O que é paisagem: definição, tipos e exemplos

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Paisagem é o que os nossos sentidos depreendem da parte de um espaço, ou seja, as sensações que determinado local nos transmitem. Isso acontece quando vemos um local e o consideramos bonito, quando sentimos o seu cheiro, ouvimos ou tocamos algo nesse local.

A paisagem é responsável por registrar vários aspectos representativos da sociedade. Nesse sentido, o conceito de paisagem amplia-se, na medida em que não se limita a uma divisão geográfica.

Ela revela aspectos referentes à história, à cultura e, entre tantos outros aspectos, à economia de uma sociedade.

Isso porque a paisagem tem importantes valores e várias funções. A paisagem que vemos hoje já pode ter passado por um processo de modificação possivelmente em decorrência do uso dado a ela.

O que é Paisagem?

Paisagem de praia: beleza, maresia, silêncio, sossego

Um local com potencial de exploração turística tem suas infraestruturas modificadas para receber turistas.

Por outro lado, o aumento da população em determinada extensão territorial resulta na iminente alteração para comportar as demandas populacionais. São exemplos: construção de casas, e outras obras, e pavimento de ruas.

Uma paisagem rica em construções históricas revela a sua antiguidade. A sua conservação pode salvaguardar aspectos históricos e falar muito sobre a cultura do seu povo.

Tipos de Paisagens

Existem vários tipos de paisagem. São elas que compreendem aquilo que se define como espaço geográfico.

Paisagem Natural

O que é Paisagem?

Paisagem natural: cenário verde com água limpa e fresca

A paisagem natural remete à natureza. Serra, mar, cascatas são espaços naturais que geralmente podem ser modificados em decorrência de aspectos climáticos e outros acontecimentos naturais, não por intervenção humana.

Paisagem Humanizada

O que é Paisagem?

Paisagem modificada: cidade com várias construções

A paisagem humanizada, modificada ou artificial é aquela em que é claramente perceptível a intervenção dos homens.

Nesses casos, a paisagem é modificada para criação de infraestruturas. Basta pensar numa porção de terra desabitada e planejar a construção de tudo o que a torna capaz de ser povoada: prédios, escolas, hospitais, lojas, estradas.

Veja também:

Referências Bibliográficas

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro ; MENDONÇA, Cláudio. Conecte: Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014.

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.