O que é Paisagem?

Paisagem é o que os nossos sentidos depreendem da parte de um espaço, ou seja, as sensações que determinado local nos transmitem. Isso acontece quando vemos um local e o consideramos bonito, quando sentimos o seu cheiro, ouvimos ou tocamos algo nesse local.

A paisagem é responsável por registrar vários aspectos representativos da sociedade. Nesse sentido, o conceito de paisagem amplia-se, na medida em que não se limita a uma divisão geográfica.

Ela revela aspectos referentes à história, à cultura e, entre tantos outros aspectos, à economia de uma sociedade.

Isso porque a paisagem tem importantes valores e várias funções. A paisagem que vemos hoje já pode ter passado por um processo de modificação possivelmente em decorrência do uso dado a ela.

O que é Paisagem?Paisagem de praia: beleza, maresia, silêncio, sossego

Um local com potencial de exploração turística tem suas infraestruturas modificadas para receber turistas.

Por outro lado, o aumento da população em determinada extensão territorial resulta na iminente alteração para comportar as demandas populacionais. São exemplos: construção de casas, e outras obras, e pavimento de ruas.

Uma paisagem rica em construções históricas revela a sua antiguidade. A sua conservação pode salvaguardar aspectos históricos e falar muito sobre a cultura do seu povo.

Tipos de Paisagens

Existem vários tipos de paisagem. São elas que compreendem aquilo que se define como espaço geográfico.

Paisagem Natural

O que é Paisagem?Paisagem natural: cenário verde com água limpa e fresca

A paisagem natural remete à natureza. Serra, mar, cascatas são espaços naturais que geralmente podem ser modificados em decorrência de aspectos climáticos e outros acontecimentos naturais, não por intervenção humana.

Paisagem Humanizada

O que é Paisagem?Paisagem modificada: cidade com várias construções

A paisagem humanizada, modificada ou artificial é aquela em que é claramente perceptível a intervenção dos homens.

Nesses casos, a paisagem é modificada para criação de infraestruturas. Basta pensar numa porção de terra desabitada e planejar a construção de tudo o que a torna capaz de ser povoada: prédios, escolas, hospitais, lojas, estradas.

Paisagem Cultural

O que é Paisagem?Tribo indígena: povoação rodeada por paisagem verde

A paisagem cultural revela aspectos culturais de uma extensão territorial. A forma como ela se apresenta indica costumes e valores dos seus habitantes.

Como exemplo, podemos citar as tribos indígenas. A ocupação desses locais é muito diferente das estruturas criadas para uma população que não é indígena.

Importante frisar que as paisagens diferentes são importantes, por isso é preciso que haja equilíbrio entre elas.

A paisagem natural é indispensável para a proteção do meio ambiente. Mas a humanização de alguns espaços também não pode ser facilmente dispensada, uma vez que muitas construções visam o bem-estar e propiciam melhores condições para os seus habitantes.

Conservar certas paisagens, por sua vez, concorre para a valorização da identidade de uma sociedade.