Paisagem Natural e Humanizada


As paisagens podem ser naturais ou humanizadas. Paisagem é o aspecto de algo em determinado momento. Tal como uma imagem, a paisagem é estática.

Paisagem Natural

Paisagem natural é sinônimo de natureza. Esse tipo de paisagem não sofre modificação antrópica, ou seja, através da intervenção humana.

Ela sofre, sim, alguma modificação, mas essa é propiciada por questões naturais, como a variação de temperatura e a pluviosidade, por exemplo.

Paisagem Natural e HumanizadaCataratas do Iguaçu

Paisagem Humanizada

Em alguns casos, a natureza pode estar ausente na paisagem humanizada. Essa também é chamada de paisagem modificada ou artificial. Isto ocorre em decorrência da ação humana.

Há casos em que a natureza pode existir com um aspecto modificado, transformado ou, muitas vezes, deteriorado ou deformado.

Paisagem Natural e HumanizadaCidade de São Paulo

Para quê humanizar a paisagem?

A paisagem do nosso país difere muito daquela da altura de sua descoberta, quando os índios eram os únicos habitantes.

Para satisfazer as tendências ou necessidades humanas, em virtude da chegada de novos habitantes, o homem precisou intervir construindo casas.

Com o crescimento demográfico não só as casas como outros imóveis precisaram ser construídos e, com o desenvolvimento do Brasil, foram surgindo estradas, pontes e túneis.

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos:

Como vemos a ação de humanizar a paisagem é necessária. Infraestruturas são criadas com o objetivo de atender convenientemente o setor social, econômico, turístico.

A questão que se coloca, todavia, é a sua ocorrência de forma desenfreada e sem respeito ao meio ambiente.

Entenda melhor sobre as diferenças entre a Zona Rural e a Zona Urbana.

Consequências

Sem esquecer os benefícios que o homem obtém da humanização da paisagem, há consequências graves decorrentes da sua falta de planejamento e do total desrespeito ao meio ambiente.

Nas favelas, por exemplo, o perigo de desmoronamento em alturas de grandes chuvas, pode ser resultado da alta densidade demográfica.

Saiba mais sobre o processo de Favelização no Brasil.

Entre outros problemas, a falta de saneamento básico nesses locais é um dos fatores que propicia a poluição das águas.

O desmatamento de florestas com o objetivo de abrir espaço para zonas agrícolas pode resultar na extinção de espécies e, entre outros, aumentar a poluição.

Que tal saber mais sobre os Impactos Ambientais?

E a Paisagem Cultural. O que é?

Uma vez que cultura é o conjunto de hábitos e de práticas sociais de um grupo, os espaços geográficos mudam seguindo a tendência cultural.

Surge daí outro conceito de paisagem (a paisagem cultural), cujo aspecto transmite a cultura de uma determinada sociedade. Note que a paisagem cultural é também um tipo de paisagem modificada ou humanizada.

Complemente sua pesquisa com a leitura do artigo: O que é Cultura?

As aldeias indígenas são uma forma fácil para perceber em que consiste a paisagem cultural.

Paisagem Natural e Humanizada Aldeia Indígena

Conheça também o conceito de Espaço Geográfico.