresentá-las, o docente deve estimular os alunos a responder se eles sabem o que é aquele edifício, qual sua função e importância para a população local, sempre complementando as respostas com informações pertinentes.
Após a discussão, o docente deve escrever uma definição na lousa e pedir para que os alunos copiem em seu caderno.
3ª Aula:
Na terceira aula, o docente deve distribuir a folha de exercícios, lendo-a com os estudantes e resolvendo-os coletivamente (ver “atividade 2” nas referências).
Plano de aula 2 – Eventos históricos da cidade
Plano de Aula de História (3º ano do Ensino Fundamental) - Fatos e marcos históricos da cidade | |
---|---|
Objetos de conhecimento |
História local e os eventos públicos em nossa cidade. |
Habilidades |
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive. (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. |
Objetivos |
|
Conteúdo | História local e os marcos históricos de nossa cidade. |
Duração | Três aulas. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação | Participação dos alunos e avaliação da dedicação empregada ao projeto desenvolvido pelos estudantes. |
Referências |
Textos do Toda Matéria: |
Metodologia
1ª Aula:
Na primeira aula, o docente deve introduzir o tema da história local da cidade aos estudantes, através da discussão de alguns acontecimentos importantes que ocorreram na região ao longo do tempo. É sempre importante estimular a participação dos alunos, trabalhando com seu repertório prévio e complementando as informações apresentadas.
Em seguida, os alunos devem escolher um evento histórico local para pesquisar, como a fundação da cidade, uma festa cívica tradicional, algum evento histórico conhecido localmente.
2ª Aula:
O docente fornecerá materiais de leitura adaptados para a faixa etária sobre esses eventos, além de fotos, vídeos e ilustrações. Em sala de aula, os materiais serão lidos juntos e discutidos apropriadamente.
Posteriormente, os alunos serão separados em pequenos grupos, sendo que cada um deles criará um pequeno projeto para apresentar aos colegas. Isso pode ser um desenho, um cartaz simples ou até mesmo uma encenação curta, dependendo da preferência do grupo e da natureza do evento histórico abordado.
3ª Aula:
Durante as apresentações dos projetos, os grupos compartilharão o que aprenderam sobre o evento histórico, incluindo detalhes interessantes e por que ele é importante para a história da cidade.
Plano de aula 3 - Investigando os nomes de nossa cidade
Plano de Aula de História (3º ano do Ensino Fundamental) - Conhecendo nossa cidade através dos nomes de ruas, bairros e prédios. | |
---|---|
Objetos de conhecimento |
História local. |
Habilidades |
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios, etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. |
Objetivos |
|
Conteúdo | História local e memória oficial da cidade. |
Duração | Uma aula. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação | Participação dos alunos e qualidade das respostas desenvolvidas. |
Referências |
Textos de apoio do Toda Matéria: Atividades de História para 3º ano do Fundamental (Atividade 3) |
Metodologia
No início da aula, o docente deve explicar o tema a ser trabalhado: a investigação histórica sobre o nome do patrono da escola e das ruas da cidade. Em seguida, os estudantes devem receber a folha de atividades relacionadas ao tema.
Efetuada a entrega do material, o docente deve ler os exercícios em voz alta, resolvendo-os conjuntamente com os alunos e acompanhando a elaboração de suas respostas. Aqui, é importante valorizar a participação dos alunos, incentivando-os a compartilhar seus conhecimentos que possam possuir sobre os nomes das ruas e o passado dos personagens que os nomeiam.
Para a solução do exercício sugerido abaixo, é importante que o docente tenha realizado uma pesquisa prévia sobre o patrono da escola e trazer informações relevantes para a aula. É possível complementar a apresentação com imagens, vídeos e notícias sobre o personagem ou evento que nomeou a instituição.
Plano de aula 4 - Vida no campo, vida urbana
Plano de Aula de História (3º ano do Ensino Fundamental) - A vida no campo e na cidade, ontem e hoje | |
---|---|
Objetos de conhecimento |
Modos de vida urbano e rural; A historicidade dos modos de vida da humanidade. |
Habilidades | (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. |
Objetivos |
|
Conteúdo | Historicidade dos modos de vida. |
Duração | Duas aulas. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação | Avaliação dos desenhos, do registro feito pelos alunos no caderno e de sua participação em sala. |
Referências |
Metodologia
1ª Aula:
Na primeira aula, a atividade é introduzida com a exposição do tema e dos objetivos esperados. Em seguida, os alunos são divididos em pequenos grupos e recebem uma folha de sulfite para cada um. Os grupos devem ser orientados a desenharem e/ou escreverem sobre como é a vida na cidade e no campo hoje em dia. Eles podem incluir elementos como edifícios, meios de transporte, relações familiares, atividades de trabalho, lazer, alimentação, entre outros.
Enquanto os grupos trabalham, circule pela sala para ajudá-los e para estimular a reflexão sobre as diferenças entre a vida na cidade e no campo.
Com os desenhos prontos, o docente deve discutir com o que pensaram e realizar uma comparação entre a vida no campo e na cidade, anotando na lousa os elementos levantados pelos alunos.
2ª Aula:
Na segunda aula, são apresentadas imagens da vida no campo e na cidade em diferentes épocas, abrangendo pelo menos três períodos históricos distintos.
Durante a apresentação das imagens, os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas observações e a compará-las com os modos de vida contemporâneos discutidos anteriormente, destacando as transformações e continuidades.
Para encerrar, os alunos registram em seus cadernos as mudanças e permanências nos modos de vida urbano e rural ao longo do tempo, numa sugestão de tabela elaborada pelo professor.
Imagens da vida rural e urbana em outros tempos (material de apoio):
Plano de aula 5 - Patrimônio Histórico da Cidade
Plano de Aula de História (3º ano do Ensino Fundamental) - Conhecendo o patrimônio histórico de nossa cidade | |
---|---|
Objetos de conhecimento |
Patrimônio Histórico e a História Local |
Habilidades |
(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados. (EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. |
Objetivos |
|
Conteúdo | Patrimônio Histórico e a história da cidade. |
Duração | Três aulas. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação | Participação dos alunos e avaliação da dedicação empregada ao projeto desenvolvido pelos estudantes. |
Referências | Textos do Toda Matéria: |
Metodologia
1ª Aula:
Na primeira aula, o docente apresenta o objetivo das próximas aulas: conhecer o patrimônio histórico da cidade onde a escola está localizada.
Em seguida, explica aos estudantes os conceitos de patrimônio histórico material (como prédios antigos, monumentos) e imaterial (festas, tradições, música). Aqui, os alunos são incentivados a compartilhar exemplos de patrimônio histórico que conhecem, valorizando seu repertório prévio. Ao final, os conceitos discutidos e alguns exemplos citados são sistematizados na lousa.
2ª Aula:
Na segunda aula, organiza-se uma visita guiada a um local histórico na cidade, como uma igreja histórica, uma praça com estátuas, uma fazenda ou um museu local. Durante a visita, os alunos são estimulados a observar e registrar suas impressões através de desenhos simples ou pequenas anotações sobre o que acharam interessante. Para essa etapa, é possível buscar apoio de instituições culturais que ofereçam visitas guiadas às escolas.
3ª Aula:
Na aula seguinte, o docente propõe aos alunos fazer um desenho e/ou escrever sobre o que aprenderam durante a visita ao patrimônio histórico. Em seguida, os alunos compartilham o desenho e a escrita numa roda de conversa com os colegas. Nesse momento, o professor pode fazer perguntas e intervenções para ressaltar a importância e o significado desse patrimônio histórico para a comunidade local.
Plano de aula 6 – Investigando as brincadeiras do passado
Plano de Aula de História (3º ano do Ensino Fundamental) - Investigando a historicidade do lazer. | |
---|---|
Objetos de conhecimento |
História oral e a historicidade das relações humanas. |
Habilidades |
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências. (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado. |
Objetivos |
|
Conteúdo | Modos de viver e modos de brincar ontem e hoje. |
Duração | Três aulas. |
Recursos didáticos |
|
Avaliação | Participação dos alunos, qualidade das entrevistas e envolvimento na produção dos desenhos solicitados. |
Referências |
Textos do Toda Matéria: |
Metodologia
1ª Aula:
Na primeira aula, o docente deve iniciar com uma conversa sobre as brincadeiras favoritas dos alunos, anotando algumas menções na lousa. Em seguida, perguntará como eles imaginam que seus pais e avós se divertiam antigamente, discutindo as respostas.
Em seguida, explica-se aos alunos que a atividade consistirá em entrevistar uma pessoa mais velha para descobrir como eram as brincadeiras e o trabalho antigamente, buscando identificar mudanças e permanências entre gerações.
Para facilitar a tarefa, os alunos podem ser divididos em duplas ou trios. É recomendável fornecer um roteiro de perguntas para a entrevista, como "Como você se divertia antigamente?", "O que fazia nas horas livres?" e "O que mudou nas brincadeiras desde então?"
2ª Aula:
Na segunda aula, os alunos compartilham suas descobertas sobre as antigas formas de lazer, identificando mudanças e semelhanças.
Encerrada essa etapa, deve-se pedir aos alunos para fazerem desenhos imaginando seus entrevistados se divertindo segundo as descrições feitas, estimulando assim sua imaginação sobre o tema.
3ª Aula:
Na terceira aula, deve-se apresentar cenas de brincadeiras de tempos ainda mais remotos, ampliando a compreensão da historicidade das relações humanas.
Para finalizar a sequência didática, os alunos devem ser convidados a imaginarem as brincadeiras do futuro, com um desafio adicional de propor brincadeiras inclusivas ou sustentáveis, encorajando uma reflexão sobre a necessidade de superação de problemas atuais em nossa sociedade.
Sugestão de imagens e brincadeiras antigas para discussão em sala:
Veja também: Planos de aulas de História para o 5º ano do Fundamental
PEREIRA, Lucas. Planos de aula de História para 3º ano do Ensino Fundamental. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/planos-de-aula-de-historia-3-ano-do-ensino-fundamental/. Acesso em: